segunda-feira, 4 de junho de 2012
Reagindo aos apupos
"Olá Aly,
Reagindo ao pedido do sr. Jorge Herbert "APUPAR OS MILITARES E POLITICOS GOLPISTAS.....sem insultos...". Gostaria de dizer o seguinte: Chamando um cão de cão não é insulto nenhum. Portanto chamando os golpistas e os seus bajuladores politícos de vagabundos, de traiçoeiros, vigaristas, alguns deles de piores burros alfabetizados, terroristas com o caracter completo de um terrorrista, mafiosos, mentirosos (entre outros, por causa das justificações falsas que continuaram a dar sobre a razão do golpe), e o porta-voz dizendo no passado "pelo que eu sei o António Indjai e o Kumba Ialá não estão metidos no golpe", etc., também não seria insulto nenhum.
O jornalista Aly foi masacrado porque logo no início acusou o Chefe dos terrorristas de estar metido nesse golpe. Não gosto de insultar, nem dos insultos, mas sim de fazer os tipos saberem quem são eles mesmos (um animal feroz, deve ser chamado animal feroz. Assim como um Homem deve ser chamado-um Homem.) Para aqueles que estão a confundir o problema pessoal com o problema do povo devem tomar cuidado, porque um membro da família de um deles já está metido na ilegalidade da usurpação do poder, ao aceitar o cargo dado pelos usurpadores e tudo isso graças a...
Santana"
A lista, afinal, era um 'flop'. Sai do País quem quiser!!!
O 'primeiro-ministro' do Governo de transição da Guiné-Bissau, Rui de Barros, disse hoje que foi anulada a lista de 58 pessoas que estavam proibidas de sair do país e que fora elaborada pelo Comando Militar. O Comando Militar, autor do golpe de Estado de 12 de abril na Guiné-Bissau, emitiu em meados de maio uma ordem que proibia a saída do país de 58 pessoas, entre as quais os membros do Governo deposto e dirigentes do maior partido, o PAIGC. Em declarações aos jornalistas, Rui de Barros disse que o governo decidiu acabar com essa lista, que "já não existe", e "quem quiser sair do país pode sair".
Exonerações em bloco: Califa Soares Cassamá foi exonerado do cargo de director-geral da rádio nacional (que acumulava com o de correspondente da RDP-África), Luis de Barros deixou a direcção geral da televisão da Guiné-Bissau, e António Monteiro segue-se-lhes: era o director-geral das Alfândegas. Quem é que se segue? AAS
O RECONHECIMENTO: "Nós estamos a viver uma situação de muita confusão"
O Secretário de Estado de Segurança Nacional e Ordem Pública do Governo de Transição concordou que a Guiné-Bissau vive uma «situação de confusão» a nível nacional. «Nós estamos a viver uma situação de muita confusão, que pode ter varias motivações», disse Sanca. Basílio Sanca falava numa cerimónia de soltura de doze jovens detidos nos últimos dias, em Bissau, que estavam envolvidos em cenas de violência urbana, concretamente nos bairros de Mindará e Bairro d,Ajuda.
De acordo com o governante, estas detenções são pedagógicas porque a Guiné-Bissau está atravessar um período de confusão e é preciso devolver tranquilidade às pessoas, lançando o apelo aos guineenses no sentido de fazerem do país uma sociedade mais tranquila e de paz, o que passa necessariamente pelos esforços dos pais e encarregados de educação dos jovens que haviam sido detidos.
Basílio Sanca disse ainda que a padrão da sociedade guineense não está familiarizado a este tipo de comportamentos. O ministro disse acreditar que a prática seja banida por estes jovens, perante uma situação de agressão com armas brancas e de fogo, tendo garantido que o seu Governo tudo fará para garantir a segurança as pessoas. O responsável condenou os comportamentos destes jovens, com idades compreendidas entre 17 e 23 anos. PNN
APUPAR OS MILITARES E POLITICOS GOLPISTAS
Insisto que a causa nacional actual não pode nem deve ser confundida com argumentos e sentimentos pró ou contra Cadogo Jr.. O que está em causa é a soberania nacional e o respeito pela vontade popular. Cadogo Jr. não passa de um simples representante que o povo legitimamente escolheu nas urnas. Alterar essa realidade é trair a vontade popular. Essa vontade deve ser respeitada e ser dada a oportunidade ao povo, de julgar o desempenho dos seus governantes, decorrido o tempo de uma legislatura, direito e oportunidade essa que tem sido ciclicamente subtraída ao povo guineense, com fortes responsabilidades de políticos incompetentes e incapazes de angariar a simpatia popular.
É lamentável e demasiado redutor, cingir a actual situação da Guiné-Bissau, à luta ou sentimentos pró e contra Cadogo Jr.. Mentalizemos de uma vez por todas que, o que está em causa é a actual usurpação da soberania nacional ao povo, por parte dos militares e de políticos incompetentes. Aqueles que apelam agora ao fim da resistência pacífica e ao entendimento, não dão conta que, neste momento, todo o povo guineense está refém dos militares que continuam com os abusos e violações dos direitos de alguns cidadãos, com a colaboração e subserviência do governo ilegítimo? Não dão conta que o nosso país está a ser governado por piores políticos da nossa praça!? Mesmo que supostamente sejam bons técnicos, não deixam de ser políticos frustrados, que nunca mereceram confiança popular…
Para aqueles que defendem que é impossível regressar ao “status quo” pré-12 de Abril, pergunto se já assumiram uma posição derrotista, aceitando de ânimo leve que a Guiné-Bissau jamais regressará a sua caminhada para a consolidação da democracia e do estado de direito? Porque o não regresso ao pré-12 de Abril, é aceitar a humilhação a que os militares têm submetido à população e aceitar sermos governados por piores políticos guineenses!
