segunda-feira, 29 de abril de 2013

AVISO


A embaixada de Cuba, foi informada que um dos golpistas quer pedir asilo político na sua representação diplomática, em Bissau. O embaixador informou já ao golpista em causa que recebeu ordens superiors de Cuba para não receber nenhum militar ou político nas instalações da embaixada... AAS

domingo, 28 de abril de 2013

"Não importa o que as outras pessoas falem de você, o importante é que você continue sendo a pessoa que sempre foi. Se mudar, mude para melhor." - Theodore Roosevelt


Guiné-Bissau é o país com piores indicadores em termos de segurança aérea


Guiné-Bissau é o país da África Ocidental que apresenta os piores indicadores em termos de segurança aérea. As conclusões surgiram durante o encontro de peritos de aviação da União Económica da África Ocidental.
A Guiné-Bissau não conseguiu atingir a meta estabelecida pelos países da África Ocidental no que toca à segurança aérea. Quem o diz é Gregório Gomes, director de segurança do Instituto Nacional de Aviação civil na Guiné-Bissau. O responsável afirma que a falta de quadros especializados poderá ter contribuído para a má prestação do país no que refere aos indicadores de segurança aérea.

No oitavo encontro de peritos de aviação da União Económica da África Ocidental-UEMOA- a Guiné-Bissau aproveitou para pedir apoio aos parceiros para que no futuro o país possa atingir os níveis desejáveis, ou seja os sessenta e cinco por cento. Todavia, no que diz respeito à segurança aeroportuária a Guiné-Bissau apresentou melhorias, avanços que foram saudados pelos países que participaram no encontro. RFI

sábado, 27 de abril de 2013

Diga não à limpeza étnica nas Forças Armadas, antes que seja tarde!


"Caro Aly, peço-lhe que publique este texto. Abraço

Com a sentença (de fantochada) de “capitãozinho de Mafra” Pansau Intchama, veio ao de cima a verdadeira intenção da “inventona” do contragolpe de 21 de Outubro. A verdade é que repetiram a mesma maquiavelice do “caso 17 de Outubro” que culminou com as mortes de Viriato Rodrigues Pam, Paulo Correia e outras individualidades, nos anos 80. Criam-se “Inventonas”, executam-se quadros duma dada etnia e condenam os restantes para os poderem excluir das fileiras das nossas forças armadas. É isso o que está a acontecer à etnia Felupe, que doravante podem dizer e com toda razão que existe um “caso 21 Outubro” que visou uma limpeza da etnia Felupe das fileiras das nossas forças armadas.

A verdade seja dita, os militares da etnia Felupe são os mais temidos atualmente pelos da etnia militares da etnia balanta.  Consequência não só da bravura, coragem, disciplina, mais principalmente pelas suas dedicações a causa da formação, já que mesmo em serviço militar obrigatório nunca abdicam de irem tirando os cursos como podem, ao contrário dos “militares balantas” que só o fazem quando são atribuídos bolsas como recompensas de assassinatos e de preferência para irem estudar num país estrangeiro (Pansau Intchama, Júlio Man N’bali etc, etc…são exemplos disso).

Se não foi este o objetivo da “inventona” de 21 de Outubro de 2012, então que alguém me responda as seguintes perguntas:

1.  Alguém no seu perfeito juízo acredita que João Mendes e Ananias Djedju (militares e quadros superiores da etnia felupe com experiência de guerra, uma vez que combateram nos mais temíveis frentes de combate durante a guerra de 7 de Junho de 1998) iam-se juntar à meia dúzia de civis para atacarem um quartel com cerca de 1000 tropas de elite, "os Boinas Vermelhas"?

2.      Afirmaram que um militar que se encontrava de serviço naquela noite reconheceu e identificou o Pansau Intchama como o comandante da operação. Se assim fosse, porque é que não lhe matou? Porque optou antes por matar os comandados por este, deixando-o fugir? 

3.      Se foi o Pansau quem os comandou, como é conseguiu fugir sozinho para Bolama sem que os outros militares o acompanhassem? Onde é que estavam os que agora acusam (o Jonco Manga, Degol Manga, Jorge Sambu, Braima Djedjo, Etchem Sambu, Paulino Djata etc)? Estes não queriam fugir pois não?

4.      Que tipo de bala é que as nossas forças armadas possuem, que antes de te matar, queima-te primeiro a pele na coxa, do tórax etc? Vejam as fotos dos executados, não sejamos ingénuos, estes foram presos maltratados, queimados com maçarico, mortos e os corpos levados posteriormente para um local para darem espetáculo. Alguém viu os invólucros de bala junto dos corpos ou eles foram atacar o quartel das tropas de elite a pedrada? Vejam e revejam as fotos dos executados...

5.      Se prenderam, maltrataram e executaram os que acusaram em Bolama de terem tentado ajudar o Pansau à fugir para Guiné-Conacry, porque é que ele (Pansau) não foi se quer beliscado quando o prenderam? Alguém viu a aflição na cara de Pansau na sua chegada a Bissau ou algum sinal de maltrato? Não estava ele a sorrir nas nossas caras e a enfiar-nos barretes à todos?

