quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

ANP diz que Baciro Dja arrombou a porta do hemiciclo


Segundo a ANP, o acesso ao hemiciclo foi sujeito a "arrombamento" por alguns parlamentares "comandados pelo ex-deputado Baciro Djá, apesar da suspensão da sessão", decretada na quinta-feira, sem data para o retomar dos trabalhos. "O Conselho de Administração da ANP deu conhecimento desta grave violação das instalações às autoridades competentes", acrescenta-se.

Dja negou o arrombamento, ao falar no hemiciclo, referindo que as portas da ANP abrem com qualquer chave. Baciro Djá é um dos 15 deputados expulsos do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) e que perderam o mandato, têm-se recusado a ser substituídos no Parlamento, protestando e levando à suspensão dos trabalhos até que haja condições de segurança no hemiciclo.

À revelia da mesa da ANP, aquele grupo e a maior força da oposição, o Partido da Renovação Social (PRS), alegam ter formado uma nova maioria e ter dado continuidade à sessão que tinha sido suspensa na segunda-feira, tendo já enviado para promulgação do Presidente da República uma moção de censura ao Governo do PAIGC. Lusa