quarta-feira, 10 de julho de 2013

O estranho silêncio do Procurador Geral da República


"Meus compatriotas,

Alguêm sabe dizer-me onde está e o que anda a fazer o senhor Procurador Geral da República, DOUTOR Abudu Mané? Onde está? Alguém por acaso viu por aí o Abdu Mané? O que andara a fazer? Ó senhor DOUTOR/Procurador; o senhor foi amordaçado ou ficou espantado e paralizado perante a evidência dos factos? Saiba que o seu silêncio é estranho, intrigante, e começa a cheirar a CUMPLICIDADE.

Então, o senhor que andou nas "passeatas" e manifestações de rua em Bissau a gritar por justiça e celeridade de processos sobre os assassinatos dos últimos anos, ficou mudo? Justamente agora que lhe compete a si levar os criminosos à barra da justiça, não faz nada? Das duas, uma: ou o senhor é MUITO IMCOMPETENTE, ou CONHECE e tem MEDO dos ASSASSINOS - ou serão as duas coisas juntas?

Sabe, senhor DOUTOR, Bissau pikinino, ma i fundo...

Passado um ano no cargo de Procurador, o senhor não dá nem um pio sobre o bárbaro assassinato do Presidente Nino Vieira?! Já interrogou o Pansau Ntchama, uma vez que, numa certa entrevista, confessou ter sido ele a proteger a Isabel Vieira de ser violada pelos seus colegas no momento da execução do seu marido? E sobre a morte de Tagme na Wae? Também nada?

Dirá também que não sabe quem são os assassinos de Helder Proença e do Baciro Dabó. Nem estranha o facto de, no mesmo processo considerado de tentativa de golpe de Estado, o senhor Faustino Fudut Imbali, também implicado, não tenha sido executado como os outros? O senhor não procura autores materiais, mas sim a pessoa ou pessoas que terão mandado cometer os crimes. E essas pessoas têm que ser exactamente aquelas que o senhor quer, à viva força, incriminar/eliminar.

Mas, diga senhor DOUTOR, terá alguma ligação com os assassinos?

Ah, ia-me esquecendo do caso de Roberto Cacheu. Já ninguem fala nisso? Nem mesmo o Nando 'Dódóte' Vaz? Poxa!
Também não tem nada a dizer sobre os crimes que aconteceram no seu tempo de Procurador. Não sabe quem raptou e matou o pobre do Otis. Também, e seguramente não sabe (ou não quer saber) quem raptou, à luz do dia e na sede do PAIGC, perante testemunhas, e espancou selvaticamente o Iancuba Injai. Da mesma maneira que não sabe quem raptou espancou o Silvestre Alves.

Sim senhor DOUTOR, o senhor tornou-se cego, surdo e mudo. E talvez até aleijadinho...

Diga também aos guineenses que não estranha o facto de, com tantas mortes no dito caso 21/22 de Outubro do ano passado, o considerado líder da intentona, porca e miseravelmente inventada, o senhor capitão Pansau Ntchama, (mais uma vez ele), não ter sofrido nem um aranhão. Na altura, o então ministro dos Negócios Estrangeiros, Faustino Imbali, perante as câmaras de televisão e apontanto para os cadáveres exibidos, disse que os mesmos falavam uma "língua estrangeira." Cadáveres que falam? Só mesmo na Guiné...

Já todos se deram conta que o procurador está mais interessado nas inventonas do que a perseguir e castigar aqueles que subverteram, pela força, a ordem constitucional e democrática. Com os golpistas de verdade o senhor vive e convive todos os dias. Aliás, você é um deles. Há outros crimes, que o senhor sabe bem, quando foi ministro das Pescas e da Economia Marítima: 300 milhões, desviados por si... Sobre a tal compra de vedetas ou barcos de fiscalização marítima - lembra-se? Voltarei...

Unsai Wek"