André Amaral
Expresso das Ilhas
O Secretário-Geral Adjunto das Nações Unidas e Secretário Executivo da UNECA, disse hoje que está a seguir o processo eleitoral na Guiné Bissau "com entusiasmo".
Carlos Lopes disse hoje estar satisfeito com a forma como tem decorrido o processo eleitoral na Guiné Bissau.
Para Carlos Lopes é de salientar “a forma pacífica como decorreram as eleições legislativas e a primeira volta das presidenciais”. Relativamente à segunda volta, que acontece no próximo domingo, Carlos Lopes mostrou-se esperançado que “este continue a ser um processo pacífico e sem a intervenção de actores que tem interrompido alguns dos processos eleitorais na Guiné Bissau”.
O Secretário Geral Adjunto da ONU vê este acto eleitoral como uma “janela, uma oportunidade que os guineenses estão as aproveitar “. “Todos estamos cansados de conflitos”, reforçou, continuando de imediato “neste momento a Guiné Bissau é a economia mais pequena do continente em termos de PIB e isso é resultado destes conflitos e décadas perdidas”.
Mostrando-se convicto que a comunidade internacional está a seguir o acto eleitoral guineense “com entusiasmo”, Carlos Lopes concluiu afirmando que a comunidade internacional vê com bons olhos a estabilização política do país, uma vez que “todos estão interessados em participar na reconstrução” da Guiné Bissau e que espera que desta vez não haja intervenções de actores estranhos ao processo eleitoral.