terça-feira, 3 de maio de 2016

JBV reuniu-se com o ministro da Ciência e Tecnologia de Portugal


O secretário de Estado dos Transportes e Telecomunicações, João Bernardo Vieira, reuniu-se com o ministro da Ciência e Tecnologia de Portugal, Manuel Heitor. O encontro ocorreu à margem do Fórum Mundial da Sociedade de Informação, organizado pela União Internacional das Telecomunicações (UIT) sediada em Genebra, Suíça.



Os dois governantes, além de outros aspectos relacionados com a cooperação entre os dois países, ainda definiram novas áreas passíveis de cooperação em matérias das tecnologias de informação e comunicação (TIC), viradas para diferentes sectores com destaque para a agricultura e saúde.

De realçar que a iniciativa prende-se com o uso das TIC na agricultura, com vista a obter um desenvolvimento da agricultura através das tecnologias de informação e comunicação; ao mesmo tempo, pôr as TIC a mercê da saúde, sobretudo no que tange à luta, prevenção, detecção e cura de diferentes epidemias. Portugal mostrou-se altamente interessado em apoiar a Guiné-Bissau no desenvolvimento das TIC.

Neste sentido, os dois governantes concordaram na criação de equipas mistas envolvendo técnicos dos respectivos sectores e entidades reguladoras de cada país, (ARN da Guiné Bissau e a ANACOM de Portugal) para darem seguimento à ideia, antes da assinatura de um acordo que poderá acontecer dentro de dois meses, em Bissau.

De destacar ainda que a delegação da Guiné-Bissau, presidida pelo SETC João Bernardo Vieira, integrava também Frank Barbosa, 1º Vogal do Conselho de Administração da ARN e Cesário Ferreira Silva, director de Relações Exteriores e da Cooperação, também da ARN.