quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Roberto Cacheu: Eu quero saber a verdade


Numa conversa com um polícia de trânsito, um assunto deixou-me atónito. Como se fosse um enorme murro no estômago! "O Sr. Roberto Cacheu está de vida!". Esta mesma versão foi confirmada por um seu colega, que acrescentou de que ele se encontra "numa embaixada (nao identificou qual)" e que o mesmo "foi visto nas ruas de Bissau". Será isso verdade??? 

Não sei. O certo é que, num artigo aqui no Ditadura do Consenso, 'alguém' fazia menção de ter visto o Roberto Cacheu no aeroporto numa data posterior ao indicado pelo 'ministro da presidência e porta-voz do governo de transição', Fernando Vaz, nos tempos em que falava sobre o seu "assassinato", prometendo escavações. Convocou uma certa comunidade internacional alinhada, que depois deixou estupefacta e envergonhada.

Eu soube, atravês de um sobrinho do próprio Roberto Cacheu, que ele esteve um tempo com os padres e que um dia apareceu um grupo de militares que costumavam ter-lhe acesso. Um dia, embarcaram o Roberto Cacheu numa dupla-cabine e zarparam para parte incerta. E que o Roberto Cacheu, ao embarcar na carrinha tinha um ar apavorado... e olhava para ele como a querer dizer-lhe algo. "Também falou-me que recebia ameaças e depois pediu-me ajuda para ir para Ziguinchor. Depois disso, perdi-lhe o rasto" - contou o sobrinho.

Se porventura o Roberto Cacheu estiver vivo - e eu espero que esteja vivo! - seria bom por, várias razões e caso queira colaborar com a justiça, que apareça. Talvez, assim, muita coisa se possa esclarecer. Ao Procurador-Geral Abdú Mané, que chame o Fernando Vaz e o 'governo de transição' para fazer luz sobre este caso o mais rápido possível, com vista a descansar os corações da sua família e dos seus amigos. Que Fernando Vaz diga onde é que está, afinal, a 'testemunha' que disse "ter recusado identificar o local onde Roberto foi enterrado'. Basta de mentiras! Roberto Cacheu merece mais dignidade! AAS