Não querendo defender Cadogo Jr. nos casos de assassinatos que houve durante o seu mandato, mas é de um autismo extremo, continuar a querer implicar Cadogo Jr. nesses assassinatos, querendo fazer esquecer ao povo que, os verdadeiros autores materiais desses crimes continuam livres, impunes e, pior que tudo, são eles que controlam hoje o poder na Guiné-Bissau!
Sejamos sensatos e lutemos pelo nosso país, pela nossa soberania, pelos direitos dos cidadãos e esqueçamos os interesses de Cadogo Jr. ou dos criminosos que povoam a fileira castrense guineense. O primeiro e mais perigoso alvo a eliminar são os indivíduos que transformaram as nossas forças armadas num bando de criminosos… Só depois de livrar desses criminosos armados, é que podemos iniciar o combate aos corruptos civis que querem fazer de um lugar no aparelho do estado o meio de enriquecimento fácil e não o lugar para servir ao povo.
CONSIDERO UM DEVER CÍVICO SER-SE HOJE SOLIDÁRIO COM A FRENAGOLPE E COM A LIGA DOS DIREITOS HUMANOS DA GUINÉ-BISSAU, CONTRA OS OPORTUNISTAS QUE ASSALTARAM O PODER. ESTEJAMOS ATENTOS E PROTEJAMOS A VIDA DO IANCUBA INDJAI E DE TODOS AQUELES QUE VERDADEIRAMENTE LUTAM PARA UM PAÍS VERDADEIRAMENTE LIVRE.
UMA FORMA DE LUTA PACÍFICA, É APUPAR, SEM INSULTOS, OS POLITICOS E MILITARES QUE ASSALTARAM O PODER, CADA VEZ QUE FOREM VISTOS A PASSAR NA VIA PÚBLICA. TALVEZ DESSA FORMA GANHEM DE UMA VEZ POR TODAS A VERGONHA NA CARA.
Jorge Herbert
sábado, 2 de junho de 2012
Guiné-Bissau: golpismo ou democracia
Fosse a Guiné no Médio Oriente ou no Magreb e a história seria seguramente outra.
Há uma maldição guineense? A sucessão de golpes e tentativas de golpes de Estado e eliminações de personalidades políticas parece avalizar essa leitura. Instalou-se no senso comum a tese de que a Guiné-Bissau está condenada a uma turbulência política e militar sem fim. Naquela terra, a paz não será senão a preparação da guerra que vem.
E, no entanto, talvez a única maldição guineense seja a do esquecimento e invisibilidade. Fosse a Guiné no Médio Oriente ou no Magreb e a história seria seguramente outra. Até agora, o único motivo de interesse que tem sido reconhecido à Guiné-Bissau parece ser o da sua localização estratégica para os fluxos de narcotráfico entre a América Latina e a Europa. Ele tem acentuado todos os fatores de trivialização de uma cultura de tomada de poder pela força na Guiné-Bissau.
Entretanto, e por paradoxal que seja, a Guiné tornou-se foco de disputa por agendas estrangeiras. Desde a oportunidade de o Senegal, com o envio de tropas, desativar o apoio aos rebeldes de Casamança até à invocação, por Angola (com os olhos em negócios como o da bauxite), do seu sucesso numa efetiva reforma do setor de segurança guineense - que a União Europeia financiou longamente sem qualquer concretização, como é manifesto - passando pela vontade da Nigéria de travar qualquer ascendente angolano na região, as razões para intervir na Guiné multiplicam-se. Mas os interventores refugiam-se em roupagens multilaterais: os interesses do Senegal, da Nigéria ou outros são veiculados pela CEDEAO, enquanto a estratégia de Angola tem o rótulo oficial da CPLP.
O golpe de 12 de abril só se compreende à luz desta combinação perversa entre poder dos barões da droga e choque de estratégias exteriores. A interrupção do processo eleitoral na véspera da segunda volta, quando tudo apontava para a vitória de Carlos Gomes Júnior, favorável a uma aproximação da Guiné com Angola, tem uma leitura clara. Reforçada aliás pelo golpe em cima do golpe perpetrado pela CEDEAO, ao impor a validação de um governo de transição contra a reposição da legalidade constitucional democrática.
Pelo meio fica o povo da Guiné. Um povo supérfluo para os interesses estratégicos. Sintomaticamente, conhecemos da Guiné os golpes e contragolpes mas não se noticia a deterioração dramática da situação humanitária, com o não pagamento dos salários, o ano escolar perdido, a campanha do caju (que é o principal sustento das famílias) comprometida pondo em causa a segurança alimentar da grande maioria da população pobre, a paralisia económica e a subida exponencial do preço dos bens de primeira necessidade, a situação de desesperança nas camadas mais jovens em resultado da associação entre desemprego e privação, a repressão de manifestações contra os golpistas e a circulação de listas negras para eliminação de quem seja incómodo.
É em nome das mulheres e dos homens da Guiné sem rosto nem nome nos grandes meios de comunicação internacionais, que se impõe uma posição de firmeza de quem se quer amigo da democracia e dos direitos humanos repudiando todos os golpes e ameaças e apoiando a prevalência da soberania popular. Foi essa firmeza radicada em princípios e não em alianças de conveniência momentânea com atores locais que faltou ao longo destes anos, diante da onda de assassinatos, de golpes e de chantagens que marcaram todos os dias da vida dos guineenses. Apesar disso, nunca é tarde para se ser digno e querer para esse povo o direito de decidir em paz, em democracia e em liberdade o seu futuro.
