sábado, 18 de junho de 2011

Uai óh djambadon

"Caro Aly,

Antes de mais nada devo agradecer pela forma como nos tens mantido informados, nós que agora não estamos em Bissau, e pelo glorioso trabalho JORNALISTICO que tens vindo a desenvolver, mostrando a capacidade e o domínio na busca de informações. Espero que tenhas muitos sucessos a nivel profissional.

Li, e reli várias vezes os artigos publicados sobre a morte do Ex-Presidente 'Nino' Vieira, o que me permite dizer que para além da verdade ter sido dita no decorrer desse tempo todo o Ex-Presidente da Guiné-Bissau não tinha só inimigos dentro da Guiné-Bissau mas também espalhados pelo mundo fora.

Vejamos alguns factos:

- Para além da atitude do dia 1, o Senhor Primeiro-Ministro Carlos Gomes Jr nunca condenou os actos perpetrados pelos militares nesse dia, e nunca mostrou interesse para que a justiça fosse feita;

- Zamora Induta, na sua primeira entrevista depois dos assassinatos, clasificou de INCIDENTES os actos ocorridos, afirmando que o País voltaria à normalidade apesar de tudo o que ocorreu.

- O líder Líbio Muammar Khadafi nunca visitou a Guiné-Bissau nos mandatos do Ex- Presidente, mas fê-lo logo depois da sua morte e acompanhado de viaturas luxuosas para os militares, acto que considero uma congratulação pelos actos perpetrados.

- Poucos Presidentes do Mundo condenaram os assassinatos, inclusive aparece o Senhor Mário Soares (em-Presidente de Portugal), dando quase uma nota positiva a tudo o que aconteceu.

Agora pergunto: Onde estão os militares que guardavam a residência nesse dia? Onde estão os homens que fizeram o primeiro ataque à residência de 'Nino' Vieira? Porque é que as mortes foram ligadas? Todos vimos as fotos do Pansau com a pulseira que pertencia a 'Nino' Vieira. Porque é que o Ministério Público (MP) ainda não agiu? O MP está à busca da verdade ou quer enterrar o assunto?

Abraços,
BDG
"