domingo, 8 de março de 2015

COOPERAÇÃO: Guiné-Bissau e Cabo Verde juntos mais do que nunca


O Primeiro-ministro da Guiné Bissau, viaja, pelo interior leste do seu país, acompanhado, da ministra do Turismo e Desenvolvimento emrpesarial, de Cabo Verde, no quadro do reforço da coooperação bilateral.

Guiné-Bissau e Cabo Verde decidiram reforçar as suas relações de confiança e de cooperação, que nos últimos, passaram por um período de resfriamento, devido a algumas questões, designadamente nas áreas da segurança, polícia e imigração, mal geridas de ambos os lados.

A visita que a actual ministra caboverdeana do Turismo, Investimentos e Desenvolvimento, Leonesa Fortes, faz, actualmente, à Guiné Bissau, é disso prova, assim como a recente visita oficial a Cabo Verde, do Primeiro-ministro, guineense, Domingos Simões Pereira.

A governante caboverdeana, acompanhada, de uma importante delegação empresarial, encontra-se, aliás, a acompanhar, o Primeiro-ministro, Simões Pereira, num périplo, pelo interior da Guiné Bissau, nomeadamente, a Mansoa, Bambandinca, Bafatá e Gabú, no leste, da Guiné Bissau.

Em Gabú, por exemplo, a 200 quilómetros da capital, Bissau, o Primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira, lançou a primeira pedra da construção de um Centro para a Juventude e inaugurou um mercado municipal.

Nas mensagens que ia dirigindo às populações, o Primeiro-ministro da Guiné Bissau, insistiu na "unidade interna do país, de maneira a permitir que os parceiros internacionais, continuem a ajudar e a ter mais confiança, na Guiné Bissau", tendo em conta a próxima Mesa Redonda, a ser realizada, a 25 deste mês, em Bruxelas, para captação de investimentos e mais cooperação.

Aproveitando, a presença, ao seu lado, da ministra do Turismo e Desenvolvimento empresarial, de Cabo Verde, Leonesa Fortes, o chefe do governo guineense, sublinhou, que Cabo Verde, está a confiar nessa cooperação e no desenvolvimento, da Guiné Bissau.

Leonesa Fortes, ministra caboverdeana, do Turismo, Investimentos e Desenvolvimento Empresarial, que conclui, este domingo, 8 de março, a sua visita, à Guiné Bissau, aproveitou para sublinhar "o grande potencial que tem a Guiné Bissau; grande potencial, em termos, de recursos naturais, em termos, de terra, a nível da agricultura, da pesca, e nós estamos em crer, que como, disse, e bem, o senhor Primeiro-ministro, trabalhando juntos, dois povos irmãos, é possível desenvolver todas essas potencialidades, em prol do bem-estar das nossas gentes." RFI