José Manuel Pureza
Dirigente do Bloco de Esquerda, professor universitário
www.esquerda.net
Obedecer, ou não - eis a questão
"Caro Aly,
Não queria deixar de mostrar a minha perplexidade pelo apelo à desobediencia civil feito pela FRENAGOLPE, a Frente Nacional Anti-Golpe. Que fique claro que uma alteração da Ordem constitucional por via da força é sempre condenável seja em que circunstâncias for. Porém acho que já é momento de enterrarmos o machado de guerra e "lambermos as feridas", porque de nada adiantará ao país esta luta cega e absurda de argumentos pró e contra Carlos Gomes Junior, uns defendendo nele a figura de um bom gestor de coisa pública e pessoa capaz de estabilizar e desenvolver a Guiné-Bissau e outros vendo-o como um oportunista, capaz de usar de todos os meios para permanecer no poder com vista a enriquicer-se a si e aos seus com os miseráveis recursos do Estado.
Contudo, uma coisa parece mais que certa, independentemente da nossa vontade e opinião: O retorno ao status quo antes do 12 de Abril é impossível! O leite está derramado e não vale a pena chorarmos sobre ele. É preciso sabermos caminhar para um objectivo em comum em vez de incentivos à desobidiencia civil e ao desentendimento nacional. Aliás, essas pessoas da FRENAGOLPE se são mesmo nacionalistas deveriam perceber que uma guerra nunca deve ser solucionada com outra guerra, pois todos sabemos que quem sofrerá com isso será a nossa pátria e o seu povo já de si muito martirizado...
A FRENAGOLPE que hoje existe em Bissau e que apareceu para fazer face ao golpe de estado e de reclamar a ordem constitucional, na minha opinião é uma ideia louvável, mas se calhar deveria ter sido antecipado de uma FRENAMORTE, por exemplo, pois se assim fosse de certeza não chegariamos onde estamos hoje... Lutemos pela Guiné-bissau, mas sempre ao lado do povo e defendendo os interesses do país, pois o interesse nacional é superior a todos os outros interesses mesquinhos. Saibamos trabalhar com base na união para tirarmos o nosso país no lamaçal em que se encontra.
Abraço,
Ismael F."
sexta-feira, 1 de junho de 2012
Só na Guiné Bissau...
Caro irmão, Bom dia,
MARIO PIRES, foi primeiro Ministro da Republica da Guiné-Bissau, agora é Director da EAGB...
ANTÓNIO ARTUR SANHA, foi primeiro Ministro da Republica da Guiné-Bissau, agora é Presidente da Cámara Municipal de Bissau...
Enquanto um dos candidatos a presidente, que fizeram depois o golpe, continua a mendigar entre os Ministérios para ser nomeado, este chama=se SERIFO BALDE...
Serifo Djalo
Saber ser cidadão
O conceito de cidadania sempre esteve fortemente "ligado" à noção de direitos, especialmente os direitos políticos, permite o indivíduo intervir na direção dos negócios públicos do Estado, participando de modo direto ou indireto na formação do governo e na sua administração, seja ao votar (direto), seja ao concorrer a um cargo público (indireto). No entanto, dentro de uma democracia, a definição de Direito, pressupõe a contrapartida de deveres, uma vez que em uma coletividade os direitos de um indivíduo são garantidos a partir do cumprimento dos deveres dos demais componentes da sociedade.
O direito que cada cidadão tem de exigir que os outros respeitem os seus direitos, que aceitem o Bem Comum como mais importante que os interesses individuais e que cumpram as obrigações que lhes são impostas pela lei;
O dever que cada cidadão tem de respeitar os outros, de aceitar que o Bem Comum é mais importante do que os seus interesses pessoais e cumprir com as obrigações que lhe são impostas pela lei;
Ser Cidadão, é poder votar em quem quiser sem constrangimento. É o direito de ser militante de qualquer que seja partido sem ser perseguido, de praticar uma religião sem ser descriminado.
Para se ser cidadão é muito importante, fazer valer os nossos direitos, respeitar os outros e o meio em que vivemos, saber viver em grupo ser participativo, ou seja, cidadão é ser chamado às responsabilidades para lutar pela defesa da vida com qualidade e do bem-estar geral.
O que faz um indivíduo ser cidadão, não é pisar a vontade da maioria, não é chegar governo por vias inconstitucional, não é superar do complexo de inferioridade por vias de força, é a maneira pela qual atua na história da sociedade, reagindo na tentativa de fazer melhorar, sem a violência.
"Ter escravos não é nada, mas o que se torna intolerável é ter escravos chamando-lhes cidadãos"
Ibrahim Abdul Sani
"SOS contra a Barbárie"
Recebi esta denúncia da parte do signatário
"Mais uma ameça à minha pessoa por parte de sr. Gal Antonio Injai: um grupo de homens a paisana vai à minha caça para me bater e torturar até à morte.
Fonte dessa informaçao: militar e partido PRS.
Agradeço transmitir essa informaçao ao bloco PS e outros amigos para denuncia.
Depois, a 2a ameaça:
Srs.
Na sequência da info fornecida anteriormente, aqui os nomes dos militares integrantes do grupo de tortura:
1- Alferes Buam Na Dum
2- Alferes Julio Na Mbali
3- Alferes Matcha
4- Segundo Sargento José Poquena
Peço vossa intervenção
Iancuba Djola Injai"
AMNISTIA INTERNACIONAL sobre a GUINÉ BISSAU
Introdução
Várias semanas após um golpe militar que depôs o governo civil na Guiné-Bissau, a Amnistia Internacional continua preocupada com os ataques continuados aos direitos humanos e a supressão das liberdades, incluindo a liberdade de expressão e de imprensa, reunião e circulação.
As medidas repressivas impostas para silenciar as críticas ao autodenominado Comando Militar que tomou controlo da capital Bissau, e aos seus apoiantes civis, mantêm-se em vigor. As manifestações foram proibidas e o Comando Militar emitiu repetidos avisos aos que tentam protestar. Várias pessoas, principalmente membros do governo, de alguns partidos políticos e de grupos da sociedade civil permanecem escondidos desde o golpe, temendo pelas suas vidas. A Amnistia Internacional continua a recear pela segurança destas pessoas e apela à sua protecção. A organização está também preocupada por os meios de comunicação social só conseguirem funcionar sob uma censura rigorosa e desde que não critiquem as autoridades militares e os seus apoiantes.
