domingo, 22 de fevereiro de 2015

Carta para a editora portuguesa do italiano Roberto Saviano


Enviada para:
Editora Objectiva, e Penguin Random House,
Roberto Saviano.

"Caros senhores,

Chegou-me às mãos em Cabo Verde, onde vivo, o livro "ZeroZeroZero" do italiano Roberto Saviano. Chegado à página 419, as minhas melhores expectativas caíram por terra.

Escrevi então no meu blogue:

"Forte mintida (Grande mentira)

Mentira. Do 'Mamadu'?, do Roberto Saviano no seu 'ZeroZeroZero'? - isso não sei. O que sei é que se alguém testemunhou tudo nessa trágica noite do assassinato do Presidente da República 'Nino' Vieira, esse alguém fui eu - seu vizinho. E não, não vi Mamadus nem Savianos; não vi carros e menos ainda ouvi derrapagens. Mentira. "Transeuntes aterrorizados", sim, mas dentro da casa e não na rua..."no chão, o corpo cravejado de um homem desconhecido"..."Só no dia seguinte, olhando de esguelha para os TÍTULOS DOS JORNAIS, Mamadu descobriu que se tratava do Presidente da República" Títulos dos jornais??? Que jornais? 'Nino' foi assassinado de madrugada, capisce? Kkkkk...ó Saviano! AAS

Link: http://ditaduradoconsenso.blogspot.com/2015/02/forti-mintida.html

Está claro que a vossa editora nada tem que ver com o colorido do Saviano, mesmo assim entendi que devia contactá-los. Ou seja, Saviano não falou com nenhum Mamadu - que não existe, porque nada disso aconteceu.

Outra falha grave a fechar o capítulo Guiné-Bissau, vem na página 431: "Fiz as contas", diz-me Mamadu. "À trigêsima entrega, já terei posto de parte dinheiro suficiente para lhe oferecer um jantar num restaurante elegante de Lisboa."

Outra inverdade, pois eu, enquanto jornalista de investigação no extinto semanário O Independente sei muito bem quanto é que uma mula recebe por viagem: nunca menos de 1.000€ - e isso, meus caros, daria para um ou mais jantares elegantes em qualquer restaurante do mundo.

Peço desculpa pela inconveniência, e desejo um bom ano a todos os vossos colaboradores.
António Aly Silva"