segunda-feira, 3 de junho de 2013

Andar aos papéis...


"O Presidente golpista Serifo Nhamadjo e os seus conselheiros demonstram não estarem a altura dos cargos que ocupam, quando tentam tomar todos os guineenses como atrasados mentais, incapazes de fazerem exercícios de dedução lógica sobre os factos relevantes da vida do país! Na sua nova saída para tratamento médico, Serifo Nhamadjo disse publicamente que estaria “a cumprir as orientações médicas e, que devem impreterivelmente ocorrer nos próximos 3 meses, para se ter a certeza da estabilização da diabetes e colesterol que com as oscilações e stresse, podem abalar qualquer ser”, e que por isso estava “muito cauteloso para evitar outra recaída e nada mais”.

Como é sabido, atualmente a Medicina é feita cada vez mais baseada na evidência, o que permite ter linhas de orientação internacionais de diagnóstico e tratamento de doenças específicas, que podem sofrer pequenas adaptações aos recursos e necessidades de cada hospital, região ou país, mas raramente com diferenças significativas… Apesar dessa possibilidade de introdução dessas alterações locais ou regionais, como médico, não vejo qualquer lógica na existência de um protocolo para monitorização do tratamento da Diabetes e Colesterol, que implica controlos médicos cada 21 dias! Por norma, o controlo dessas doenças faz-se trimestralmente quando instáveis, ou até semestralmente numa fase de maior estabilização. Mesmo que tivesse sido particularmente aconselhado ao Presidente golpista esse esquema de “cada 21 dias, durante três meses”, o controlo da Diabetes e Colesterol é feito apenas com uma colheita de sangue para análise, penso eu passível de ser realizado na Guiné-Bissau e a consequente ajuste da dose dos medicamentos, também poderia ser feito no país ou apenas através de uma chamada telefónica para o exterior…
Com base nessas declarações do Presidente golpista, ouso afirmar desde já que é muito mais provável que as notícias antes veiculadas de que sofre de cancro da próstata e/ou de cancro num outro órgão, seja a mais correta...

Sendo cancro da próstata, significa que é resistente ao tratamento hormonal mais frequentemente usado, não tem indicação para tratamento com intenção curativa (radioterapia e/ou cirurgia) e muito provavelmente já tem metástases (“ramificações do cancro”) noutros órgãos, motivo pelo qual necessita de tratamento quimioterápico. A título de exemplo, Paclitaxel e Docetaxel são dois dos quimioterápicos mais usados nesse tipo de tratamento do Cancro da Próstata, são curiosamente administrados cada 21 dias e precisam sim de vigilância dos efeitos secundários, entre os quais a baixa do nível dos glóbulos brancos (neutropenia), que são células de defesa do nosso organismo e, quando surge, o doente torna-se mais suscetível a infeções graves e oportunistas (aqueles que não causam problemas a pessoas com a imunidade intacta).

Serifo Nhamadjo e seus conselheiros são tão básicos, manipuladores e irresponsáveis, que não conseguem pensar na dimensão e a abrangência da figura de um Presidente da República! Esquecem-se que o Presidente da República tem um cargo que lhe permite determinados privilégios, como usufruir de tratamentos não acessíveis à esmagadora maioria da população guineense e que é esse povo que, de uma forma ou outra, custeia-lhe essas deslocações e o próprio tratamento. Portanto, apesar de não ter sido escolhido pelo povo para desempenhar o cargo de Presidente da República, Serifo Nhamadjo tem a obrigação moral e institucional de transmitir ao povo informações corretas, por escassas que sejam, relacionadas com a sua saúde, no mínimo para justificar as frequentes deslocações ao estrangeiro. É incorreto um Presidente da República mentir deliberadamente ao povo, tratando-os como ignorantes, principalmente numa fase delicada da situação política e social do país, relacionada com a criação de um novo governo. O que Serifo Nhamadjo e seus colaboradores deviam saber, é que, infelizmente a doença e a morte não se consegue esconder por muito tempo!

Serifo Nhamadjo é tão irresponsável que, apesar de condicionar toda a agenda política de um país, suspendendo e condicionando a criação de um “governo de inclusão” ao seu próprio tratamento, ainda vem mentir ao povo, tentando minimizar a sua situação de saúde, sem ter a noção que seria grave que uma situação de saúde tão vulgar como o controlo da Diabetes e do colesterol justificassem tal estagnação do país!

Tive uma sensação estranha e indescritível, quando li que Serifo Nhamadjo afirmou que “a democracia tem os seus valores e são para serem respeitados e cumpridos…” De que democracia falava Nhamadjo!? Ou a doença já lhe afetou o cérebro e perdeu a noção de onde se encontra e em que posição se encontra, ou está a reinventar um novo conceito de democracia nascido de um golpe de estado! É impressionante ouvir isso de um presidente saído de um golpe de estado! Onde estavam os valores democráticos desse senhor, quando aliou-se aos militares para chegar ao poder!? Esses valores não eram para serem respeitados e cumpridos!? Agora interessa defender esses valores na democracia por ele inventado, apenas para atrasar a saída dos amigos golpistas da cadeira do poder! Que vergonha!

Termino este texto, manifestando os meus mais sinceros votos de melhoria para Serifo Nhamadjo, para que, ainda em vida, consiga perceber a porcaria que ele e os seus comparsas golpistas fizeram ao país com o golpe de estado e neste dito período de transição.
 
Jorge Herbert"