sábado, 27 de novembro de 2010

'Caso de Canchungo' - Benvindo esclarece

Caro António Aly Silva,

Em reacção ao artigo sobre o 'Caso de Canchungo', publicado no seu blog, venho através desta, esclarecer o seguinte:

1. Não sou consultor do FNUAP e nem de nenhuma das outras agências especializadas das Nações Unidas;

2. Sou consultor, isso sim, de um gabinete privado estrangeiro que presta serviços na Guiné-Bissau e, enquanto tal, e à luz da Constituição de Cabo Verde e do contrato que eu tenho com esse gabinete, posso exercer os meus direitos políticos, nomeadamente, o de pertencer a um ou outro partido político e o de votar nas eleições de Cabo Verde. Não me meto, até porque não posso, nos assuntos políticos da Guiné-Bissau;

3. Quanto ao 'Caso de Canchungo', e, para o seu esclarecimento e o dos seus leitores, segue a nota, que agradecia, mandasse publicar, com o devido destaque que o assunto merece.

Os meus antecipados agradecimentos,

Benvindo Rodrigues

"Caros cabo-verdianos e caras cabo-verdianas,

No passado sábado, 20 de Novembro, cheguei a Canchungo por volta das 11:30 para sensibilizar as pessoas para o recenseamento que se efectuava nesse único dia. No momento (cerca das 12:00) em que a última pessoa estava a escassos metros do posto, decidiu, unilateralmente, a D. Liberata Tavares, membro da CRE e destacada dirigente do PAICV na Guiné-Bissau, suspender o processo, alegando que tinham que ir a Bafatá, coisa que só estava programada, com conhecimento prévio do Presidente da CRE, para as 16:30 desse dia, tendo em conta que os 3 Cabo-verdianos aí residentes só estariam disponíveis a partir daquela hora.

Propus a D.Liberata que aguardasse pela chegada desse senhor e ela me disse que não e ripostei que a sua atitude e postura perante os membros do MPD na CRE e o Delegado deste partido, desde o início deste processo de recenseamento, tem sido de insultos e confrontações permanentes, e que não aceitaríamos isso, factos bastas vezes discutidos nos encontros da CRE. Respondeu a D.Liberata, que eu sou mal educado, que não tenho moral e, como me encontrava a uma distância de 40 centímetros dela, atirou-se a mim com uma bofetada, que defendi, mas acabou por me arranhar a face, o pescoço e rasgar a camisa que trajava, situação comprovada pelo relatório médico e constante dos autos da polícia.

O condutor Bemba, o supervisor Fernando e a operadora do kit Verónica, todos do PAICV, intervieram no conflito a favor da D. Liberata. Esta foi apresentar queixa à polícia, mas não tem nenhuma marca física da minha suposta agressão contra ela. Essa senhora já tinha prometido antes (há testemunhas!) bofetear-me e nesse dia quis executar o seu plano.

Todos os que me conhecem, como profissional e cidadão, podem testemunhar que não sou pessoa agressiva e que procuro sempre, a resolução dos problemas existentes, através do diálogo e dos mecanismos legais ao nosso dispôr. Nunca na minha vida agredi uma pessoa, quanto mais a uma senhora, pois nutro pelas mulheres, um respeito especial. sou marido, sou pai de duas filhas e jamais faria uma coisa dessas. Quer o PAICV, com este caso, provocar tempestade num copo de água, mas estou de consciência tranquila, porque quem não deve não teme.

Sabendo que vai perder as próximas eleições legislativas, o desespero tomou conta desse partido, tanto dentro como fora de Cabo Verde, instruindo os seus capangas a provocar, a caluniar e a agredir verbal e físicamente as pessoas próximas do MPD. Mas isso não nos estranha, porque é o método típico de alguém em desespero de causa. Todavia, não vamos vergar a esse tipo de provocações!

Continuamos serenos a aguardar pele desfecho deste caso, sabendo, de antemão, que a razão está do nosso lado. Todavia, enquanto delegado do MPD na CRE, não abdicaremos do nosso papel de fiscalizar o processo de recenseamento biométrico e de garantir a sua total transparência, mesmo contra a vontade dos acólitos do PAICV.

Feito em Bissau, aos 21 dias de Novembro de 2010.

BENVINDO RODRIGUES,
DELEGADO DO MPD JUNTO DA CRE/GUINÉ-BISSAU
"

M/R: Publicado está. Com destaque. Abraços, AAS