6.      E os jovens assassinados em Bolama (Ensa Dabo, Carlos Alves, Amadu Baldé, Ussumane Sane da Costa «vulgo Baba» e Edgar) também eram assaltantes do quartel? Meus irmãos, estes foram executados porque viram e sabiam mais do que "deviam", por estado no sítio errado e na hora errada e presenciaram "in loco" a chegada de Pansau, que para lá fora levado pelas mesmas pessoas que o foram buscar, os militares.

7.      E mais, a quem interessa uma limpeza da etnia Felupe das forças armadas Guineense? O “porta disparates de transição” o Fernando Vaz, até já nos tinha levantado o véu quando disse que os executados não eram Guineenses (lê-se não eram Felupes), mas sim, “Djolas de Casamansa”… (Ai, ai, ser temido pelos Balantas e pelos Senegaleses tem o que se lhe diga).

8.      Se fosse verdadeiro contragolpe, como disse o Pansau, e se o Zamora Induta fosse o autor moral, porque é que não houve mais balantas envolvidos (mais balantas acusados), ou balantas mortos? Se isso fosse verdade, o Zamora não teria pelo menos mais um “macho” balanta dispostos a colaborar a não ser Pansau Intchama, que até nem era o seu braço direito quando era CEMGFA, mas sim, o braço direito de António Indjai que era seu comandante direto a quem afirmou ter obedecido ao executar o Nino Vieira?

Digo mais, esta limpeza não é de agora, pois já fez vítimas doutras etnias no passado recente. Se não, vejamos;

·         O Ansumane Mané (Comandante Supremo da Junta Militar) foi morto, no entanto, não mataram o Buota Nambatcha (da etnia balanta) que era o seu adjunto na altura.

·         Veríssimo Correia Seabra foi morto junto com Domingos de Barros, mas Watna Na Laie (o então Chefe de Estado Maior do Exercito, da etnia balanta) e Emílio Costa (o então vice-Chefe de Estado Maior General da Forças Armadas, da etnia balanta) não foram mortos…

·         Se não fosse por ser da etnia balanta, porque é que não mataram também o José Zamora Induta quando o António Indjai lhe deu "golpe" (como fizeram com Ansumane e Veríssimo) … “Kuma lubu ka ta kumé lubu?”

A semente já se encontra em terra fértil, não nos surpreendamos depois com os frutos (de vingança), ou porque não, já que se repetem “os Outubros” não seria ingénuo da nossa parte não esperarmos um outro “7 Junho” com consequências deveras imprevisíveis?

Kuma baga-baga ka tene tarsadu, ma i ta korta paja!

Mídana Silva"

Dapi ku fadi: Ditadura do Consenso, a caminho dos 7 milhões de visitas (6.837.479)... Bô na matil, ladraduris, cobardus. AAS


ANGOLA: "O desgaste (da Guiné-Bissau) na acção internacional, é como que um golpe"


A secretária de Estado da Cooperação angolana afirmou hoje, na Cidade da Praia, que a realidade dos factos na Guiné-Bissau demonstra "quem de facto tem razão" e desdramatizou críticas das autoridades de transição guineenses a Angola e Cabo Verde. Ângela Bragança falava aos jornalistas após um encontro de trabalho com o chefe da diplomacia cabo-verdiana, Jorge Borges, reunião que marcou o primeiro de quatro dias de uma visita de trabalho a Cabo Verde. "Isto é natural (as críticas). Mas a realidade dos factos, no terreno, vai demonstrando de que lado está a razão. Há uma deterioração da situação social, que é ditada sobretudo pela dificuldade de (o país se) autofinanciar os projetos e as ações.

É preciso que haja estabilidade para que se capte o investimento estrangeiro e a ajuda externa", sublinhou, mas "na situação em que se encontra é muito difícil". "Angola e Cabo Verde estão a fazer o seu papel, sem intromissões, estão a agir no quadro das resoluções dos órgãos internacionais e da União Africana e acho que, neste quadro, continuaremos a dar a nossa ajuda ao povo da Guiné-Bissau", acrescentou Ângela Bragança.

A governante angolana advertiu também para os perigos do desgaste da comunidade internacional em relação às sucessivas crises político-militares e à falta de respostas face aos pedidos de paz e estabilidade no país. "Começa a haver um desgaste e o desgaste, na ação internacional, é como que um golpe. Quando já começa a não haver resposta pronta às solicitações, deixa-se cair no marasmo e eu receio que aconteça isso com a Guiné-Bissau", avisou, aludindo às autoridades de transição saídas do golpe de Estado de 12 de abril de 2012.

Lembrando as palavras ditas recentemente, também na capital cabo-verdiana, pelo enviado especial do secretário-geral da ONU para a Guiné-Bissau, o ex-Presidente timorense José Ramos-Horta, a secretária de Estado angolana realçou que as autoridades da transição guineense estão perante "uma última oportunidade". "Mas devemos trabalhar no quadro que está estabelecido para que o país irmão se estabilize e possa dar dias melhores à população que sofre. Hoje, mais do que nunca, a população sofrerá mais, pois não há condições financeiras nem suporte económico para desenvolver o país", sublinhou.

