sexta-feira, 20 de maio de 2016

OPINIÃO: Vergonha Nacional: Presidência, PRS e 15


Contado ninguém acredita, mas o Jomav está refém dos 15 e PRS e o homem está completamente desnorteado e já não tem poder na mão. Confidencia de uns elementos dos 15, que a uma guerra sem quartel na presidência e com as ameaças à mistura e tudo. O Jomav está refém dos seus jogos políticos que andou a semear durante este 2 anos e agora está colher o fruto. Senão vejamos:

1. Conseguiu e domou o PRS e os líderes deste partido estão comprometidos até a garganta com a estratégia do Jomav. Movimentações de milhares de milhões de francos cefas. O Jomav não pode fazer nada e nem decidir qualquer coisa sem acordo desse partido.

2. Divisão nos 15

O Jomav não contava com esta contrariedade e principalmente divergências entre o Baciro e Braima. São estes 2 homens que hoje mais de que nunca bloquearam a Guiné Bissau, frutos dos compromissos de vida e morte que uni o Jomav , Braima e Baciro.

Braima, é sabido a ligação perigosa que o uni ao Jomav enquanto Ministro das finanças em vários governos relativamente aos desvios de milhões de estado e o segredos que o Braima tem dele.

Baciro, é do conhecimento da dívida que o Jomav tem com ele por gratidão de ele chegar ao presidente da Guiné Bissau. O pacto entre eles é o Jomav derrubar o DSP e acabar com a carreira política dele, e assim, ele Baciro ascender líder do Paigc e governo.

Ontem no palácio da república, conta quem assistiu, que foi uma vergonha total ver o presidente da república a submeter as mais ridículas faltas de reispeito que não há memória. Braima recusa liminarmente o Baciro como primeiro ministro, e ameaça se tal acontecer vai denunciar tudo e contar tudo. À preferência de Braima vai para a nomeação de Soares Sambú com o apoio de PRS. Baciro, por sua vez recusa terminantemente a hipótese de ser o Soares Sambú a posto de primeiro ministro e com um argumento perigoso e Tribalista de que não aceita um Mandiga no lugar de primeiro ministro.(finalmente assumiu ser fula e não beafada).

No meio disso tudo, alguém pergunta, como é que o PRS deixa se envolver com pessoas poucos recomendáveis e sem escrúpulos e com passados obscuros?
Em nome de quê? Qual é vantagem política e moral dessa aliança? O PRS, recusa aliança e parceria com o Paigc uma instituição para se juntar à uns bandos com fichas criminais de todo conhecidos. O Koumba, mesmo nos seus delírios conhecidos, não aceitaria este tipo de jogos sujos e ele que foi enquanto vivo mestre em estratégias políticas de golpe em golpe até o seu falecimento.

Ninquem compreende nos corredores da política guiniense, juízes, corpos diplomáticos e a sociedade em geral, esta estratégia do PRS. A uma incredulidade enorme com esta postura dos altos dirigentes do PRS. Um alto dirigente dessa formação política disse, sabes , quando você toma um compromisso e está comprometido, tens muita dificuldade de romper este compromisso. Disse mais, a dupla dos 3 vai levar o PRS a buraco que nunca mais vai conseguir sair.

Ontem o Jomav promoveu votos no grupo de 15 para escolha de primeiro ministro, o Soares Sambú ganhou. O Jomav não gostou e recusa o nomear. Os cristãos do grupo lançaram o nome de Aristides Ocante, não teve perna para andar porque estão completamente marginalizados no grupo não tem peso e nem influências de decidir.
E alguém nos 15 lamentou, como é possível gente estudada e quadros competentes deixar serem marginalizados por gente ingnorante e sem qualificação académica assumirem protagonismo nas disputas políticas?

Terminou e disse , o Jomav está com vergonha e está super arrependido e se puder voltar para traz, provavelmente vai fazê-lo.

Leitor indentificado