A Amnistia Internacional apela às autoridades civis e militares para que, sem demora, reponham e garantam as liberdades fundamentais e parem de perseguir todos os funcionários governamentais depostos e os que pacificamente exigem o restabelecimento do estado de direito. A organização exorta as autoridades a absterem-se de recorrer à força para dispersar manifestações pacíficas e a libertarem todos os que foram detidos no seguimento do golpe.
O golpe
Na noite de 12 de Abril de 2012, os militares levaram a cabo um golpe, assumiram controlo de Bissau e atacaram as residências do ex-Primeiro-Ministro e candidato presidencial Carlos Gomes Júnior e do Presidente da República interino, Raimundo Pereira , e prenderem-nos. Seguiu-se a perseguição de figuras políticas, incluindo a maioria dos ministros do governo e membros da sociedade civil. Temendo pelas suas vidas, a maioria destas pessoas refugiaram-se nas delegações diplomáticas em Bissau, onde permanecem passado mais de um mês. As autoridades militares declararam que o golpe de 12 de Abril foi motivado pela presença das forças armadas angolanas no país, as quem acusaram de serem parte de uma trama da autoria do governo do ex-Primeiro-Ministro Carlos Gomes Júnior, visando acabar com as forças armadas da Guiné-Bissau, e que foram forçadas a defender-se . O governo angolano negou a acusação.
Dois dias antes do golpe, o Ministro dos Negócios Estrangeiros angolano tinha anunciado em Bissau a retirada das tropas angolanas, tendo em conta as críticas crescentes e as acusações das forças armadas e alguns políticos guineenses, principalmente alguns dos candidatos derrotados nas eleições presidenciais de 18 de Março de 2012.
Vários partidos políticos da oposição apoiaram publicamente o golpe, incluindo o Partido da Renovação Social – PRS, e alguns dos candidatos derrotados na primeira volta das eleições presidenciais realizadas no dia 18 de Março de 2012. Uma segunda volta entre o candidato do partido no poder, o Partido Africano para a Independência da Guiné-Bissau – PAIGC, Carlos Gomes Júnior, que tinha anteriormente obtido a maioria dos votos mas não tinha conseguido uma maioria absoluta, e o candidato em segundo lugar, o líder do PRS, Kumba Ialá, foi marcada para o dia 29 de Abril.
As eleições tinham sido declaradas livres e justas por observadores internacionais e nacionais. Contudo, cinco dos candidatos derrotados queixaram-se de que as eleições tinham sido fraudulentas e Kumba Ialá anunciou então que não participaria na segunda volta das eleições. Em tal eventualidade, de acordo com a Constituição da Guiné-Bissau, Carlos Gomes Júnior seria então automaticamente proclamado presidente.
A Liga Guineense dos Direitos Humanos – LGDH e a maioria dos grupos da sociedade civil, assim como o partido no poder, PAIGC, e outros partidos políticos condenaram veementemente o golpe, enquanto que os cidadãos comuns protestaram nas ruas. A comunidade internacional foi também unânime na sua condenação e apelou ao restabelecimento do estado de direito e à reposição do governo legítimo, incluindo o Presidente interino e o Primeiro-Ministro, e apelou para a libertação destes; à conclusão do processo eleitoral e ao respeito pelos direitos humanos; e ameaçou impor sanções aos responsáveis pelo golpe e aos seus apoiantes. A comunidade internacional rejeitou ainda qualquer governo resultante do golpe.
Organizações internacionais, instituições financeiras e países individuais cortaram todo o auxílio humanitário não essencial ao país e a União Africana suspendeu a Guiné-Bissau até o legítimo governo ser reposto. No dia 3 de Maio, a União Europeia proibiu a entrada em território comunitário, e congelou os bens, a seis pessoas “responsáveis de ameaçarem a paz, segurança e estabilidade da Guiné-Bissau”. Duas semanas mais tarde, a ONU impôs também aos líderes militares uma proibição de viajarem.
Embora a Constituição não fosse formalmente suspensa, a Assembleia Nacional Popular e todas as instituições estatais ficaram paralisadas. Uma semana após o golpe, o Comando Militar e os seus apoiantes civis acordaram um período de transição de dois anos e iniciaram negociações para a formação de um governo de transição. O Comando Militar rejeitou as exigências da comunidade internacional de um regresso à legalidade constitucional.
A mediação da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) para resolver a crise política e restabelecer a ordem constitucional continuou e resultou, em 3 de Maio de 2012, num acordo de uma transição de um ano, que excluía o regresso dos líderes depostos, a ser conduzida por um dos candidatos presidenciais derrotados, Serifo Manuel Nhamadjo, nomeado presidente interino pelo Comando Militar. No dia 16 de Maio, ele nomeou Rui Duarte Barros, um economista e ex-ministro das finanças, para o cargo de primeiro-ministro. A CEDEAO comprometeu-se também a enviar tropas para a Guiné-Bissau, para assegurar uma transição pacífica e o primeiro contingente chegou a Bissau a 17 de Maio de 2012, no mesmo dia em que tomou posse o novo primeiro-ministro.
A LGDH e outras organizações da sociedade civil, assim como vários partidos políticos, condenaram publicamente o acordo, acusaram a CEDEAO de legitimar o golpe e declararam que não reconheciam o novo governo. Implícita ou explicitamente, a comunidade internacional indicou também que não reconhecia o novo governo e continuou a apelar para negociações substantivas para repor a ordem constitucional.
No dia 18 de Maio de 2012, o Comando Militar e os partidos políticos seus aliados assinaram um Acordo Político que define a agenda política das autoridades de transição. Entre outras medidas, os signatários acordaram em fazer aprovar pela Assembleia Nacional Popular uma lei amnistiando os autores do golpe de 12 de Abril de 2012. Essa lei perpetuaria a impunidade que prevalece para as violações dos direitos humanos cometidas pelas forças armadas, assim como a instabilidade política em que o país vive há mais de uma década.