Ângela Bragança, considerando que a atual situação na Guiné-Bissau é "desoladora", garantiu que Angola vai, porém, continuar a apoiar os esforços de estabilização no país, dentro do quadro que está definido. "Estamos comprometidos politicamente (com a Guiné-Bissau) e com o povo guineense e a nossa contribuição vai continuar a ser dada nos quadros que estão definidos", concluiu. Angola manteve até ao golpe de Estado uma missão militar na Guiné-Bissau, fruto de um acordo nesse sentido com o Governo então deposto pelos militares, liderado por Carlos Gomes Júnior.

Embaixadas ao deus dará


As nossas representações diplomáticas, sem excepção, estão a viver um autêntico calvário. A maior parte delas estão com mais de dez meses de salários em atraso, e é frequente ver os nossos representantes diplomáticos a pedinchar ou em cenas de pugilato com os senhorios ou, na falta de cabedal para resistirem à expulsão musculada, sair com o "rabo entre as pernas", mas deixando sempre algumas pertenças como garantia ao senhorio, não venha os nossos representantes escapulirem-se sem pagar as rendas que normalmente são mais acumuladas que os atrasados.

Esta situação começou a inquinar-se ainda mais com o último consulado presidencial e agravou-se com os novos abutres do regime de transição que, por uma palha, nomeam embaixadores como se fosse um exercício de prazer se tratasse. Qualquer pé descalço ou marginal quer ser embaixador, encarregado de negócios ou cônsul, e o resultado é o que se vê neste momento: a um sem número de representantes diplomáticos em exercício, mais os ex-representantes que nunca retornaram ao local de afectação, junta-se-lhes uma lista infindável de novos embaixadores, encarregados de negócios e cônsules nomeados por conveniência -ou dólares - pelo regime golpista de Bissau... sem qualquer orçamento para assegurarem a sua instalação e representatividade condigna.

Da minha passagem por Dakar, soube de fontes fidedignas de que a embaixada está a pão e água há mais de 8 meses e os nossos representantes andam num autêntico "sukundi-sukundi" com os respectivos senhorios, não ousando sequer andar nos seus veículos, portanto "car-rapide obligé" para mostrar ao wollof ndiaye de que estão falidos que nem o Bubo Na Tchuto, que nem um par de sapatos pode comprar (eu particularmente estou de acordo com a táctica, pois segundo ouvi dizer, o wollof até cobra dívida de morto... AAS

Braima Camará apresenta Moção de Estratégia


Acabamos de lançar no nosso Site de Campanha do candidato à liderança do PAIGC, BRAIMA CAMARÁ a Moção de Estratégia que o projecto para uma “Liderança Democrática e Inclusiva”, pretende apresentar ao VIII Congresso do nosso glorioso PAIGC, em cumprimento das disposições estatutárias que regulam a apresentação de candidaturas à liderança do Partido.

É um documento aberto, em preparação desde há vários meses, mas ainda completamente aberto para a contribuição de todos quantos nela se queiram rever. Por isso, todos quantos o queiram fazer poderão não só trazer as suas críticas e sugestões, como assiná-la, contribuindo assim para a definição das linhas de orientação que conduzirão a vida do nosso Partido nos próximos anos, caso o projecto por mim liderado saia vencedor, como o esperam todos quantos têm partilhado a sua construção.

Contamos com a vossa contribuição e podem crer que ela se reveste da maior importância para nós. Já acolhemos o conjunto das recomendações que nos foram apresentadas por militantes e simpatizantes do partido no périplo que realizámos por todo o país, para auscultar e sentir, na primeira pessoa, os problemas e as aspirações do partido e dos seus militantes, como continuaremos a acolher as contribuições que voluntariamente nos quiserem oferecer para melhorarmos a nossa visão sobre o futuro do nosso Partido e da nossa terra. O nosso firme propósito é que a Moção de Estratégia seja um documento participado, por cuja concretização todos e cada um de nós se sentirá responsável.

Os nossos antecipados agradecimentos

Iª Convenção Nacional do PND


PND REALIZA A SUA 1ª CONVENÇÃO NACIONAL
 
Sob o lema “Um Partido – Um Sonho – Um País”, o Partido da Nova Democracia liderada até à convenção pelo Sr. Iaia Djaló, realiza em Bissau de 10 à 12 de Maio a sua 1ª Convenção Nacional.
Esta Convenção surge num momento em que o país atravessa uma das suas maiores crises da última década. Trata-se de um momento crucial na vida dos guineenses que almejam por uma liderança diferente, mais empreendedor, mais dinâmico, mais democrático, mais eficaz e mais justo.

O PND pretende contribuir para a renovação da democracia guineense, dando-lhe mais vigor, mais estímulo, mais abertura, mais solidariedade e sobretudo mais responsabilidade. A Convenção irá juntar académicos, jovens quadros, trabalhadores exemplares do país, brilhantes funcionários anónimos, mulheres batalhadoras, homens de negócios, artistas e camponeses oriundos de todo o país, num total de 579 delegados, para juntos preparem um outro futuro que começará à partir do dia 10 de Maio.

