sexta-feira, 27 de março de 2015

Para eles é um...figo


O presidente da Federação de Futebol da Guiné-Bissau (FFGB), Manuel Nascimento Lopes, afastou "qualquer hipótese" de o país apoiar o português Luís Figo na corrida nas eleições da FIFA no próximo mês de maio. Em declarações aos jornalistas, em Bissau, Nascimento Lopes afirmou que a decisão de apoiar a recandidatura do suíço Joseph Blatter já foi tomada e não será anulada, nem com a intervenção das autoridades do país.

"Peço às pessoas que parem com as especulações, porque não é o secretário de Estado (da Juventude, Cultura e Desporto) que vota, não é o primeiro-ministro, nem é o Presidente da República. Quem tiver o seu compromisso com o Luís Figo que vá ter com ele. Eu vou votar no Joseph Blatter", disse Nascimento Lopes.

O dirigente acrescentou que a Guiné-Bissau não pode apoiar a candidatura de Figo, alegando que este nunca se interessou pelo futebol guineense. "A questão do apoio ao Figo está fora do contexto do voto da Guiné-Bissau. Ele sabia que a Guiné-Bissau existe, porque é que ele nunca cá pôs os pés", questionou Nascimento Lopes, que tem estado fora do país nos últimos três meses, disse, à procura de apoios para o futebol.

O presidente da federação guineense não esteve presente na reunião que o Governo convocou na quinta-feira com os membros do Comité Executivo para, entre outros assuntos, pedir um esclarecimento sobre o apoio do país nas próximas eleições da FIFA. Nascimento Lopes justificou o seu voto em Blatter: "Já o disse, desde o primeiro momento, se formos ver o que o Blatter fez para o futebol africano, ninguém poderá pensar sequer em colocar o Figo à frente do Blatter. Paremos com a brincadeira."

O presidente da Federação guineense anunciou uma série de apoios que o país vai receber da FIFA para a reabilitação de dois estádios, um em Bissau e outro em Canchungo, norte da Guiné-Bissau.