segunda-feira, 6 de maio de 2013

Dor


Estou francamente desiludido com a Guiné-Bissau. Mas, digam-me uma coisa: É impossível ser-se mergulhado na merda e sair sem cheirar mal! - não é? Esta terra paradoxal de nome e com todos os toques de fêmea, conseguiu arrasar com o que restava de mim. Desde muito cedo que esta Mãe se tornou numa madrasta que, condenada, viu partir os seus filhos. Um por um. E acabamos por ficar sós, com tudo aquilo que era suposto amarmos. A nossa terra.

Aos que ficaram, os direitos constitucionais e legais não lhes são reconhecidos. E não tratam de os assegurar... Eu, luto por isso e parece até fácil: se tenho direito a uma coisa e não ma dão, vou buscá-la, à minha maneira, porque penso assim: se não agir, perpetuo a situação. Aliás, vou mesmo mais longe e penso "se o castigo é igual tanto para defender ideias como para agir, mais vale agir!".

Quantas vezes conversei sobre isso com amigos? E, como discordamos! Eu vivo a minha causa como quem professa uma religião, o que me torna, de uma maneira ou de outra, num gajo perigoso... Tenho, porém, a sorte de ter nascido neste país: onde mais poderia eu estar para 'alimentar' o meu blogue? Só na Guiné-Bissau. Verdade seja dita, dos 46 anos que já levo de vida (uma vida desregrada, pacata e patética - de merda, mesmo) não conheci, neste país, quem tivesse realizado (excepto o meu bom amigo e realizador de cinema, Flora Gomes que vem aí com a 'República di Mininus').

Pensam, divagam com a maior das facilidades, mas, chegada a hora das realizações, da prova-dos-nove, poucos (ou nenhuns) são os que resistem à seriedade dos problemas. E pensam (o verbo pensar devia até ser banido do nosso vocabulário, pois quando pensam...certamente virá merda. Pensar que é sempre possível tapar um buraco abrindo outro, é uma coisa de loucos. Um moralista, seja lá quem for, deixou escrito na pedra: «Deus nos dê o sábio para nos ilustrar, o santo para nos edificar, o homem prudente para nos governar». Deus não nos liga patavina, o santo está-se nas tintas para nós, e o homem... nem vê-lo.

Meus caros,

Vivemos, hoje, o cúmulo da tirania: o individualismo dos mais fortes sobre os mais fracos - dura há mais de um ano e ainda assim o Povo da Guiné-Bissau continua com medo. Terá a sua razão, mas cabe ao Povo a vontade e a acção da mudança. Ainda assim, há três coisas que não se podem esconder: o amor, o fumo e um homem montado num porco. Para bom entendedor... Boa semana a todos. AAS