O Partido da Nova Democracia será um partido aberto ao diálogo, à alianças estratégicas, mas na base de princípios e valores que norteiam um Estado de Direito Democrático e tendo os interesses da Guiné-Bissau como o ponto de partida para qualquer negociação. O respeito pelas diferenças, a tolerância étnica e religiosa, o respeito pelas regras de jogo democrático, o respeito pela igualdade e equidade entre os sexos, a transparência e a responsabilidade governativa são, entre outros, os valores e princípios que o PND defende.

É nossa convicção, que este país é possível, desde que haja mais patriotismo, mais capacidade, mais responsabilidade e melhor organização. Não podemos continuar a carregar nos nossos ombros o nome de um Estado falhado, um Narco-estado, apenas porque um grupo de pessoas querem acaparar-se da Guiné. Este país possui recursos humanos, naturais, florestais e haliêuticos em abundância, o que é preciso é capitalizar este achado, organizar-se melhor, dar oportunidades a novos talentos para transformar a nossa Guiné. O Partido da Nova Democracia será sem sombra para dúvidas, uma alternativa sustentável à bipolarização política que tem conduzido o país apenas para a violência e para a miséria. Juntem-se todos a este projecto.

Viva PND, Viva a democracia, Viva a República da Guiné-Bissau.

sexta-feira, 26 de abril de 2013

Todos os nomes


Nomes dos novos directores das escolas públicas...:

Adulai Bobó Sissé – Liceu Regional Luís Fona Tchuda (Gabú)
Adulai Ualú – Liceu Sectorial de São Domingos
Agostinho G. Correia – Dr. Rui Barcelos da Cunha (Bissau)
Almeida Quadé – Godfredo Vermão de Sousa (Bissau)
António Ansú Sani – Ensino Básico Unificado Revolução de Outubro (Bissau)
Bacar Dam – Amizade China Guiné-Bissau (Bafatá)
Caba Sambú - Liceu Regional Hejy-ya-Henda (Bafatá)
Carlos Mida N`haslambé - Liceu Regional Areolino Cruz (Catió)
Clode Nota – Liceu Nacional Kwame N`Krumah (Bissau)
Domingos cabral – Liceu João Paulo II (Cacheu)
Ernesto F. Intalá - Ensino Básico Unificado Nº1 Contuboel (Bafatá)
Faustino da Silva – Salvador Allende (Bissau)
Faustino Gomes – Liceu Regional Domingos Brito dos Santos (Quinhamel)
Fausto Cassamá - Ensino Básico Unificado Alto Bandim
Francisco I. da Costa – Liceu de Hafia
Ildo da Silva - Ensino Básico Justado Vieira
Infali Camará – Dr. Agostinho Neto
José Elias Vasconcelos – Liceu de Cacheu
Leonardo Luis Cheim – Liceu Regional Hó-Chi-Minh (Canchungo)
Machado Té - Ensino Básico Unificado de Bôr
Malamine Bari – Liceu Regional Galdé Baldé (Ingoré)
Mamudo Jaló – Samora Moises Maichel (Bissau)
Matche Boassa – Quemó Mané (Mansoa)
Sabino Sanca - Ensino Básico Unificado Amizade Guiné-Bissau e Suecia
Sanha Intambú - Ensino Básico IIIº Congresso
Serifo Braima Seidi - Ensino Básico Unificado Bandim-Bilá
Tefna Tambá – Plack 2
Timbo Vieira - Ensino Básico Unificado de Quelelé

Gâmbia e Cabo Verde, com recados para Bissau


Discurso do Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, na Cerimónia de Entrega de Cartas Credenciais pelo Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da Gâmbia, AbdouJarjou

Excelências,
Senhor Embaixador, AbdouJarjou,
Senhor Ministro das Relações Exteriores,
Senhoras e Senhores colaboradores da Presidência da República,
Senhores Diplomatas,
Senhores colaboradores da Embaixada da Gâmbia,
Senhoras e Senhores jornalistas

Senhor Embaixador,

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PORMENOR - AS MEIAS BRANCAS DESTOAM E DE QUE MANEIRA...ISSO NÃO É UM JOGO DE TÉNIS, PÁ...

É com imenso prazer que recebo as Cartas que acreditam Vossa Excelência na qualidade de Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário da República da Gâmbia junto do meu país.

Verifico com satisfação, Sr. Embaixador, que hoje, mais que nunca, os nossos dois países estão comprometidos a trabalhar para que as tradicionais relações de amizade e cooperação que, felizmente, sempre existiram entre nós, se reforcem e se diversifiquem, seja a nível bilateral, seja a nível internacional.

Inseridos no mesmo contexto geoestratégico, Cabo Verde e Gâmbia, ambos membros activos da CEDEAO, organização sub-regional tido como instrumento útil na efectivação da estratégia de desenvolvimento económico integrado que se quer para os seus Estados membros, partilham ainda a circunstância de serem pequenos Estados o que os deve incentivar a colaborarem, de forma cada vez mais intensa e coordenada, na defesa dos interesses dos nossos países e da nossa Organização.

Independentemente da nossa pertença comum à CEDEAO, diria ainda que as nossas reduzidas dimensões territorial e populacional, aliados a uma relevante sintonia em relação a alguns dos dossiers políticos mais críticos tanto no âmbito da CEDEAO, quanto no da União Africana, nos devem estimular para uma cada vez maior concertação política e diplomática.