O golpe agravou a instabilidade e fragilidade política da Guiné-Bissau e acentuou a tensão entre as autoridades militares e civis e constituiu um revés para os ténues avanços democráticos e de direitos humanos conquistados nos últimos anos. Durante anos, a paz, segurança e estabilidade na Guiné-Bissau têm sido ameaçadas por uma impunidade total perante violações dos direitos humanos pelas forças armadas, incluindo os atrasos nas investigações ao homicídio de figuras políticas e militares desde 2009, a necessidade urgente de reformar as forças de segurança, incluindo o exército, que de há longa data interfere na política, e suspeitas de que vários oficiais do exército e outros oficiais estão envolvidos em tráfico internacional de drogas. Golpes, tentativas de golpe e revoltas de militares têm afligido o país desde a sua independência de Portugal, em 1974, e tornaram-se mais frequentes após 2000.
Os efeitos do golpe têm sido sentidos na economia e na vida social. Os meios de comunicação social e as organizações da sociedade civil estimam que até 10.000 pessoas fugiram de Bissau após o golpe, embora o êxodo tenha agora diminuído. Os deslocados colocam inevitavelmente pressão sobre as comunidades rurais, já fracas e empobrecidas. Foram reportadas faltas de alguns alimentos e abastecimentos médicos básicos e receiam-se epidemias, especialmente de cólera. A Amnistia Internacional foi informada de que o preço de um saco de 50 kg de arroz, um alimento base, aumentou de 20.000 para 25.000 francos CFA desde o golpe. Receia-se que venham a sentir-se faltas de alimentos, pois a estação da sementeira será perdida devido à falta de sementes. Devido ao golpe, os agricultores não têm conseguido vender as suas culturas de caju, a sua principal fonte de rendimento, no mercado internacional.
Violações dos direitos humanos após o golpe
Os direitos humanos foram uma das primeiras baixas do golpe. A liberdade de expressão, circulação e reunião foi reprimida. Foram também cometidas outras violações dos direitos humanos, incluindo prisões arbitrárias, detenção em regime de incomunicabilidade, maus-tratos e perseguição a políticos e suas famílias e apoiantes e aos que se opuseram e protestaram contra o golpe e pacificamente apelaram para o restabelecimento da ordem constitucional. Ninguém fez justiça por estas violações. Num comunicado de imprensa emitido em 17 de Abril de 2012 , a Amnistia Internacional expressou preocupação pela segurança e integridade física dos detidos e outros e apelou às autoridades militares para que libertassem todos os detidos e protegessem e respeitassem os direitos humanos, incluindo o direito à liberdade de circulação, reunião pacífica e expressão.
Prisões e detenções arbitrárias
Pouco depois do golpe, a Amnistia Internacional foi informada de que as forças armadas tinham prendido civis, assim como soldados, que se opunham ao mesmo. Contudo, foi difícil confirmar a informação, pois as autoridades militares não publicaram dados sobre o número de pessoas presas, a sua identidade ou paradeiro, apesar de apelos nesse sentido de organizações nacionais e internacionais, incluindo o Conselho de Segurança da ONU . A Amnistia Internacional continua portanto a desconhecer o número de pessoas que foram detidas no seguimento do golpe e se continuam detidas.
O Comando Militar apenas confirmou a prisão e detenção de Carlos Gomes Júnior e Raimundo Pereira, justificando-a como sendo para a segurança deles. Os dois homens foram presos nas suas respectivas casas por militares na altura do golpe e foram levados para quarteis militares em Bissau, antes de serem transferidos, no sábado, dia 14 de Abril, para o quartel de Mansôa, situado a cerca de 60 km a norte de Bissau, onde ficaram incomunicáveis durante a maior parte do seu período de detenção. Segundo a informação comunicada à Amnistia Internacional, foram mantidos numa pequena cela, sem água nem casa de banho e infestada de mosquitos. Dois dias após a sua detenção, uma delegação da Cruz Vermelha conseguiu visitar os dois detidos e entregar-lhes medicamentos.
Funcionários de direitos humanos da UN Integrated Peacebuilding Office for Guinea-Bissau (Missão Integrada da ONU para Apoio à Paz na Guiné-Bissau – UNIOGBIS) puderam também visitar os dois detidos no dia anterior à sua libertação. À excepção dessas duas ocasiões, foi negado aos detidos o contacto com as suas famílias e advogados. Durante a sua visita, nem a delegação da Cruz Vermelha nem a da UNIOGBIS conseguiram ver outros detidos, incluindo soldados e civis presos em Dezembro de 2011, acusados pelo exército de tentativa de golpe de estado.
Em 27 de Abril de 2012, Carlos Gomes Júnior e Raimundo Pereira foram libertados da custódia militar e enviados para o que parece ser um exílio forçado. Foram primeiro levados para Abidjan, de onde viajaram de avião para Portugal, duas semanas mais tarde, impossibilitados de regressar ao seu país.
Além disso, nove dias após o golpe, no dia 21 de Abril, o Secretário de Estado para os Veteranos da Guerra de Libertação (Antigos Combatentes da Liberdade da Pátria), Brigadeiro-General Fodé Cassamá, o seu motorista Domingos Imbale e o seu assessor Sabino Pinto Sanca foram presos por soldados na cidade de Farim, na região nortenha de Oio, onde se encontravam na altura do golpe. Foram alegadamente presos na rua, espancados, atados, atirados para um camião militar e levados para destino desconhecido. Alguns dias mais tarde, descobriu-se que o Brigadeiro-General Fodé Cassamá tinha sido transferido para o quartel de Mansôa, e entretanto os seus auxiliares tinham sido libertados. Fodé Cassamá foi também libertado no dia 27 de Abril. Aparentemente, o Comando Militar suspeitava que ele estava a planear um contragolpe.
