quarta-feira, 8 de abril de 2015

DSP agradecido à comunidade internacional


O primeiro-ministro guineense, Domingos Simões Pereira, viajou ontem para Portugal para uma visita privada de uma semana mas, antes de deixar Bissau, reuniu-se com alguns elementos da comunidade internacional a quem agradeceu pelas promessas de apoio ao país. Domingos Simões Pereira voltou a agradecer à comunidade internacional as promessas de apoios financeiros para a Guiné-Bissau, feitas numa mesa redonda na Bélgica no dia 25 de Março deste ano .

O chefe do Governo de Bissau afirmou que as promessas de apoio anunciadas, mais de mil milhão de euros, "não são, contudo, um cheque em branco" ao país ainda que a comunidade internacional tenha mostrado "confiança no trabalho em curso" na Guiné-Bissau. Prometeu que o Governo se vai sujeitar ao controlo dos recursos mobilizados na mesa redonda, bem como os gerados a partir das receitas internas, num esforço de demonstrar transparência.

"Não haverá zona sombra", defendeu Domingos Simões Pereira, notando também que não pode haver situações de controlo para que a parte guineense possa invocar a soberania nacional para não se sujeitar a fiscalização das suas contas e acções públicas. O governante referiu ainda que vai iniciar consultas directas com as organizações e países que anunciaram apoios financeiros ao país para determinar os mecanismos de desbloqueamento dos fundos e as modalidades de implementação dos projectos.

Domingos Simões Pereira adiantou ter solicitado a todos os departamentos governamentais planos de acções sectoriais para absorção dos fundos prometidos em Bruxelas.