quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

ANP na mais completa anarquia


Os deputados do Parlamento da Guiné-Bissau deixaram hoje as instalações pelas 02:00, depois de terem ocupado o hemiciclo de forma pacífica durante a noite para evitar que os partidos opositores quebrassem a suspensão de trabalhos.

Os deputados do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) saíram pela meia-noite, enquanto outros 15, expulsos do PAIGC, e a bancada do Partido da Renovação Social (PRS) deixaram o edifício cerca das 02:00, descreveram alguns parlamentares à Lusa.

Nenhuma decisão foi tomada por qualquer dos dois lados em confronto político, ou seja, a suspensão da sessão da Assembleia Nacional Popular (ANP), cuja continuação está agendada para quinta-feira, não foi posta em causa, acrescentaram as mesmas fontes. Esta quarta-feira é feriado na Guiné-Bissau, dia em que se assinalam os 43 anos do assassínio de Amílcar Cabral, "pai" da independência do país.

O grupo de 15 deputados expulsos do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) e que perderam o mandato - mas que rejeitam a sanção - permaneceu no Parlamento durante toda a quarta-feira receando que, caso saíssem, o PAIGC concretizasse a sua substituição e aprovasse o programa de Governo, referiu um dos deputados. O grupo tem contado com o apoio do maior partido da oposição, PRS. Por seu lado, deputados do PAIGC, partido no poder, continuaram a ocupar os lugares, por não saber o que podiam fazer os opositores.

O "grupo dos 15" e a bancada do PRS juntaram-se numa nova maioria que após interrompida a sessão, na segunda-feira, e à revelia da mesa da Assembleia, elegeu uma nova liderança do Parlamento e aprovou moções de censura e de rejeição do programa de Governo, documentos entregues na Presidência da República para promulgação.

O chefe de Estado, José Mário Vaz, ainda não se pronunciou, enquanto o presidente da Assembleia, Cipriano Cassamá, considerou nulos todos os atos que se seguiram à suspensão da sessão. A continuidade do Governo do PAIGC depende da aprovação do respetivo programa. Lusa