A Amnistia Internacional foi também informada da prisão de um homem, Octávio Morais, proprietário de um hotel em São Domingos, uma cidade no norte do país, na fronteira com o Senegal, no dia 15 de Abril. Segundo a informação recebida pela Amnistia Internacional, um grupo de soldados que tinham estado a comer no hotel de Octávio Morais, espancaram-no e levaram-no. Um dia após a sua prisão, desconhecia-se o seu paradeiro ou as razões para a sua prisão. A Amnistia Internacional e a LGDH não conseguiram apurar o que lhe aconteceu; o Comando Militar não emitiu qualquer informação sobre este caso.
Perseguição e assédio contra políticos e activistas que se opõem ao golpe
Após o golpe, instalou-se um clima de medo e incerteza em Bissau. Os ministros e outros funcionários governamentais, defensores dos direitos humanos e membros de grupos da sociedade civil foram forçados a esconder-se nas horas seguintes ao golpe militar, temendo pelas suas vidas. Alguns conseguiram sair do país e permanecem no estrangeiro. A maioria refugiou-se em delegações diplomáticas estrangeiras no país, onde ministros e outros funcionários governamentais permanecem, ainda receosos de saírem. Alguns activistas da sociedade civil deixaram o seu refúgio ao fim de alguns dias, outros algumas semanas mais tarde. Alguns permanecem escondidos, pois continuam a ser procurados pelas autoridades militares. O presidente da LGDH, Luís Vaz Martins, e Filomeno Cabral, outro membro da LGDH e secretário-geral da Confederação Geral dos Sindicatos Independentes da Guiné-Bissau – CGSI-GB), assim como vários outros activistas de direitos humanos e membros da sociedade civil tinham já recebido ameaças de morte anónimas, por telefone, após as eleições de Março. Eles tinham criticado publicamente os candidatos derrotados que se tinham queixado de falsificação dos resultados eleitorais.
A Amnistia Internacional continua preocupada com a segurança de Desejado Lima da Costa, o presidente da Comissão Nacional de Eleições; assim como de Iancuba Ndjai, o líder do Partido da Solidariedade e Trabalho e porta-voz da Frente Nacional Anti-Golpe – FRENAGOLPE, uma plataforma de partidos políticos e grupos da sociedade civil, formada com o objectivo de contestar o golpe. Eles continuam a ser procurados pelos militares e permanecem escondidos.
Por vários dias após o golpe, os soldados que pretendiam prender ministros e outros funcionários deslocaram-se a suas casas e, não os tendo encontrado, espancaram e ameaçaram os seus familiares, associados e empregados, vandalizaram as suas casas, roubaram bens e levaram os seus carros oficiais e particulares. Na manhã após o golpe, soldados que foram a casa de Fernando Gomes, Ministro do Interior e fundador da LGDH, que já tinha desaparecido e se tinha escondido, espancaram um dos seus empregados, a única pessoa que se encontrava na casa, vandalizaram a sua casa e levaram os seus carros.
No dia 14 de Abril, soldados foram a casa de Dulce Pereira, uma cantora local que tinha condenado publicamente o golpe, e bateram-lhe.
Desde o dia 8 de Maio, circula em Bissau uma lista anónima que contém os nomes de 38 pessoas, incluindo os ministros depostos, membros do PAIGC, activistas da sociedade civil, membros do parlamento e empresários que são acusados de responsabilidade, em graus variados, pelos assassinatos políticos ocorridos desde 2009. Embora a maioria dos que constam da lista já estejam escondidos, a existência e divulgação pública de uma lista desta natureza põe as suas vidas ainda em maior risco. Tanto quanto a Amnistia Internacional saiba, as autoridades militares não tomaram medidas para descobrir a identidade dos autores da lista nem emitiram qualquer declaração em como actividades deste tipo colocam vidas em risco e não serão toleradas.
Liberdade de expressão e de imprensa
Todas as estações de rádio privadas foram encerradas imediatamente após o golpe de estado militar e permaneceram silenciadas por cerca de 48 horas e apenas a emissora nacional, Rádio Nacional da Guiné-Bissau, foi autorizada a proceder a emissões intermitentes, essencialmente para emitir os comunicados do Comando Militar. As estações de rádio privadas reabriram na manhã de domingo, dia 15 de Abril. Contudo, como criticaram o exército, na mesma noite foi de novo ordenada a interrupção das suas emissões. Na noite do dia seguinte, as autoridades militares reuniram-se com as emissoras privadas e ordenaram-lhes que voltassem a emitir os seus programas, mas avisaram-nas de que não deviam criticar os forças armadas nem o golpe, nem divulgar manifestações, para não criar o pânico e a insegurança, e ameaçaram-nas com o encerramento e outras medidas, que não especificaram, caso desobedecessem. Perante a censura que lhes foi imposta, pelo menos uma estação de rádio, a Rádio Pindjiquiti, decidiu permanecer encerrada.
Um jornalista, António Aly Silva, foi preso na manhã de 13 de Abril, por mencionar no seu blog que o Chefe de Estado-Maior das Forças Armadas era o autor do golpe. Foi levado para o quartel da Amura e agredido com a coronha de uma arma e foi-lhe cortada uma orelha. Foi libertado nessa noite. Contudo, as autoridades militares confiscaram, entre outros bens, o seu computador, telemóvel e câmera.
Outros jornalistas foram incomodados quando tentavam dar cobertura às manifestações em Bissau. No dia 17 de Abril, quatro jornalistas, incluindo o correspondente da Rádio Difusão Portuguesa (rádio nacional portuguesa), foram brevemente detidos por soldados quando faziam a cobertura de uma manifestação. Os soldados levaram também as suas câmeras, gravadores e microfones, embora mais tarde os tivessem devolvido.
