segunda-feira, 6 de abril de 2009
João Miranda é o Enviado Especial do Presidente da Comissão da UA para a Guiné-Bissau
Dados obtidos através da Embaixada da República de Angola na Etiópia indicam que o Deputado da Assembleia Nacional e antigo Ministro das Relações Exteriores da República de Angola, Dr. João Bernardo de Miranda, foi indicado para exercer o função de Enviado Especial do Presidente da Comissão da União Africana para a Guiné-Bissau.
João Miranda terá como missão apoiar os esforços em curso ao nível nacional, da Guiné-Bissau, e a nível da União Africana, com vista a uma verdadeira reconciliação, a realização das eleições presidenciais e a reforma do sector de defesa e segurança neste país.
A Guiné-Bissau atravessa uma etapa política difícil, marcada pelo assassinato do Presidente da República, João Bernardo Vieira “Nino” e do Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas, General Tagmé Na Waié, durante o mês de Março último. Neste sentido, João Miranda estará engajado no processo de preparação das eleições presidenciais e nos esforços conjuntos feitos pela União Africana, Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e a Comunidade Económica para o Desenvolvimento da África Ocidental (CEDEAO), com vista a estabilidade politica e a reforma do sector de segurança na Guiné-Bissau.
É a primeira vez que uma personalidade angolana exerce tal função ao nível da União Africana, razão pela qual a sua indicação deve ser encarado como um motivo de regozijo pelo país e também de reconhecimento pela União Africana aos esforços que Angola vem desempenhando na resolução dos conflitos no continente africano.
Dr. João Bernardo de Miranda, Jurista e Jornalista, serviu durante 20 anos o Governo da República de Angola, tendo sido Vice-Ministro da Comunicação Social, Vice-Ministro das Relações Exteriores e Ministro das Relações Exteriores (este ultimo cargo exercido de 1999 à 2008).
Deputado à Assembleia Nacional da República de Angola e membro da Ordem dos Advogados de Angola, o Dr. João Bernardo de Miranda presidiu a Reunião Especial do Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre a Guiné-Bissau, na altura em que Angola era membro deste órgão (2004 - 2006) e teve a iniciativa sobre a organização e realização de uma Mesa Redonda de Doadores e Amigos da Guiné-Bissau.