quinta-feira, 30 de abril de 2015

OPINIÃO AAS: Disfunção Pública e Outras Histórias de Encantar


Os funcionários públicos da Guiné-Bissau são a classe mais favorecida - ainda que completamente inútil - do País. São gordos e reluzentes (ganhando miseravelmente) e passam todas as manhãs nos tristes cafés de Bissau. Numa palavra: a CORRUPÇÃO continua, talvez até mais desavergonhadamente.

É claro que o 'governo de ladrões da transição' pilhou o País, sugou-o até ao tutano. Fez o que quis e até hoje ninguém foi chamado á razão. Foram construídas em pouco mais de dois anos centenas de residências, em Bor e em Safim, cada uma maior e mais espampanante que a outra. Alguém, até hoje, mais de um ano depois de empossado um Governo legítimo foi RESPONSABILIZADO? Não me parece...

Um destes dias, perguntei a um amigo, por sinal funcionário público: "Diz-me, não trabalhas hoje?" A resposta foi pronta e seca: "O ministro não está, viajou." Não desarmei. "Mas o ministério está fechado?" Ele."Não, não está." Depois, como quem não entendeu, mudou simplesmente de mesa...

Isto prova que o guineense, o funcionário público, é irresponsável e está-se nas tintas para o público que é suposto servir. O Governo da Guiné-Bissau sabe isso muito bem, mas fecha os olhos. Compromissos no PAIGC estão a dar cabo do Estado da Guiné-Bissau!

Besame mucho

Bissau é a capital mundial da compaixão: com os assassinos, com os ladrões do Estado (do Povo), com os pedófilos; Nunca vi, nos países de língua portuguesa que conheci, cidade como esta: (quase) tudo escrito em francês - os nossos novos colonizadores. Bissau, a sua economia informal e o que mais houver, estão nas mãos dos senegaleses e guineenses da Guinée.

Perguntei um dia a um engraxador de palmo e meio:
"De onde és?"
- De Conacry, respondeu.
Insisti: "Mas em Conacry não há sapatos? É que são todos de lá."
Sorriu.

Não há esquina em Bissau sem um mecânico, e mesmo ao lado tem de haver um barraco sujo para remendo de pneus e venda dos mesmos. Esquina sem um cubículo transformado em 'boutique', então, será um sacrilégio. A cidade tornou-se suja, porca mesmo. As pessoas parecem zombies, arrastam-se e levam com elas o peso da angústia, e toda a poeira.

O guineense copia tudo pela negativa. Exemplo recente? As obras de asfaltagem das estradas de Bissau. A empresa Arezky coloca tabuletas com sinal de proibição de passagem? O guineense TEM de passar para mostrar que é ALGUÉM (mas para mim, para muitos que assistem a estas exibições baratas não passam de esbirros fanfarrões!). Anós i sombra di kuku. Nô ta sonbria utrus...

Desmembrar é a solução

Há membros do Governo que nada acrescentam e que o País dispensava neste momento. (farei o retrato de cada um). Hoje mesmo (quinta feira) o Presidente da República tomou o Governo de ponta. Chamou os sindicatos e, visivelmente desconfortável, questionou se, perante a função pública que temos "devemos mesmo festejar o 1º de maio?" Um recado para o primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira e para o tutelar da pasta.

O Chefe de Estado condenou o aumento dos preços nos produtos de primeira necessidade, e perguntou: "Perante isto, o que fez o Governo?", e disse que esteve todo este tempo calado porque "quem fica calado está à procura da razão."

Para além do simbolismo do acto (vespera do 1º de maio), o Presidente quis dar um sinal: não está contente, e pode agir a qualquer momento. Falou da corrupção que grassa no País, e, mais do que tudo, quer que o Governo faça alguma coisa, que dê pelo menos a mão ao guineense comum que se sente cada dia mais sufocado.

Os donos disto tudo

Outra coisa que me irrita: a empresa Santy Comercial - os novos donos disto tudo. Até conseguiram construir um centro comercial...dentro de um quartel!!! A obra, que devia ser embargada, continua feliz e contente! Negociaram, sabe-se lá com quem, e como, a construção, nas barbas da ANP - e no terreno desta!!! - de um hotel de seis/sete andares.

A Santy Comercial, segundo fontes do DC, investiu já cerca de 45 milhões de dólares na Guiné-Bissau, e quase todo este investimento foi negociado durante - claro! - o período de banditismo e da roubalheira da 'transição'. CONSTRUÍRAM um enorme estaleiro na avenida dos Combatentes, por cima da estrada, com filas de contentores empilhados com altura de 6/7 metros: AQUELA NÃO É UMA ZONA INDUSTRIAL!!! Mas alguém se ralou? Que nada...pagam toda a gente!!!

Os vizinhos da Santy Comercial estão perdidos. Hoje memo fui até lá e vi as casa rachadas, os pilares a cair, os tectos também. Dia e noite máquinas a operar: de fazer blocos, de fazer cimento, camiões a buzinar pela noite dentro. Mas pior mesmo, só isto: colado aos enormes armazéns, está um JARDIM DE INFÂNCIA!!! No dia em que, por causa da trepidação, uma viga cair e matar uma criança talvez as autoridades se preocupem...

Tirei fotografias, falei com as pessoas e na próxima semana serei eu ou a Santy Comercial - não abrem a porta aos juízes - ACONTECEU! - ignoram as decisões dos tribunais - TAMBÉM ACONTECEU. Disseram até uma vez que NÃO FALAM COM SECRETÁRIOS DE ESTADO, SÓ COM MINISTROS!

Agora pergunto: quem é a Santy Comercial para, NA MINHA TERRA, fazer gato sapato do meu Povo? O tanas!, só mesmo por cima do meu cadáver! Este assunto das casas chegará ao PRESIDENTE DA REPÚBLICA, pois sei que lá, no palácio, andam, desde janeiro, a bloquear uma audiência dos moradores do bairro Plack-2.