Liberdade de reunião – manifestações
O Comando Militar proibiu todas as manifestações e emitiu repetidamente ordens reiterando a proibição e ameaçando tomar “medidas severas”, que não foram especificadas, contra os manifestantes que protestassem contra o golpe e apelassem ao restabelecimento da ordem constitucional. Manifestações espontâneas e pacíficas de mulheres e jovens, realizadas pouco depois do golpe, foram reprimidas por soldados.
No sábado, dia 14 de Abril, um grupo de mulheres e jovens concentrados no exterior do Parlamento para exigir a libertação do ex-Primeiro-Ministro e do Presidente interino, foi dispersado por soldados com recurso a gás lacrimogéneo. Na altura, oficiais do exército e partidos políticos aliados estavam reunidos para discutir o estabelecimento de um governo.
No dia seguinte, uma manifestação pacífica, marchando na direcção do Parlamento, foi também violentamente dispersada por soldados antes de chegar ao Parlamento. Manifestantes foram agredidos com armas por soldados e dois homens ficaram feridos. Um foi alegadamente esfaqueado na perna por um soldado e teve que ser levado ao hospital para tratamento.
No dia 16 de Abril, uma manifestação, planeada pela Plataforma Política das Mulheres de forma a coincidir com a chegada da delegação da CEDEAO, foi abandonada quando soldados chegaram ao local onde umas vinte pessoas já se tinham concentrado. Outra manifestação, organizada pelo Movimento da Sociedade Civil para a tarde desse dia, dispersou quando apareceram dois camiões com soldados. Encontravam-se numa área da Avenida dos Combatentes da Libertação da Pátria cerca de 50 pessoas quando os soldados chegaram. Quando os manifestantes estavam a dispersar, soldados apanharam e espancaram três deles, mas não os prenderam.
O Comando Militar emitiu então um comunicado, proibindo as manifestações em todo o país e dizendo que as manifestações seriam severamente reprimidas. Isto repetiu-se quatro dias mais tarde, quando a LGDH e o Movimento da Sociedade Civil anunciaram que estavam a planear uma manifestação para o dia 20 de Abril, que foi então cancelada. Foram emitidos mais avisos quase diariamente.
No dia 11 de Maio, o Comando Militar emitiu outra ordem, proibindo uma manifestação organizada pela FRENAGOLPE para o dia seguinte, avisando que os que desafiassem a ordem do Comando Militar seriam considerados responsáveis por aquilo que acontecesse durante as manifestações. Perante a situação, a manifestação foi cancelada. A FRENAGOLPE tinha convocado a manifestação para protestar contra o apoio da CEDEAO ao Comando Militar e contra a nomeação de Serifo Nhamadjo como presidente interino do país.
Liberdade de circulação
Inicialmente foi imposto o recolher obrigatório, proibindo as pessoas de permanecerem nas ruas entre as 21h00 e as 07h00. Este foi entretanto levantado. Além disso, pouco depois do golpe e pelo menos durante uma semana, soldados foram alegadamente colocados em pontos estratégicos de Bissau e bloquearam estradas por toda a cidade, mandando parar carros sistematicamente e revistando-os.
As autoridades militares impediram também pessoas de saírem do país. No dia 9 de Maio, a Presidente do Supremo Tribunal, Maria do Céu Monteiro Silva, foi impedida de sair do país. A Amnistia Internacional foi informada de que tinha concluído o check-in no aeroporto e, quando estava prestes a embarcar, os soldados impediram-na. Três dias mais tarde, o Ministro da Justiça, Adelino Mano Queta, que se tinha refugiado numa embaixada, foi também impedido de sair do país. Ele tinha enviado outra pessoa ao aeroporto para fazer o check-in em seu nome, mas essa pessoa foi informada de que o ministro não estava autorizado a viajar.
Entretanto, no dia 9 de Maio, o Comando Militar emitiu uma lista de 58 pessoas que não estavam autorizadas a sair do país. A lista inclui a maior parte dos ministros depostos e outros funcionários governamentais, parlamentares, membros do PAIGC e outros partidos políticos e empresários locais.
Obrigações nacionais e internacionais
A Constituição da Guiné-Bissau, em vigor desde 1993, garante os “direitos humanos e liberdades fundamentais”. A liberdade de expressão, incluindo a liberdade de imprensa, é garantida pela Constituição e pela legislação nacional.
Segundo a Constituição, todos os procedimentos constitucionais e legais relacionados com direitos humanos fundamentais devem ser interpretados em harmonia com a Declaração Universal dos Direitos do Homem. A Constituição define ainda as Forças de Defesa e Segurança como apartidárias e com a missão de defender a soberania e integridade territorial do país, sendo-lhe proibido interferir na vida política.
Tanto a Constituição como a legislação nacional proíbem as prisões e detenções arbitrárias. Excepto em casos de flagrante delito , as prisões só podem ser efectuadas pela polícia, mediante um mandado emitido por uma autoridade judicial. As autoridades militares não têm o poder para prender civis nem pessoal militar, excepto por razões puramente militares.
A Guiné-Bissau é membro da ONU e assinou, ratificou ou aderiu a vários instrumentos internacionais e regionais que contêm normas de direitos humanos que salvaguardam a liberdade de expressão e de imprensa, reunião, associação e circulação e proíbem as prisões e detenções arbitrárias, assim como a tortura, os maus tratos e outros tratamentos cruéis, desumanos e degradantes. Estes instrumentos incluem: O Pacto Internacional sobre os Direitos Civis e Políticos e o seu Protocolo Facultativo; o Pacto Internacional sobre os Direitos Económicos, Sociais e Culturais; a Convenção das Nações Unidas contra a Tortura e outros Tratamentos ou Penas Cruéis, Desumanos ou Degradantes e a Carta Africana dos Direitos do Homem e dos Povos.
