sexta-feira, 13 de março de 2015

Posse novo MAI: PR José Mário Vaz pede consensos alargados


O Presidente da República da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, pediu ao novo ministro da Administração Interna, Octávio Alves, que procure "consensos alargados" para garantir a paz e segurança no país.

"O momento exige de todos nós grandes esforços, assunção de responsabilidades e procura de consensos alargados, sobretudo quando o assunto é afirmar a autoridade do Estado, prevenir e reprimir a criminalidade, garantir a segurança do cidadão e dos seus bens, a paz social" e a "ordem pública", referiu o chefe de Estado.

José Mário Vaz falava na cerimónia em que deu posse ao jurista Octávio Alves no cargo de ministro da Administração Interna. Octávio Alves, jurista formado em Portugal, foi Procurador-Geral da República e secretário de Estado da Ordem Pública do Governo de Carlos Gomes Júnior. O novo ministro era até então um dos assessores do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

O anterior ministro da Administração Interna, Botche Candé, foi exonerado em Novembro de 2014 devido a altercações do governante com alegados elementos dos rebeldes de Casamança (território no sul do Senegal que faz fronteira com a Guiné-Bissau).mO cargo passou a ser desempenhado pelo secretário de Estado da Ordem Pública, Domenico Sanca.

Sobre a possível presença de rebeldes de Casamança em território da Guiné-Bissau, junto à fronteira com o Senegal, o novo ministro referiu que não pode agir de forma isolada. "O MAI só por si não gere de forma isolada as questões (relacionadas com as fronteiras), há um conjunto de estruturas do Estado que intervêm", referiu.

Sublinhou ainda que é "nesse contexto", em colaboração "com outras autoridades" que poderão ser estudadas soluções. No discurso, durante a cerimónia, José Mário Vaz alertou ainda o novo ministro para a necessidade de dar "uma atenção especial" para ao "dossier" da reforma do sector da Defesa e Segurança