domingo, 11 de agosto de 2013

MOSCOVO 2013: Humildade


"Amigos ... como muitos já devem saber, o nosso atleta Holder da Silva acabou por ser eliminado ontem na ronda dos 4ºs de final nos campeonatos do Mundo de Atletismo que acontece em Moscovo, na Rússia. Na verdade, não tinha como alcançar uma posição melhor. Para quem viu a prova, viu o nível que é o atletismo neste patamar.

Não estamos tristes porque sabemos e todos vocês sabem qual é a nossa realidade enquanto desportistas da Guiné- Bissau. Os atletas com quem os nossos competem têm tudo e mais alguma coisa dos seus respectivos Países, os meus, o País não lhes apoia nem com os equipamentos com que nos representam a todos nós, e isto vem de há muitos anos...

O Holder perdeu dois irmãos no espaço de uma semana este ano em Bissau, por isso podem calcular a força que este jovem tem.

Em todos os atletas dos Palop que aqui estiveram, o nosso atleta foi o único que passou da sua eliminatória e, mesmo entre os Palop, é o único a quem o País não dá as mais "migalhdas" condições para nada... Não estamos tristes, como disse, aliás é a primeira vez que passamos da eliminatória nos mundiais depois de o ter feito nos Jogos Olímpicos.

Quero apenas que todos vocês (a quem o Holder me pediu para dedicar a sua prestação) tenham a noção daquilo por que eles passam. Não sei como vos agradecer. É sempre forte e encorajador o vosso apoio por isso, continuaremos todos juntos a lutar por um atletismo Nacional cada vez melhor. Estamos felizes porque sabemos que vocês também estão. Quanto a mim, é eterno o meu compromisso com os atletas do nosso País!

Obrigado a todos vocês!

Renato Moura
Presidente da Federação de Atletismo da Guiné-Bissau"