terça-feira, 13 de julho de 2010

A 'fórmula' para extorquir e humilhar os guineenses

"Olá Caro Aly,

Espero que este correio electrónico te encontre em melhores condições. Acabei de ler o teu posting sobre o ocorrido na Gâmbia. Acho que as autoridades policiais, militares e aduaneiras já encontraram uma fórmula de intimidar, burlar e saquear os guineenses, usando o pretexto "droga" para lançarem as suas ofensivas contra as pessoas clara e facilmente identificadas como sendo da Guiné-Bissau.

Eu tenho a plena certeza de que haverá centenas de outros guineenses anteriormente confrontados com a mesma situação. Mas em que parte do mundo uma pessoa é meticulosamente "revistada" com base numa simples "desconfiança" baseada no penteado do cabelo ou na origem da pessoa?

Como se isto não bastasse, uma outra pessoa da autoridade estraga a tua viatura e nem sequer pede desculpas ou oferece "reparações" pelos danos causados. Serão estas atitudes aceitáveis num país com mínimos direitos civis? O que te aconteceu é uma aberração e uma grande injustiça.

Se os guineenses - sobretudo o Governo guineense - não contestarem e repudiarem esta atitude inaceitável da nossa vizinha, haverá riscos de maiores incidentes e outras situações perigosas que poderão prejudicar gravemente o relacionamento entre os dois países.

Tomarei a iniciativa de fazer chegar esta mensagem às autoridades governamentais e civis da Guiné-Bissau, mesmo sabendo que tantas outras pessoas já o terão feito, já que o teu bloque é lido por muitos, incluindo diplomatas e pessoas nas posições de autoridade na Guiné-Bissau.

De resto, desejo-te a melhor sorte durante esta tua jornada. Que Deus te proteja todos os dias!

Abraços,

U.D.
"

NOTA: Meu caro amigo, muito obrigado. Um abraço para ti e outro a repartir pelos nossos irmãos nos States. Aly