sexta-feira, 6 de março de 2015

EMBAIXADA GB EM LISBOA: Visita ao estabelecimento prisional de Tires




"Alusivo ao 8 de Março, dia Internacional da Mulher, a comitiva da Embaixada da Guiné-Bissau em Portugal visitou hoje o estabelecimento prisional de Tires, onde se reuniu com algumas reclusas guineenses a cumprirem pena naquele estabelecimento.

Num gesto simbólico, ofertou-se bens de primeira necessidade a todas as reclusas presentes, maioria delas com pena superior ou igual a 5 anos, gesto que unanimemente agradeceram, solicitando a sua continuidade. Segundo 'Antónia' (nome fictício).

Essa atenção da Embaixada para connosco, é uma nova esperança para nós, porque mostra-nos que também constamos da preocupação do nosso estado e não fomos completamente abandonadas ou marginalizadas. Situações difíceis nos conduziram ao mundo do crime, mas saber que somos lembradas é sem dúvida encorajador."

Por sua vez, o Senhor Mbala Alfredo Fernandes, Encarregado de Negócios da Embaixada, pediu a todas as reclusas, que se mantenham firmes e disciplinadas no cumprimento das suas penas, ponderando uma nova postura perante a vida, com vista a uma reinserção na sociedade, não só por elas, mas pela dignificação do nome do país;

Garantindo-lhes ainda: "Não estão, nem estarão esquecidas, estando embora o país em reconstrução, mas é preciso acreditar no futuro e num país promissor, onde todos têm espaço para viver em progressão e dentro da ética duma sociedade justa. Nós viemos aqui trazer o nosso abraço e encorajar-vos para um recomeço de cabeça erguida, onde podem contar com a nossa representação, dentro do que nos é possível e sempre em consideração às regras do país de acreditação. "

O encontro que decorreu durante sensivelmente duas horas, terminou com muita emoção na hora de despedida, com abraços e lágrimas entre irmãos, dentro de uma nova esperança para as reclusas."

Embaixada da Guiné-Bissau em Portugal"