quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Comandante Pedro Pires - Cabo Verde deve manter contacto com Guiné Bissau


Numa entrevista à Rádio pública de Cabo Verde, o ex-Presidente Pedro Pires considerou que as autoridades da Praia devem preservar o contacto com as suas homólogas da Guiné Bissau. As relações entre a Praia e Bissau têm-se caracterizado nos últimos tempos por uma tensão, que registou um crescendo com o golpe de Estado militar de 12 de Abril de 2012 na Guiné-Bissau.

OIÇA A ENTREVISTA

O golpe ocorrido antes da segunda volta da eleição presidencial na Guiné Bissau, foi severamente criticado pelas autoridades cabo verdianas que puseram em causa a postura das Forças Armadas guineenses como factor de instabilidade permanente no país da África Ocidental. Mais recentemente, a detenção pelas autoridades da Guiné Bissau de dois agentes da polícia cabo verdiana que se tinham deslocado à Bissau para acompanhar uma ex-prisioneira guineense, exacerbou o clima nas relações entre os dois países da CPLP(Comunidade dos Países de Língua Portuguesa).

Exprimindo-se na Rádio Nacional de Cabo Verde, o antigo Presidente Pedro Pires considerou que não obstante a tensão que prevalece entre as duas capitais africanas, as autoridades da Praia não devem encetar um processo de ruptura com as suas homólogas de Bissau. Cabo Verde deve contribuir para que os mecanismos do exercício pleno de um Estado de direito possam funcionar na Guiné Bissau, de acordo com o ex-Chefe de Estado cabo verdiano. Pedro Pires recomendou também, que futuramente todas as missões oficiais de agentes do Estado cabo verdiano à Guiné Bissau se efectuem sob condições de segurança.