segunda-feira, 16 de maio de 2016

OPINIÃO: A Última Chance do PRS


Depois da incrível ligeireza política de que fez provas ao juntar-se ao governo de 48 horas de Baciro Dia e José Mario Vaz, em vez de simplesmente esperar 48 horas para conhecer o veredicto do Supremo Tribunal de Justiça, aqui está outra vez o PRS a preparar-se para dar um outro salto errado, mas desta vez será um salto no precipício.

Como é possível que o PRS tenha perdido toda e qualquer noção de dever para com o seu eleitorado e se deixar arrastar atrás dum indivíduo tão medíocre e ignorante como José Mário Vaz, ou seja pôr-se inteiramente ao serviço dum mercenário de carácter zero como José Mario Vaz?

Será que aquilo que parecia ser a personalidade ponderada de Florentino Mendes Pereira foi definitivamente submergida nas discussões internas do partido pelo carácter congenitalmente desonesto e aldrabão de Vitor Caúdo? O Alberto Nambeia dizia ainda hà pouco e em comícios públicos que “o PRS não será nunca mais um partido violento” ou qualquer coisa do género. É de compreender então que ele queria dizer que o PRS não participaria mais em distúrbios ou golpes de estado directos ou inditectos

Qualquer que sejam as razões deste desvio desta linha icilamente professada por Alberto Nambeia, o PRS deve saber uma coisa. Se persistir a fazer o jogo do JOMAV e desta vez recusar todas as propostas do PAIGC (que recebeu o mandato do povo para governar o país).

Se se deixar enganar mais uma vez pelo JOMAV e cair na tentação de juntar-se ou formar mais um governo inconstitucional à moda daquele outro de 48 horas, então o PRS terá dado desta vez um salto suicida definitivo no precipício e vai desaparecer duma vez por todas do cenário político nacional.

Estou a dizer isso porque se isso acontecer, o partido do Nuno Nabiam vai então definitivamente substituir o PRS no cenário politico nacional. Aliás o Nuno Nabiam como candidato independente esmagou o Alberto Nambeia nas eleições presidenciais de 2014, e nessa altura o partido do Nuno nem sequer ainda existia.

Com a demonstração de força que este partido fez ontem Sábado 14 de Maio em Bissau, que o PRS se ponha a pau e evite cair num outro ridículo de tentar juntar-se ou formar um outro governo notoriamente inconstitucional, somente por excesso de ganância ou excesso da falta de ponderação. Tal governo será sem nenhuma sombra de dúvidas declarado outra vez inconstitucional pelo STJ e o país não terá outra alternativa que realizar eleições antecipadas, em que o PRS será então arrasado pelo partido do Nuno Nabiam.

Mesmo se o obtuso, rancoroso e carrancudo José Mario Vaz recusar dissolver a ANP, depois do STJ declarar inconstitucional o seu eventual novo governo de 48 horas, o PAIGC vai manter-se como governo de gestão por dois anos se for necessário, até à data normal das eleições em 2018.

É bom que todos se recordem que o STJ foi categórico no ano passado ao acertar, num recurso expedito, que a governação do período de gestão incumbe ao governo demitido pelo PR. Deixem-me repetir então:

Se o PRS não tiver a lucidez e a clarividência de espirito de se dissociar do desesperado José Mario Vaz e os seus 15 cúmplices no crime, e aproveitar esta última oportunidade para reafirmar perante o povo (que está a sofrer e bastante) que ele é um partido responsável, então o partido do Nuno Nabiam fará desaparecer inteiramente o PRS do cenário politico guineense.

Esqueçam o dinheiro que receberam no passado do Presidente Gambiano Yaha Jammeh, deixem que o JOMAV continue sozinho nessa associação suicida com um louco islamico-terrorista. Para simples memória: os EUA e o Senegal acabaram de assinar um acordo de cooperação na luta anti-jihadista.

As tropas de assalto anti-terroristas americanas não tardarão a desembarcar para serem baseadas no Senegal. Portanto senhores do PRS, deixem o JOMAV e os seus 15 cúmplices no crime na sua corrida suicida. Eles não tem outra saída porque estão mergulhados em pactos com os demónios.

Cidadão Atento