quarta-feira, 14 de agosto de 2013
Se é para cair nas boas graças da comunidade internacional, despachem também o António Indjai...
As autoridades da Guiné-Bissau extraditaram para Espanha na noite de domingo um cidadão espanhol que era procurado por tráfico de droga, informou hoje a assessoria de imprensa do Ministério da Justiça guineense. Telmo Perez Fernandes, de 48 anos, estava foragido de Espanha desde 1993, tendo sido capturado no dia 5 de junho pela Policia Judiciária guineense a pedido das autoridades espanholas.
Entre os dois países não existe qualquer acordo de extradição, mas a justiça guineense decidiu deter e entregar Perez Fernandes, à luz das convenções internacionais sobre tráfico de droga e crime organizado, refere ainda a nota de imprensa. O homem foi entregue no domingo à noite a dois agentes espanhóis oriundos de Madrid e, na cerimónia, no Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira, em Bissau, estiveram presentes elementos da brigada nacional da Interpol, Policia Judiciária e funcionários seniores do Ministério da Justiça guineense.
A nota da assessoria de imprensa do Ministério da Justiça realça que é a primeira vez que a Guiné-Bissau extradita alguém acusado de tráfico de droga o que, refere ainda o documento, demonstra a "determinação das autoridades" de Bissau em colaborar e cumprir com as disposições internacionais em matéria do combate ao crime organizado. Lusa