sexta-feira, 3 de abril de 2009

Pensar o País e preparar-se para o melhor

A verdade, a ética, que deveriam ser o primeiro direito ou atributo do ser humano, ocupam cada vez menos espaço na cabeça dos políticos guineenses.

Eu não sou hipócrita, nem ando para aqui com hipocrisias de nenhuma índole, quando falo dos nossos políticos. É urgente enfrentar, sem mais demoras, uma reforma autêntica, quiçá dolorosa e sobretudo um processo profundo de democratização do nosso País. A situação já é insustentável. A prová-lo, essa vergonhosa incapacidade do governo sob liderança do Primeiro-Ministro Carlos Gomes Júnior, de ter mãos sobre o País e impedir os desmandos dos militares.

Guineenses,

Vivemos quase três décadas sem, praticamente, uma notícia boa. O próprio desaparecimento de valores e de referências é angustiante. O exemplo tem de vir de cima. Bons chefes influenciam e fazem boas equipas, tal como bons pais criam bons filhos e bons governantes concebem bons projectos e leis (e ficam na história).

Os que se servem dos cargos que ocupam para fins meramente pessoais são os inibidores do progresso e os verdadeiros responsáveis pelas crises que ciclicamente vivemos. Tudo o resto de ruim vem por afinidade e como consequência das atitudes destes parasitas sugadores do suor e do trabalho dos pobres.

Não se pode governar contra as classes profissionais, porque estas são feitas de seres vivos, e cidadãos. Que votam, e se revoltam constantemente. A relação do Estado com os cidadãos é complexa porque, ao contrário do que pretende a teoria (seja ela qual for) o Estado não reconhece apenas cidadãos. Reconhece também os grupos e classes sociais a que eles pertencem. Mas como estes grupos e classes sociais têm uma capacidade muito diferenciada de influenciarem o Estado, a igualdade dos cidadãos perante o Direito e o Estado é meramente formal e esconde desigualdades por vezes gritantes.

Sonho com um País educado e informado, um País que possua uma cultura geral integral e possa comunicar com o seu povo e com outros povos do mundo. Os que temem o pensamento livre não educam os povos.

António Aly Silva