Estou certo que na sua missão que hoje se inicia em Cabo Verde, Vossa Excelência saberá inaugurar um novo ciclo nas nossas relações políticas, diplomáticas e de cooperação efectiva, nas mais diversas áreas, como por exemplo, o comércio, o desporto, as novas tecnologias e, muito particularmente, a cooperação entre serviços especializados na luta contra o narcotráfico, o terrorismo, o crime organizado e a pirataria marítima nas nossas águas, fenómenos que devemos combater, com convicção e determinação, se queremos que as nossas Nações se desenvolvam de forma harmoniosa e sustentável.

Senhor Embaixador,

Almejamos que os nossos países irmãos - Mali e Guiné-Bissau - possam encontrar, o quanto antes, o caminho da paz e da concórdia, para o bem-estar dos seus respectivos povos. Para tanto, gostaria de assegurar a Vossa Excelência da disponibilidade pessoal e institucional do Presidente da República na prossecução desses objectivos.

As autoridades cabo-verdianas seguiram, com apreensão, as recentes ocorrências, na República Centro Africana, que condenaram, desde o primeiro momento pelo facto de Cabo Verde se posicionar firmemente contra o recurso a qualquer tipo de violência como forma de se chegar ao poder, defendendo, os princípios da legalidade, do respeito pela Constituição e pelo direito internacional.

De igual forma, condenamos o atentado bombista que se registou no passado dia 15de Abril em Boston, manifestando total repúdio contra tal acto, e solidarizando-nos com as autoridades norte-americanas e as famílias das vítimas inocentes.

Gostaria de destacar o importante contributo que vem sendo dado pela CEDEAO na busca de soluções para a Guiné Bissau e o Mali. No último caso, registamos com grande satisfação os consideráveis avanços no sentido da reposição da integridade territorial daquele país, assim como, o restabelecimento do direito do seu povo a viver em paz, numa sociedade livre, democrática e plural a todos os níveis.

Senhor Embaixador,

Permita-me referir, com imensa satisfação e orgulho, as comemorações do 50º aniversário da criação da OUA que, em Maio próximo, serão devidamente assinaladas em Addis Abeba. Trata-se de uma efeméride que, em atenção à sua dimensão histórica, mobilizará, certamente, todas as Nações e forças vivas do nosso Continente para que todos possamos prestar a devida e justa homenagem àqueles visionários que, a seu tempo, souberam forjar o instrumento, através do qual e à volta do qual gravitaram todos os movimentos independentistas da África.

Finalmente, gostaria de terminar desejando que a missão de Vossa Excelência que hoje começa em Cabo Verde seja coroada de sucessos e que ela possa contribuir para o efectivo fortalecimento das relações de amizade e cooperação entre os nossos dois países e povos. Reitero ao Senhor Embaixador AbdouJarjou toda a disponibilidade pessoal e Institucional do Presidente da Republica para apoiar Vossa Excelência nessa missão.

Muito obrigado.

BUBO-DEA: O que diz Vasco Nacia


Vasco Nacia, membro das Forças Armadas da Guiné-Bissau, disse ter acompanhado Bubo Na Tchuto quando este foi preso pelas forças dos Estados Unidos, e garantiu que a detenção se deu no arquipélago dos Bijagós, em águas guineenses. Os Estados Unidos anunciaram no início do mês a detenção de Bubo Na Tchuto em águas internacionais, perto de Cabo Verde. O antigo chefe da Marinha da Guiné-Bissau era procurado pelos Estados Unidos por alegado envolvimento no tráfico internacional de droga, sobretudo cocaína oriunda da América do Sul. O segundo tenente Vasco Nacia terá acompanhado a situação que levou à prisão de Bubo, com quem trabalhou quando o oficial agora detido era o chefe da Marinha, conforme contou à televisão da Guiné-Bissau, TGB.

Na entrevista, disse que o seu envolvimento no caso começou no dia 01 de abril, quando Bubo lhe terá dito que estava a montar uma empresa, chamada Boston Lda, e lhe falou de que os sócios iam chegar à Guiné-Bissau e que já estavam em alto mar, pelo que lhe pediu apoio para, como piloto, ir ajudar a colocar o navio em Bissau. Bubo, acrescentou, contactou-o de novo na madrugada de dia 02 de abril para ir para Cacheu, norte de Bissau, com um empresário chamado Pedro. No mesmo carro para Cacheu seguiam também Tchami Yala e Papis Djemé, ambos posteriormente detidos.

Em Cacheu, todos seguiram num bote para o navio onde supostamente viajava o empresário, tendo Vasco Nacia sido apresentado como a pessoa para dar assistência para levar a embarcação até Bissau. "Ao chegar ao navio, o Pedro apresentou-nos a um outro senhor, chamado Alex, que teria feito todos os contactos com Bubo Na Tchuto, como sendo seu sócio",contou Vasco Nacia à TGB, acrescentando que o suposto sócio de Bubo achou estranha a sua presença e disse que apenas queria falar com Bubo, até porque trouxera alguns empresários que queriam falar pessoalmente com o antigo chefe militar.

