sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Eu vou!

A selecção da Guiné-Bissau joga este sábado com a equipa nacional do Quénia. E espero que a Guiné-Bissau vença.

Mas a selecção de todos nós não foi considerada como tal pelo Governo. Com um estádio nacional de 20 mil Lugares, porquê jogar num de piso sintético e de apenas 5 mil lugares e sem condições apropriadas?

Apenas quatro dias antes do jogo é que se lembraram que o estádio nacional afinal existe mesmo, mas estava a cair aos bocados...e ala mobilizar os chineses (que o construiram) para outra 'mãozinha'. É uma vergonha termos de pedir tudo. É inaceitável que o que nos seja oferecido não seja sequer estimado e preservado.

É uma vergonha a selecção nacional ter de pedir a ajuda do povo mais pobre do mundo - do seu povo! - para se aguentar nas canelas e organizar uma partida de futebol.

Também é vergonhoso que um país estrangeiro (não importa se amigo ou 'irmão') nos ofereça combustível para podermos abastecer de electricidade a cidade de bissau. Falo dos milhões dados pela Líbia - a Líbia, outra vez.

É penoso saber que temos o país que temos. A cidade de Bissau parece um cenário de guerra das estradas. Buracos, crateras e abismos! Mas todos os dias vimo-los a tapar buracos. No dia a seguir...os buracos reaparecem. Não há uma inspecção que funcione e diga 'não é assim', mas 'sim, senhor'. De seguida, se repararem bem, há-de meter a mão no bolso.

Voltando so futebol, peço às autoridades nacionais que façam uma participação à FIFA por alguns clubes europeus recusarem a participação dos nossos atletas neste jogo. AAS