segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Governo guineense... abandona polícias em Luanda

«Olá Aly,

No passado mês de Julho foi para Luanda um grupo de elementos da Polícia de Intervenção Rápida (PIR) guineense, para uma Formação Superior de Formadores com a finalidade de voltar a Bissau e começarem a formar novos agentes policiais. A duração inicial desta formação seria de 3 meses - tendo terminado em finais de outubro.

IMG_0341

Acontece que até à presente data estes homens, chefes de família na sua maioria, ainda continuam em Luanda entregues à própria sorte, sem assistência por parte dos nossos governantes, e, mais grave ainda, desde que lá estão nunca viram um tostão da bolsa de formação que lhes é devido pelo Estado da Guiné-Bissau.

Em novembro, realizou-se em Luanda uma conferência dos polícias da CPLP. Nessa altura, foram informados pelo Ministro do Interior de que teriam que permanecer por mais 6 meses em Luanda, porque a escola de policias que está a ser construida em Bissau não estava pronta. Ou seja eles, que agora têm formação para formarem outros, iriam ministrar essa formação em Luanda. Com tudo isto, eles solicitaram uma licença para passar a época Natalícia com os familiares em Bissau, mas até agora não houve resposta alguma.

Um dito Cônsul da Guiné em Luanda de nome Isaac prometeu apoio nesse sentido, pelo que vieram a descobrir que é tudo uma farsa. Resumindo e concluindo, os nossos governantes enviam os seus cidadãos a serviço da Nação e depois abandonam-os à própia sorte, sem nenhum tipo de apoio.

Resolvi escrevê-lo Aly, na esperança de que investigue esse caso e o publique no seu bloque, com esperança de que algo se resolva com estes funcionários do nosso País; tomei esta atitude, porque de certa forma também me sinto afectada com esta situação, o meu noivo está por lá, adiamos o nosso casamento de Julho para Dezembro, por causa desta missão e agora é isto. Neste momento, o nosso futuro está incerto, a mercê de uns governates que tratam seres humanos como objectos, já para não dizer como animais.

Agradeço pela sua atenção e espero sinceramente que consiga descobrir algo, de preferência, noticia boa.

Cumprimentos
HC
»