Contactado Bubo, este dispôs-se a ir ter com eles e foi Vasco quem conduziu o bote até à praia de Suru (perto de Bissau) para nele embarcar Bubo Na Tchuto, que só apareceu mais de duas horas depois, precisou o entrevistado. Alex terá falado então a Bubo dos empresários que com ele queriam falar, a bordo do navio, tendo seguido todos até ao referido navio, atracado ao largo da ilha de Caravela. "O Bubo foi detido nas águas interiores da Guiné-Bissau, nem sequer estamos a falar das 12 milhas marítimas. Ele foi detido na zona de Caravela", garantiu.

Na entrevista, Vasco Nacia contou que a bordo do navio, num "salão VIP", lhes foram servidos sumos e que Alex disse que ia arranjar champanhe no camarote, onde na verdade estavam cerca de 50 polícias "bem armados e fardados". "De cada lado das portas do camarote estavam 25 homens armados. Na operação, o primeiro homem que se dirigiu a nós, gritou logo: Polícia. Vinham logo em nossa direção com armas em punho. Raptaram-nos logo. Meteram-nos as algemas, deitaram-nos no chão e meteram-nos panos na cabeça. Na altura nem sequer sabíamos para onde é que nos estavam a conduzir", disse.

Vasco Nacia disse também que viu duas polícias de Cabo Verde e que durante o percurso até à ilha do Sal foram identificados e questionados se tinham dinheiro para pagar a advogados. No Sal, Vasco e outro elemento, civil, foram levados pela Polícia Judiciária de Cabo Verde e Bubo, Tchami e Papis ficaram no navio. A polícia cabo-verdiana ter-lhes-á dito que eram inocentes e que ninguém podia ser capturado se o seu nome não constasse "da lista". Regressaram à Guiné-Bissau via Senegal. A Lusa tentou sem sucesso falar com Vasco Nacia. De acordo com o jornal "Última Hora", de Bissau, Vasco está detido porque as chefias militares querem esclarecer os pormenores da sua participação no caso. LUSA

Leba kabás


Diz-se que o 'presidente da CEDEAO' para a Guiné-Bissau regressa ao país no próximo domingo, e bem guardado: nem mais nem menos do que três guarda-costas, os chefes de estado-maior de três países cujos governo, com graves problemas internos nos seus territórios, impuseram e suportam a ilegalidade constitucional prevalecente na Guiné-Bissau. Os CEM do Senegal, da Nigéria e da Costa do Marfim (os queridos inimigos do Povo da Guiné-Bissau) vão trazer a sua 'noiva' e tentar uma paz podre entre Serifo e Indjai. Quando virarem as costas, logo se verá... AAS

Porque corres, Vaz?


Definitivamente os guineenses não têm tido mesmo sorte com este famigerado governo de transição que a CEDEAO impôs na Guiné-Bissau. Também, outra coisa não se podia esperar até pela incompetência que é timbre deste governo de má memória para o país e o seu Povo. Entre eles, à larga distância, destacam-se de todos os outros, o ministro dos Negócios Estrangeiros, digo esquisitos e o da Presidência e Porta-Voz, digo porta-disparates desse governo de fantoches e usurpadores.

Este governo, a cada dia que passa, mais parece um bantaba di djumbai, tal são os faits divers em que se tem envolvido, umas atrás das outras, os escândalos e poucas vergonhas vão-se sucedendo, sendo os dois supracitados os que mais dão cartas...

O ministro dos Negócios Estranhos (MNE), Faustino Fudut Imbali, tem por sua conta os imensos escândalos de vendas de postos de embaixadores (caso mais flagrante, o do Malam Sambu, embaixador na China e denunciado não há muito e de froma magistral pelo DC), as vendas dos postos de cônsules honorários, as vendas de passaportes a cidadãos estrangeiros, com particular destaque para a máfia dos países asiáticos, assim como as suas frequentes saídas patéticas e descontextualizadas da actualidade que põem a nu toda a sua incompetência e limitações como "homem de estado".

Ultimamente porém, é o porta-disparate que tem estado mais na ribalta, pois de cada vez que abre a boca ou entra mosca ou sai disparates (outro iguala-se-lhe: de vendedor de publicidade numa revista, em Lisboa, arvora-se agora em 'jornalista' dando má imagem de um governo já de si caído em desgraça, ainda que nem note que os seus escritos são de puro ódio e de uma vingança cega...). Este senhor, de tanto querer mostrar o seu apego à 'causa' golpista e cair nas graças dos seus patrões militares, apresta-se a papéis tão ignóbeis e degradantes que, sem dar conta, lhe marcarão para toda a vida na sociedade guineense e por ai fora. Posturas do género do porta-disparates, verdade seja dita, nem nos piores tempos dos governos do PRS se via tanta asneira junta. Fernando Vaz é o protótipo do agente maligno que, para sobreviver apresta-se a tudo, até vender a alma (...duvido muito se a tem neste momento) para ter as graças da sua mordomia e vida de mafioso novo-rico. Tornou-se banal vê-lo aparecer na televisão pública a verborear informações gratuitas, caluniosas e irresponsáveis contra pessoas de bem e Estados dignos, acima de quaisquer suspeitas no caso - falo em concreto da detenção de Bubo Na Tchuto.

