quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Morte na estrada

Um angolano, superintendente ao serviço da UNIOGBIS, em Bissau, está em maus lençóis. Há uns 3 meses, uma equipa da UNIOGBIS deslocou-se a Varela para trabalhos de recenseamento visando a reforma das forças de Segurança e da Defesa.

Depois de concluidos os trabalhos, havia que regressar a Bissau. Então, um elemento da guarda-fronteira, baseado em S. Domingos, à falta de transporte, pediu boleia ao pessoal da UNIOGBIS, solicitação que foi prontamente aceite pelo superintendente angolano.

Dois homens saltaram para o 'quintal' de uma carrinha de caixa aberta conduzida pelo superintendente, que lesto se fez à estrada. Contudo, durante o trajecto e numa curva, o angolano perde o controlo da viatura e embate, com força, numa árvore, projectando os dois ocupantes que estavam sentados na parte aberta da carrinha.

Um deles - o guarda-fronteira - ficou gravemente ferido, com um traumatismo craneano. Foi logo evacuado para S. Domingos, onde foi visto e encaminhado com igual urgência para Bissau, onde viria a falecer três dias depois.

Para já, vários problemas se afiguram para o superintendente:

1 - Nos carros da UNIOGBIS, é proibido dar boleia, a não ser com uma autorização - o que não foi o caso;

2 - Sabendo-se como são essas missões, importa saber se o superintendente angolano não estava com um 'grão na asa';

3 - Quem julgará esse caso, escondido há três meses da opinião pública?

4 - Será que a Procuradoria-Geral da República vai AGIR?

AAS