segunda-feira, 8 de setembro de 2014

EDUCAÇÃO: Criadas duas cátedras em Bissau


CÁTEDRA AMÍLCAR CABRAL
EMENTA

Movidos por princípios ideológicos fundantes de uma nova práxis sociopolítica de construção de ideais nobres que visem a promoção e disseminação dos estudos feitos por Amílcar Cabral, tanto no campo agronômico como no das ciências sociais e política, e mais: antropológicos e filosóficos.

Objetivou-nos, in essentia, estimular novos pesquisadores da graduação e da pós-graduação para realizarem trabalhos de investigação científica sobre a obra e o pensamento do nosso líder-mor. Assim, pode-se (e deve-se), sem dúvida, consolidar o campo acadêmico de pesquisa, de natureza transdisciplinar, sobre as interfaces entre as Ciências Agrárias e Veterinárias e as Ciências Políticas e as Relações Internacionais.

Ora, para isso, torna-se, desde logo, necessário, a edificação deste importante instrumento de reflexão crítico-científica para o estudo e a atualização de múltiplas temáticas que têm sido objeto de abordagem metodológica da agudeza do pensamento cabralista nos espaços acadêmicos. E, em suma, pretende-se tornar úteis seus ideais no processo de desenvolvimento sustentável do nosso país.

Projeto: Jorge Otinta, Ph.D
Membros: Prof. Dr. Leopoldo Amado, ex- docente da Universidade de Cabo Verde e Consultor do PNUD, e Prof. Dr. Elikia MBokolo, CNRS, França.

CÁTEDRA VASCO CABRAL DE HUMANIDADES
EMENTA

O grito inaugural da nossa guineidade nasceu, sem dúvida, e de que maneira extremamente significativa, antes sob o signo do verbo e, muito depois, muito depois mesmo, sob o signo do fogo. É assim que sob o céu (ou seio, quiçá) materno da nossa nação Vasco Cabral se tornou o poeta, pensador e humanista da exímia profundidade de conhecimento da alma humana e, portanto, o construtor da liberdade, enquanto identidade individual e coletiva do povo guineense.

Para este pensador e poeta, as angústias que restam após longas sessões de vigília duma esperança que parece esvaziar nossos olhos adormecidos, ou lábios trancafiados como cadeados duma porta para que a ninguém reste a válvula do escape da opressão e repressão colonial e, simultaneamente, a obstinada crença no devir utópico libertário que engendrou a revolução setembrina de 1973, segundo a qual a luta é apenas a primavera viçosa.

E, nesse sentido, ela inaugura o processo narrativo para a construção da identidade nacional. Uma cátedra sob a égide de Vasco Cabral, o pioneiro-mor da literatura guineense, não lhe rende apenas a justa e merecida homenagem, mas debruça-se sobre aquilo que foi o homem de cultura e de notório saber filosófico e poético, de um lado; e o ideólogo da revolução e, posteriormente, um dos artífices da nossa nova democracia, de outro.

Em suma, com a criação desta cátedra de Literatura e Humanidades pretende-se, objetiva e subjetivamente, participar na busca do conhecimento científico em áreas como, entre outras, História e Geografia, Arqueologia, Filosofia e Política, Sociologia e Antropologia, entre outros.

Projeto: Jorge Otinta, Ph.D
Membros: Prof. Dr. Pires Laranjeira, Universidade de Coimbra, Portugal e Prof. Dr. Benjamin Abdala Jr., Universidade de São Paulo, Brasil.