Tal postura desvairada, pelos contornos que está a assumir, deixa de ser um simples caso de desnorte ou de impreparação na gestão da causa pública, para passar a ser considerado como um caso muito sério de psicopatia de complexos recalcados, enfim, um caso de insanidade mental profundo e perigoso. Um caso de polícia, até. Primeiro, foram Portugal e Angola os seus alvos e, ultimamente é Cabo-Verde. Todos eles países amigos do Povo da Guiné-Bissau desde tempos imemoriais, os quais velipendia com as mais graves e vis acusações, fruto de uma mente doentia eivado de um primarismo social de conduta nunca antes visto nos anais da governação guineense. Uma vergonha, portanto. Contudo, é bom que se compreenda o porquê de o porta-disparates do governo golpista, estar desnorteado e a atirar em todos os sentidos. Ao que parece, Fernando Vaz ainda não tem a percepção correcta da situação de incômodo em que se encontra, pois apesar de o barco golpista estar a meter água por tudo quanto é sítio, parece que o porta-disparate está no país das maravilhas. Senhor Fernando Vaz: não se brinca com o Estado...

O porta-voz, se fosse intiligente, devia era preocupar-se em seguir o conselho - e os recados - do Nobel da paz e representante do Secretário Geral da ONU. Ele que se lembre que está ligado aos mais obscuros negócios desse famigerado regime, incluindo ligações criminosas com os clãs colombiano e venezuelano da cocaína que operam em Bissau a coberto do seu estatuto de ministro. Fernando Vaz devia naturalmente estar preocupado e vigiar a sua reataguarda, pois parece-me ainda perdido, sem norte e sem ter, ainda, dado conta do que lhe espera... Depois não digam que eu não avisei... António Aly Silva

Tratamento de choque


O debate sobre as possiveis saidas para a crise na Guiné-Bissau apos o golpe politico-militar de 12 de abril, esta em curso ha muito tempo, porém até agora nada de palpavel e concrecto se viu como resulltados concrecto. A vinda do experiente, Nobel da Paz, Dr José Ramos Horta veio animar de que amneira o espirito dos guineenses, pois mercê da sua experiência, frontalidade e pragmatismo muito apreciavel, fizeram o guineense ver uma ténue luz no fundo do tunel ja tenebroso e interminavel que é a crise guineense. Mais ainda, a captura e a saida da cena politico-militar de Bubo Na Tchuto e a imenente, esperemos que sim, «acantonamento» do General Indjai, reanimaram ainda mais esses sinais de esperança ja em desespero de tanto esperar.

Porém, no meu modesto ponto de vista, se por acaso a Comunidade Internacional (CI), em particular as Nações Unidas (NU), União Africana (UA) e a União Europeia (EU), quiseram efectivamente ajudar a Guiné-Bissau a sair desse atoleiro, é bom que ponderem muito bem, qual o remédio, o mais adequado, a dar ao seu paciente comatico. A CI deve ver ponderadamente, qual a terapia mais adequada para «exorcizar o mal» que sucessivamente «possui» esse pais de mil contrastes e conflitos sem fim.

Creio eu no entanto que, a partir desta nefasta crise despoletada pelo golpe de 12 de abril, que se pode pode atacar o mal pela raiz, pois ao que me parece, é o momento ideal para eliminar os germens que gangrenam esse corpo, ja insensivel de tanto sofrer.

Do meu ponto de vista existem bons indicadores que me permitem assim pensar. Desde ja, o primeiro passo, foi a ajuda norte-americana de nos levar um inquilino perturbador e de maus vicios para ser guardado com um belo uniforme alaranjado bem longe do pais, assim também, a ordem de «batida de caça» decretada contra Antonio Indjai, o General dos Golpes, dos Assassinatos, das Drogas e das Armas, isto devido a sua implicação, denunciada pelos EUA no narco-terrorrismo e colaboração com forças terroristas hostis aos EUA.

Esta dadiva da intervenção americana para nos livrar desses dois grandes germens da instabilidade na Guiné-Bissau, embora tardia, é de rezar e agradecer a todos os Santos, pois ele constitui um sinal claro para freiar o ilimitado sentimento de impunidade e intocabilidade de que estão imbuidos os nossos dirigentes politicos e, principalmente os militares.

O segundo passado constitui em, aproveitar esta situação soberana para, sob a tutela das NU, reenquadrar e sanear o sistema democratico vigente na Guiné-Bissau, permitindo ao pais sair desse processo de caotica e criminosa transição e passar a dotar-se de instituições democraticas solidas e perenes que, a médio prazo possam permitir a Guiné-Bissau, desenvolver-se autonomamente rumo à paz e a estabilidade, quer do ponto de vista institucional, social e economica.

A primeira acção rumo a esse almejado reenquadramento, passaria previamente, pelo imperativo da assumpção plena do proximo processo eleitoral pelas NU, tal se fez no caso de Timor Leste e, diga-se de passagem, com muito sucesso e resultados encorajadores na perspectiva da actualidade desse pais irmão. Isto é, deve ser instituida pelas NU um orgão eleitoral independente possuindo instâncias hierarquicamente diferentes, cujas funções seriam por um lado, a pré-organização (incluindo o recenseamento biométrico e actualização ou confecção ex-novo dos cadernos, e por outro lado, a supervisão e a validação in fine do processo eleitoral. Estas duas etapas finais da intervenção das NU (supervisão do processo e validação dos resultados permiteria não so sanear as querelas e disputas internas de interesses politicos entre o PAIGC e o PRS.

