quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Independente(mente), aos 37 anos

Vou contar-vos a história de um povo
Que tem tudo para sofrer de novo
Vou falar-vos de velhos combatentes
Sacrificados no pós independência

Vou falar do soldado tombado
Da criança que sofre calada
E do povo que já está cansado

Vou falar desta terra de corajosos e destemidos
Nossa Guiné-Bissau de muitas e más memórias

Vou falar de um povo pacato
Que chega a ser patético
E decidiu não ser feliz

Gostaria de mostrar-vos uma nova terra
Guiné-Bissau em paz
Guiné-Bissau, do meu coração

Guineense, não voltes a deixar que te cansem
Não vaciles que é chegada a hora
Dá-me a tua mão
Para juntos acabarmos com a miséria
Nossa Guiné-Bissau juntos levantarmos
Guiné-Bissau do meu coração

Vou falar dos artistas sofridos
Que pintaram 37 anos de guerras
E almejam agora o sossego
Para pintarem anos brancos de paz

Vou falar-vos do nosso craque Nichi
Dos golos da nossa selecção
Mano brincadeira tem hora
Paz e alegria deviam aqui morar

Vou falar para você que emigrou
Na esperança de uma vida melhor
Olha que o nosso povo te espera
Ai o nosso povo te espera

Vou falar do branco que nos extorquiu e exauriu
No gingar da negra guineene
Que para a Europa não quis bazar
Com o marido da outra preferiu ficar

Vou falar do meu povo de novo
Sem esquecer o mister Norton de Matos
Vou falar-vos dos djurtus
Os donos do meu coração

Queria mostrar-vos uma nova terra
Guiné-Bissau sem guerra
Guiné-Bissau, do meu coração

Guineense não te deixes manipular
Não vaciles porque chegou a hora
Dá-me a tua mão para juntos
Nossa Guiné-Bissau levantarmos
Guiné-Bissau, do meu coração

AAS (adaptação feita muito ao meu estilo da letra do músico Matias Damásio)

Que os próximos 24's de setembro sirvam para uma prosa menos dolorosa. AAS