quarta-feira, 8 de abril de 2015

Chip nos automóveis para caçar chicos espertos


A secretária de Estado dos Transportes e Comunicações da Guiné-Bissau apresentou hoje um projeto para colocar em todos os veículos 'chips' de identificação, para "melhorar o controlo" das autoridades. A iniciativa da introdução do equipamento, denominado 'chip´ de controlo de veículos, é da direção-geral de Viação e Transportes Terrestres mas foi bastante elogiada pelo secretário de Estado, Joao Bernardo Vieira.

"É a modernidade. Estamos contentes com o trabalho da Direção-geral da Viação, apenas apelamos que continue a nos presentear com iniciativas como estas que trazem a inovação", disse o governante. O diretor-geral da Viação e Transportes e Terrestres, Bubacar Paralta, considerou que com o equipamento o país passará a saber o número de viaturas que tem, a marca, o ano de fabrico, tipo de combustíveis e ainda detetar a sua situação em termos da documentação.

"Numa operação de rotina os agentes da ordem vão saber se a viatura está legal, se tem tudo regularizado com o fisco, quem é o dono, se a chapa de matrícula é autêntica" entre outros procedimentos, notou Paralta. Até aqui os agentes da fiscalização e controlo das viaturas mandavam parar os carros nas estradas e pediam a documentação ao motorista.

Em muitas ocasiões era preciso consultar os computadores ou arquivos em papel na Direcção-geral da Viação e Transportes para confirmar as informações. "Agora o agente em operação na estrada tem um pequeno computador na mão e pede o ´chip´ de registo ao motorista e a partir daí colhe todas as informações", defendeu Bubacar Paralta. O governo acredita que, com esta medida, será possível verificar a qualidade do parque automóvel, esperando ainda uma subida das receitas do Estado.