quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

OPINIÃO: A culpa é sempre do mensageiro


"Ilustre concidadão, nunca é demais realçar o seu enorme contributo ao serviço da informação dos guineenses espalhados pelo mundo. É preciso que de uma vez por todas se ponha fim a uma tendência entranhada na elite guineense. Sempre que a mensagem não é agradável, culpa-se o mensageiro. Será um bom princípio este de bloquear, cair em negação perante informações que não agradam?

É evidente que a nossa elite nunca teve uma convivência pacífica com a verdade, é por isso e não só, que o senhor Aly Silva e outros colegas de profissão têm problemas sistemáticos. Uma elite que não é séria no que diz nem coerente no que faz, senão o senhor Aly Silva estaria hoje em Bissau.

Ver agora o Senhor ministro dos Negócios Estrangeiros Mário Lopes da Rosa referir-se ao caso do cônsul na florida nos seguintes termos, faz saltar a tampa a qualquer um: «Desconhecemos completamente algo. Para nós, não passa de mais uma ação de desinformação e intriga»

Ilustre compatriota, desconheço a razão que levou o primeiro ministros a propor este senhor para candidato a presidente da república, por tudo o que já li no teu credível blog, MARUCA já devia ter sido erradicado da vida política nacional. Porque se as autoridades judicias guineenses forem séria, ele será apanhado nas malhas do tráfico de passaportes sem qualquer dúvida.

É preocupante que o primeiro-ministro apoie este senhor ao ponto de ir aumentando a já de si volumosa lista de divergências com o presidente da república.

Folgo em saber que o Aly continua o mesmo de sempre, quando é atiçado, responde frontalmente, sem subterfúgios, e sem meias palavra. Alias meias palavras estas que já enjoam, se há coisa que detesto neste governo, todo ele, de alto a baixo, é precisamente esta falsidade, este medo que têm de tudo, até da própria sombra, é tudo dito pela metade, nada é assumido, ninguém é frontal, tudo muito dissimulado, já mete nojo.

Peço lhe a permissão e desculpas pelo abuso de usar o seu blog para o dizer, mas estou farto de ver o que se passa neste momento na Guiné, parece que estamos condenado por alguma entidade divina, no ta sai di pilon, no kai na balei, do que tem medo esta gente que ganhou com a maioria absoluta? É neste momento que chego a dizer que havia uma boa razão para que parte significativa dos guineenses votassem sempre Kuma Yala, ele era homem para assumir tudo o que dizia, por mais absurdo que fosse, bastava acreditar para o dizer e assumir, as vezes chocava ouvi-lo dizer: "Não haverá nem 2ª, nem 3ª, nem 4ª… volta". Acusem-no de tudo, mas o homem não vestia saias.

O MARUCA tem um caderno de encargos complicado neste momento, mas parece que é inconsciente, para estar a dar relevo a fofoquices. O que nós queremos ver é se “os tem no sítio” para levar avante os cortes, conforme indicações do seu chefe no governo.

Ao senhor primeiro-ministro, quero pedir apenas um pequeno favor, porque temos até vergonha de equacionar a possibilidade de nos termos enganado em relação a ele, por isso, que nos livre do ministro dos negócios estrangeiros, e se ainda lhe sobrar um pouco de tempo, que nos esclareça sobre a real situação do país, pensamos que pelo menos isso merecemos da parte dele, e mais não digo, porque não quero estar a ser hostil e inconveniente, mas já chega, que nos diga alguma coisa.

Santos C."