terça-feira, 1 de outubro de 2013

ELEIÇÕES: Cabo Verde sinaliza apoio técnico para eleições na Guiné-Bissau


o Primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, sinalizou a possibilidade de Cabo Verde dar assistência para o fundo de reformas de forças de segurança guineenses. A ONU e seu Conselho de Segurança já se pronunciaram em prol de eleições credíveis, inclusivas e realizadas o mais rápido possível. José Maria Neves, manifestou intenção de apoiar as eleições e dar assistência para o fundo de reformas de forças de segurança na Guiné-Bissau.

Os guineenses têm agendadas eleições gerais para 24 novembro. Até a realização do pleito, o país é administrado por um governo de transição liderado pelo presidente Manuel Serifo Nhamadjo. "Já há alguns avanços positivos, criou-se um governo de inclusão e o Parlamento está a funcionar. Há um esforço no sentido de criação de condições para as próximas eleições e, nós queremos continuar a contribuir", afirmou José Maria Neves.

E o primeiro-ministro ainda salientou: "Não temos recursos para apoiar diretamente as eleições mas, podemos apoiar com assistência técnica e podemos, também, contribuir como já reafirmamos, no quadro do fundo de pensões para a reforma das forças armadas e segurança na Guiné-Bissau". Em meados de setembro, a ONU considerou imperativo que as eleições presidenciais e legislativas sejam realizadas o mais rapidamente possível, tendo em conta o fim do período de transição a 31 de dezembro.

O Conselho de Segurança, por sua vez, solicitou que as autoridades estabeleçam medidas adequadas para aprofundar o diálogo político interno e garantir que as eleições sejam credíveis, transparente, inclusiva e democráticas. África 21/Rádio ONU