quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

WikiLeaks, mais do mesmo: Lama + Uma notícia boa

O sítio mais concorrido - e invejado - hoje em dia, na internet, é sem dúvida o WikiLeaks.

Joaquim Chissano, ex-Presidente de Moçambique, falou hoje à imprensa. Para refutar as acusações de eventual envolvimento com figuras ligadas ao tráfico de drogas: "Gostava de saber o que se diz sobre a minha pessoa. O que é certo é que eu não estou ligado a narcotráfico nenhum", enfatizou o ex-Chefe de Estado moçambicano, visivelmente à vontade.

O Wikileaks revelou ainda que o actual Presidente de Moçaçmbique, Armando Guebusa, terá beneficiado de um encaixe financeiro, avaliado entre 35 a 50 milhões de dólares, da venda da hidroeléctrica de Cahora Bassa a Portugal.

ANGOLA

E num ai chegámos a Angola. A WikiLeaks tornou público documentos que revelam uma conversa telefónica entre os embaixadores norte-americano e chinês baseados em Luanda.

Gravada pela parte norte-americana, ela revela que Angola e a China estavam a ultimar negociações para esta última desembolsar cerca de mil milhões de dólares a Angola.

Curiosa foi a revelação, no mesmo telefonema, de que a China dispensava o pagamento em petróleo por parte de Angola... A China, essa, está de olhos em bico... mas no Fundo Soberano de Angola!

A conversa teve lugar no passado dia 26 de fevereiro, e na altura Dan Masena era o Embaixador norte-americano em Maputo. Nenhum dos embaixadores comentou, ainda, as acusações. Nem as respectivas representações diplomáticas.

Notícia boa:
GUINÉ-BISSAU/BRASIL:

O Brasil ofereceu hoje ao Secretariado Nacional de Luta Contra o Sida (sob comando do meu bom amigo Huco Monteiro) seis (6) toneladas de medicamentos anti-retrovirais.

Huco Monteiro, emocionado, agradeceu o apoio e deixou escapar uma feliz revelação: "95 por cento dos fármacos usados na Guiné-Bissau, no tratamento ligado ao SIDA, são oferecidos pelo Brasil". Valeu, caras!

E assim vai o vosso mundo. AAS