segunda-feira, 9 de maio de 2016

GUINÉ-BISSAU NOS JOGOS OLÍMPICOS/RENATO MOURA, CHEFE DE MISSÃO/RIO 2016: "Medalhas? O cenário é realista. Estejamos atentos!"



Renato Moura
Chefe de Missão do COGB para os Jogos Olímpicos/Rio 2016
Presidente da Federação de Atletismo da Guiné-Bissau

DITADURA DO CONSENSO (DC): 1) Quando serão os Jogos Olímpicos?

RENATO MOURA (RM): Os Jogos Olímpicos vão decorrer de 5 a 21 de Agosto, no Rio de Janeiro, sendo o dia 5 o da cerimónia de abertura.

DC: 2) Quantas modalidades e quantos atletas estarão nos JO?

RM: A Guiné-Bissau, pela primeira vez, estará representada por três modalidades: Atletismo, Luta e Judo, sendo esta última a estreante nos Jogos, visto que vínhamos apenas participando com as duas primeiras.

DC: Quantos atletas estarão presentes nos JO?

RM: Estarão presentes nos JO, cinco atletas. Dois atletas da luta (qualificados) entre os quais Augusto Midana, Tetra campeão Africano, dois do Atletismo (que irá para a sua prova de qualificação) com o Holder da Silva, campeão e recordista dos 200 m nos Jogos da Lusofonia em 2014 e Jéssica Incude, campeã de Portugal que terá a sua primeira internacionalização agora nos campeonatos de África e a Taciana Lima Baldé, a Judoca Guineense também tetra campeã de África. Das três modalidades, até este momento, já temos duas qualificadas, restando o atletismo que tem agora a sua prova de qualificação em Durban, na África do Sul.

DC: Como estão os preparativos para os J.O.?

RM: O COGB cumpriu até ao momento com todos os requisitos necessários para a participação do País nestes Jogos, que, pela primeira vez terá lugar num País de língua oficial Portuguesa, o Brasil.

DC: Quais as funções do Chefe de Missão?

RM: O Chefe de Missão é o elemento "que entra em campo" quando se dá início ao processo da participação do País numa competição, isto no que concerne ao registo das delegações desportivas e de todo o "staff". A preparação dum País para os Jogos Olímpicos, inicia-se praticamente após terem terminado os outros Jogos porque há inúmeros aspetos a ter em conta, e todo um processo de registos, confirmações, alterações, preparação do novo ciclo olímpico, acompanhamento e seguimento contínuo das atividades das federações, principalmente daquelas que poderão sempre representar o País. No nosso caso, este ciclo Olímpico de 2013/2016, vem-se revelando 100% eficaz pois dos três atletas que já passaram pelas qualificações, os três qualificaram-se para os JO. Naturalmente, um orgulho enorme para qualquer Guineense.
As tarefas do chefe de missão passam ainda por confirmar à comissão dos JO, o tamanho definitivo da delegação através do sistema de credenciamento (denominado de acreditarão), confirmação que é depois feita através duma reunião, chamada pré DRM (delegation registration meeting), que, no nosso caso, será dentro de uma semana em Rabat, Marrocos.
É ainda o chefe de missão, responsável por toda a delegação tanto na chegada, durante a estadia, até ao momento do regresso ao País. Uma tarefa árdua, de extrema responsabilidade, mas bastante interessante, na minha opinião.


DC: Significa então que a Guiné-Bissau encontra-se oficialmente inscrita para participar nos JO?

RM: Sim, terminei o registo "online" no dia 29 de Abril e farei agora a confirmação no dia 16, como disse, em Marrocos.

DC: Há pouco mencionaste que duas das modalidades já estão qualificadas. O Governo tem apoiado nestas competições?

RM: A 100%. Assumiu e vem cumprindo com o assumido. A única preocupação de momento (e aqui falo também como presidente da Federação de Atletismo) é o não desbloqueamento do fundo até ao momento, tendo já passado a data em que os nossos atletas deveriam entrar para o estágio em Lisboa (porque os atletas que irão aos Campeonatos de África, a nossa prova de qualificação, encontram-se em Paris e Lisboa) e estando a data da competição a aproximar-se. Não podemos falhar a qualificação. É impensável até, mas estou ciente de que, com a boa vontade que se vem demonstrando, tudo se irá resolver.

DC: E apoios ao Comité Olímpico para a participação do País nos Jogos?

RM: Entregamos um orçamento desde Janeiro ao Governo, e portanto, penso que irão cumprir, tornando deste modo inédito o cumprimento dos deveres para com a participação do País nos JO.

DC: Podemos sonhar com medalhas?

RM: É difícil, mas é desta vez um cenário realista. Estejamos atentos!