sexta-feira, 23 de julho de 2010

Bom. Bem bom! + entretantos...

- Desde que, ontem, aterrei em Lisboa tenho recebido telefonemas de amigos e de gente simpatica. Melhor ainda: ja recebi mais de uma centena de telefonemas!!! Os convites sucedem-se a um ritmo frenetico e eu nao vou conseguir - com muita pena - estar com todos eles, embora tenham todos lugar no meu coraçao!

Ontem, almocei com a Marina no El Corte Inglês (que e espanhol...). A Marina e uma das melhores apresentadoras de televisao que Portugal alguma vez tera. Revi ainda o Luis (socio da Marina), que vi apenas uma vez num jantar - e ficou-me na memoria: uma pessoa espectacular e com pensamentos positivos para ajudar o meu Pais: embora nessa, amigo.

Hoje, almocei com alguns ex-colegas de "O Independente" (da revista Sabado) e ficou ja marcado um hiper jantar para o dia 1 com quase todos eles, espalhados pela "Sabado", "Sol", "Correio da Manha", "i" entre outros. Vai ser bom rever os amigos de verdade. Da parte da tarde fui a FNAC - livros e discos, e fiz compras na H&M.

Falei ao telefone com o Helder Vaz, outro amigalhaço, que se encontra por terras de Angola, no ambito da CPLP, de que e director-geral. Conversei com outro bom amigo: Anilson Vaz, que me convidou para ir a casa dele - e sera ja no domingo. Vaz, esta combinado? Uma almoçarada daquelas, hein? Abraço forte de sempre.

Vi ainda amigos que conheci ao tempo, na Guine (o senhor Louro que foi director do Hotel 24 de Setembro), falei com o director-geral da Saude de Portugal, o meu bom amigo Francisco George - "Aly, a Guine e aminha segunda Patria e vou dentro em breve rever amigos" - obrigado, Francisco.

Bebi cafe com o juiz Mota e mais uns amigos, recebi abraços sentidos de dezenas de guineenses - um amigo português (o Manuel, que foi director do grupo Fernando Barata, primeiro em Cacheu e depois no 'Namtchit') convidou-me a ir a Nazare - e vou!.

Revi o Cordeiro, o grande Cordeiro, com quem partilhei um senhor leitão da Bairrada, em Bissau em casa de um amigo e falei com o Cornelio - homem de bem, guineense, nascido num pais que se tornou madrasta para ele e para muitos outros.

Quero ver o Barnabe e mais amigos. So assim me sentirei bem, pois são gente por quem tenho carinho e admiração. Telefonem: 92 682 11 86 (Marcos, meu querido primo - estou a espera do teu telefonema e daquele abraço).

Durante toda a manha andei com o meu filho, o Guilherme, de um lado para o outro: No Colombo, compramos um violão (não, eu não pesco nada disso, mas ele diz que sabe tocar). Veremos...

Fui tão bem recebido que me apetece ficar toda a vida e mais seis meses. Enfim, tenho estado com quem conta! Amanha, lanche com a Mafalda - uma amiga, e conselheira, como nunca terei.

Para fechar a noite, a rever, no canal 1 da RTP o filme: Kiss Kiss, Bang Bang!

- Entretanto em Bissau, mais um conselheiro: To Diouf foi nomeado Conselheiro do Presidente da Republica para a area da Ciencia e da Tecnologia.

- Outro entretanto: O Conselho de Segurança das Nações Unidas apelou hoje ao governo da Guiné-Bissau para que seja "imediatamente" libertado, ou entregue à Justiça, o ex-chefe de Estado-maior das Forças Armadas detido em abril, Zamora Induta.

O apelo consta de uma declaração da presidência nigeriana do Conselho de Segurança hoje divulgada, negociada desde quinta feira da semana passada, quando o representante do secretário geral na Guiné-Bissau, Joseph Mutaboba, esteve em Nova Iorque para fazer o ponto de situação no país
.

Podem esperar sentadoS, de preferencia com uma taça de champanhe numa mao e um croquete na outra... Não baixaremos mais as calças - nem com a ONU nem com a UE. O tanas!.

PREOCUPANTE: O Governo guineense anda a comprar guineenses no exterior, para dizerem INVERDADES - o que pode ser PERIGOSO... AAS