"Meus Caros
O que está a acontecer com o António Aly Silva, guineense, nosso compatriota, no seu proprio pais é desagradavel. E inadimissivel.
A paz e o respeito entre nós, guineenses, e o respeito dos outros para connosco constrói-se por pequenas coisas. Por isso, o governo guineense, deve exigir responsabilidade ao Estado Gambiano por tudo o que aconteceu com o nosso cidadão na sua passagem pela Gâmbia.
Pode-se exigir responsabilidades à Gambia, como qualquer Estado que pratique um acto lesivo contra qualquer cidadão, neste caso guineense. Só assim podemos ser respeitados enquanto Estado e enquanto povo.
O que está a acontecer a este nosso cidadão, agora no seu proprio país, pode acontecer a qualquer um de nós. E isso é mau para qualquer esforço de pacificação dos espíritos que se queira construir na Guiné-Bissau, porque dá uma imagem de um Estado impontente, um Estado que pactua com injustiças e desleixos, porque isto ou aquilo não tem nada a ver comigo!
É revoltante.
Quem tem arma pega nele, mais nada. Acredito que se o António Aly Silva fosse um militar o seu problema já teria sido resolvido há muito tempo...
Acreditem.
Abraço, Luís P."
NOTA: Obrigado pela preocupação. Uma coisa garanto-vos: a Gâmbia vai pagar até ao último franco. AAS