Essas disputas minaram e descredibilizam inabalavelmente o organismo nacional das eleições ora em funções, onde é patente a intenção do PRS, de a todo o custo, mesmo contra as leis e os regulamentos que regem esse orgão, querer apoderar-se, para além do Secretariado Executivo, também a Presidência da CNE. Tal pretensão deixa antever uma premeditação deliberada para a instrumentalização desse orgão e consequentemente uma pretensa manipulação dos resultados a favor dos seus interesses. Alias, essas cautelas, são por demais recomendaveis, se se tivermos em conta, a actuação inopinada, ilegal, movidos por interesses exclusivamente partidarios do actual Secretario Executivo da CNR aquando das ultimas eleições recentemente interrompidas, em que, sob pressão do seu partido e a revelia da lei eleitoral e das suas competências na CNE aparece nos orgãos de comunicação nacionais e estrangeiros a «divulgar» resultados eleitorais falsos e deturpados com mero intuito de criar a confusão e instalar o caos sobre o processo eleitoral em curso, tal como infelizmente acabou por acontecer. Creio que, basta-nos este exemplo de irresponsabilidade, para que as NU à semelhança de Timor Leste assuma na integralidade a organização supervisão e validação do proximo processo eleitoral guineense.

Optando a NU por este método e sendo um caucionador idoneo e insuspeito dos resultados do processo eleitoral, tal facto atenuaria ou mesmo, evitaria as sucessivas suspeições e rejeições sistematica dos resultados eleitorais, cujos recursos anti-democraticos tem feito escola no mau sentido, na democracia guineense. Tais situações recorrentes, tem sido sempre acompanhados de tensões, instabilidade, pânico, ameaças de guerra,... «armas» que, useira e vezeiramente tem sido sistematicamente utilizado por um certo e determinado candidato... acabando sempre por conseguir ganhos financeiros e, também colateralmente politicos de pressão.

Igualmente, afim de reforçar a idoneidade desse dispositivo independente das NU e permitir um engajamento responsavel de todos os intervenientes no processo eleitoral, todos os candidatos seriam obrigados a assinar um Pacto de Compromisso Democratico (PCD), onde cada um solenemente se engajaria em quaisquer das circunstâncias a aceitar os resultados eleitorais caucionados pelo orgão das NU encarregue do processo eleitoral, assim como, comprometer-se à sujeição sem reservas a qualquer tribunal ou juridição indicada pelas NU, em caso de perturbação do processo eleitoral, a contestação dos seus resultados ou a promoção de disturbios pos-eleitorais.

Para completar o tratamento de choque ao paciente guineense e, como medida de dissuação, as NU deviam instalar uma força militar de interposição sob contrôlo e comando das NU. Essas forças podiam ser constituidas de preferência, sem os elementos que integram as duas esferas de influência e pertença que «disputam» o protagonismo da solução para a crise na Guiné-Bissau (CEDEAO e a CPLP) e, caso não seja possivel a primeira opção (por economia de custos), integrar-se equitativamente os elementos dos dois polos de interesses complementarmente, mas sempre sob comando integrado das NU. Essas forças, manter-se-iam na Guiné-Bissau pelo menos durante 3 a 4 anos ou se necessario, até se apurar o estado de solidificação e securização do sistema democratico no pais.

Simultaneamente à instalação das forças das NU para securizar e dar estabilidade ao processo eleitoral, proceder-se-ia ao acantonamento das pletoricas unidades militares guineenses, ao seu recenseamento, ao seu desarmamento e acondicionamento das armas, a restruturação de efectivos, a qual começaria por um processo de saneamento progressivo em dois sentidos, isto é, por um lado, a desmobilização dos veteranos e, por outro lado, a desmobilização dos novos «ingressos» trazidos directamente das tabancas ou barracas de fanado (recrutamentos ad hoc feitos na base da familia ou da tribo), cujos elementos foram integrados de forma arbitraria nos «efectivos» do exercito e que praticamente funcionam como milicias privadas dos chefões militares.

Caros compatriotas,

Esta é a minha modesta reflexão sobre o que pode ser a solução imediata e pragmatica para a saida da crise guineense.

Estou certo de que, ela podera ser sujeita a criticas dai a completaridade das vossas ideias seriam benvindas para enriquecer o debate. Porém estou certo que, a cumprirem-se essas permissas de realização de eleições por um orgão independente das NU, a Guiné-Bissau dara um passo importante e eventualmente seguro, rumo à estabilidade, à paz e a consolidação do Estado de Direito. Para alcançar esses objectivos , tão almejados, cabera seguramente a ultima palavra ao nosso irmão, o Nobel da Paz, José Ramos Horta equacionar com a sua reconhecida experiência e saber de ponderação estas questões junto a quem de direito apreciar e decidir, isto é, ao Secretarrio Geral das Nações Unidas, BanKi-Moon.

Que Deus abençoe a Guiné-Bissau

Pinto C.
Sociólogo/Finlandia