terça-feira, 9 de julho de 2013

Programa Alimentar Mundial prepara ajuda de emergência para o interior


O representante do Programa Alimentar Mundial (PAM) na Guiné-Bissau, Ussama Osman, anunciou, esta terça-feira, que está a ser preparada uma ajuda de emergência para zonas do país com carência alimentar, nomeadamente no interior.

«Há uma situação de penúria alimentar em certas regiões e faremos uma avaliação da situação, intervindo onde for necessário, muito rapidamente», revelou Osman aos jornalistas, após uma reunião com o ministro dos Negócios Estrangeiros, na qual o PAM assegurou que irá continuar a «acompanhar os esforços do governo da Guiné-Bissau para assegurar uma segurança alimentar sustentável».

Num relatório divulgado em junho pelo PAM e pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), revelou-se que 90 por cento das comunidades guineenses só tinham alimentos para mais um mês.

Numa avaliação em sete regiões do país concluiu-se que os resultados da campanha do caju foram «desastrosos», tendo o preço médio de um quilo de caju caído de 45 cêntimos em 2012 para 17 cêntimos em 2013. No ano passado, era possível trocar um quilo de caju por um de arroz, mas este ano são precisos três quilos de caju por cada um de arroz.

Segundo Ussama Osman, o PAM está consciente da situação atual, pelo que intervenções rápidas já estão a ser ultimadas para as zonas mais afetadas. O responsável adiantou que a Guiné-Bissau tem «muito potencial, que não está a ser utilizado inteiramente, pelo que a nossa missão é acompanhar os esforços das autoridades públicas para assegurar uma segurança alimentar de toda a população».