sexta-feira, 29 de outubro de 2010

PRID - Comunicado de Imprensa

Photobucket


"A Direcçao do Partido Republicano da Independência para o Desenvolvimento – PRID – na sua reunião de 27 de Outubro de 2010 procedeu a análise da actual situação política do país caracterizada pelos elementos estruturantes seguintes:

- O PRID, vem mais uma vez alertar aos guineenses, pelas manobras de diversão, de baixo nível e de irresponsabilidade praticadas pela direcção do PAICG de CADOGO Junior e da sua dita Comissão Permanente;

- A ausência total, até a data presente, de explicações convincentes, por parte do Governo, sobre as circunstâncias dos sucessivos assassinatos que ceifaram a vida do ex-Presidente da República, General João Bernardo Vieira assim como do então Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, General Tagme Nawaie; e dos antigos membros de governo e deputados Helder Proença e Baciro Dabo;

- As verdadeiras razões da conduta deste governo do Sr. Carlos Gomes Junior, que longe de condenar a prática de assassinatos, deu mostras de legitimar os mesmos, respondendo positivamente ao apelo do auto- proclamado chefe de estado maior general das forças armadas, Zamora Induta, no sentido de justificar e “carimbar” a barbaridade e o emprego desnecessário da força.

- A ausência não só de explicações, mas sobretudo a aliança clara entre o chefe deste governo e aqueles que nunca esconderam a sua participação quer nos assassinatos quer na repressão contra dirigentes da oposição só porque denunciaram os mesmos assassinatos acima referidos.

- O facto de a suposta comissão permanente do PAIGC continuar a negar a existência de uma crise política no país, o que é vergonhoso, sobretudo num contexto em que os principais dirigentes do partido que sustenta este governo, em conferência de imprensa em sede própria, acusam o Primeiro Ministro de envolvimento em crimes de sangue, arrogância e graves desvios políticos.

-O facto do Senhor Presidente da República, contrariamente à opinião deste governo, ter manifestado abertamente, em tribunas internacionais a convicção de que os assassinatos do ex-presidente da república e outros dirigentes em 2009 eram assassinatos políticos e que os resultados da investigação criminal seriam publicados no decurso deste mês de Outubro de 2010.

- O facto de todos os ingredientes estarem reunidos e estarem a fomentar rupturas cíclicas no relacionamento normal entre as instituições da república, crise essa que atingiu o ponto mais alto no dia 1 de Abril passado, como efeito perverso de alianças contraídas em momentos precisos, entre este governo e certas fracções da classe castrense. Alianças essas que sempre “vetamos”. Por outros termos será que no dia 1 de Abril o “feitiço não terá voltado contra o feiticeiro”.

- A propósito da negação da crise política, a crise de relacionamento político entre o Primeiro Ministro e a sua Ministra do Interior, apimentados com insultos pessoais, não será um dos sintomas que aparecem apenas algumas horas após a divulgação do tão mesquinho quanto mentiroso, comunicado da dita comissão permanente do partido do Cadogo no seio do PAIGC?

- No que concerne o pagamento de salários pelo governo do fórum, que a verdade seja dita: quando o Dr. Aristides Gomes tomou posse como Primeiro Ministro, encontrou 2 meses de salários em atraso deixados pelo governo do Sr. Carlos Gomes Junior na altura e deixando também o mesmo número de meses no momento da sua demissão. Quanto ao governo do pacto, a dita comissão permanente do PAIGC, tendo memória curta até ao ponto de esquecer que foi o próprio Sr. Carlos Gomes Junior quem assinou o Pacto, que resultou na formação do governo liderado pelo Eng. Martinho Ndafa Cabi.

Tendo em consideração a situação assim definida, assim como o facto do Senhor Carlos Gomes Junior e a sua dita comissão permanente, tentar esconder-se, de maneira sistemática em discursos desonestos, o Partido Republicano decide:

1- Exigir uma tomada de posição do governo , uma vez por todas, face aos assassinatos ocorridos no pais, condenando-os e colaborando com a justiça no sentido de o primeiro ministro, Sr. Carlos Gomes Junior dar explicações ao povo guineense sobre as circunstâncias dos mesmos.

2- Exigir esclarecimentos sobre as demais questões a propósito das quais, segundo a comunicação social, existem indícios de envolvimento do próprio primeiro ministro assim como de pessoas próximas a ele, nomeadamente:

a) Razão da sua recusa em ir a reunião convocada pelo ex-presidente Nino Vieira no dia 1 de Março de 2009, após assassinato monstruoso do General Tagme Nawaie;

b) Qual o nível de envolvimento do seu filho N’dundo nos casos 4 e 5 de Junho de 2009 que culminaram com as mortes de Helder Proença, Baciro Dabo e outros dois jovens;

c) Quem mandou espancar e torturar os ex-primeiros Ministros, Dr. Francisco José Fadul, Dr. Faustino Fudut M’bali e o Advogado, Dr. Pedro N’fanda?

d) O porquê da soltura do barco “Lamu star” com mais de 5000 kg de droga pura;

e) Pensa que o Povo da Guine-Bissau, já se esqueceu da sua história da destruição da DICOL e do Complexo da Bolola. Havemos de falar ao chegar a hora da verdade, “dia na tchiga nhu daresalam, nada de borgonha ossante”

Viva a Democracia!
Viva a Justica!
Viva o Partido Republicano.

Feito em Bissau 27 Outubro 2010

O Secretariado Nacional
"