Conclusões e recomendações
O golpe de 12 de Abril de 2012 isolou o país internacionalmente, conduziu a divisões internas ainda maiores e à perpetuação da interferência militar nos assuntos políticos do país. Aumentou também a instabilidade e constituiu um retrocesso nos ligeiros progressos alcançados no desenvolvimento, democracia e direitos humanos nos últimos anos.
O desafio agora enfrentado pela Guiné-Bissau é o de reconhecer que não podem existir paz, estabilidade e desenvolvimento a não ser que sejam sem demora instituídos o pleno respeito pelos direitos humanos e pela lei e ordem. Para o país reconquistar a estabilidade e progredir, assente no estado de direito, é urgentemente necessário rectificar as questões de direitos humanos.
Uma das razões para a recente instabilidade política, os golpes e as revoltas militares e os assassinatos políticos é que não é imposto um fim à impunidade e os direitos humanos não são protegidos. Até à data, os suspeitos autores de abusos de direitos humanos foram protegidos de acções judiciais por uma série de leis de amnistia e pela interferência dos militares no sistema judiciário e na política. Uma nova lei de amnistia ofereceria mais outra amnistia total aos soldados que cometeram violações dos direitos humanos.
A Amnistia Internacional opõe-se a amnistias ou medidas de impunidade similares que impedem o emergir da verdade, impedem que os responsáveis por violações dos direitos humanos sejam presentes à justiça e negam os direitos das vítimas e das suas famílias a procurar recursos judiciais e reparação, tal como estabelecido na legislação internacional.
A Amnistia Internacional apela às autoridades no sentido de:
respeitar e proteger os direitos humanos;
restabelecer e garantir, totalmente e sem demora, as liberdades fundamentais, incluindo a liberdade de expressão e de imprensa, a liberdade de reunião e associação e a liberdade de circulação;
pôr termo à perseguição e assédio contra todos os funcionários governamentais depostos e os que, pacificamente, apelam à reposição do estado de direito;
se absterem de recorrer à força para dispersar manifestações pacíficas,
libertar todos os detidos no seguimento do golpe;
não adoptar medidas políticas ou legais, tais como amnistias, que possam impedir a reparação às vítimas de violações dos direitos humanos ou impedir que os autores de crimes prestem contas;
assegurar que as forças armadas regressem aos seus quartéis, permitindo à polícia retomar plenamente as suas funções de aplicação da lei.
A organização apela a investigações independentes e completas a todos os relatos de violações dos direitos humanos; e para que todos os autores de violações dos direitos humanos sejam presentes à justiça, em julgamentos que respeitem as normas internacionais para os julgamentos justos.
A Amnistia Internacional apela à comunidade internacional, e em particular aos que participam em negociações com os que se encontram no poder na Guiné-Bissau, para que coloquem os direitos humanos no fulcro de futuras negociações e acordos. A organização exorta a CEDEAO a assegurar o respeito pelos direitos humanos na Guiné-Bissau e a assegurar que as tropas que coloca na Guiné-Bissau não só se abstenham de cometer elas próprias abusos de direitos humanos como também protejam activamente os direitos humanos.
Índice: AFR 30/001/2012
Amnistia Internacional, Maio de 2012
COMUNICADO LGDH SOBRE ESPANCAMENTO DE AGENTE DA POLICIA JUDICIÁRIA
Comunicado a Imprensa
Na sequência do golpe de estado de 12 de Abril do ano em curso, instalou-se no país um clima de autentica afronta aos direitos humanos e de ameaças sérias à consolidação da paz e do estado de direito com intimidações, detenções arbitrárias, e violações da integridade física dos individuos.
Em mais uma demonstração abusiva de poder, um grupo de militares afectos ao Regimento de Para-comando invadiu ontem dia 31 de Maio 2012, por volta das 16 horas, às instalações da polícia judiciária deteve um agente desta instituição de nome Rafael da Silva por ter notificado um militar desta corporação no âmbito de um processo judiciário.
O agente em causa foi detido e conduzido primeiro, para a casa de uma das partes em conflito onde foi humilhado e posteriormente transportado para as instalações do Para-comando onde foi espancado violentamente pelos militares e só foi posto em liberdade horas depois devido à intervenção do Director da Polícia Judiciaria.
Esta atitude dos militares consubstancia num abuso de poder e da ostentação da força com o objectivo de fragilizar as instituições judiciárias na luta contra a impunidade.
Ainda para reavivar a memória da opinião pública nacional e internacional, este é o terceiro acto do género perpetrado pelos militares nos últimos dois anos: Em Julho 2010, um grupo de militares espancou os agentes da Polícia de Transito, tendo resultado em vários feridos graves, em Março deste ano a propósito das eleições presidenciais antecipadas, os militares voltaram a humilhar publicamente os agentes da Polícia de Ordem pública numa evidente afronta ao processo da consolidação da paz e do estado de direito.
Outrossim, a Polícia Judiciaria tem sido sistematicamente atacada pelos militares sem que as autoridades tomassem medidas conducentes com vista responsabilização criminal e disciplinar dos seus autores.
Face ao acima exposto, a Direcção Nacional da Liga delibera os seguintes:
1. Denunciar e condenar severamente mais um acto vergonhoso perpetrado pelos militares numa clara profanação de uma instituição pública de estado que deve merecer respeito de todos.
2. Responsabilizar o Estado-maior das Forças Armadas pela conduta ilegal e arbitrária de militares sob suas ordens.
3. Solidarizar-se mais uma vez com a Polícia Judiciária encorajando os seus efectivos a prosseguirem com as suas acções de defesa da legalidade e do combate a criminalidade.
4. Exigir ao Estado-maior e a Procuradoria-Geral da Republica a abertura dos competentes processo disciplinar e criminal contra os agentes em causa com vista as suas demissões da classe castrense.
5. Denunciar as ameaças constantes contra a integridade física do Secretário Executo da FRENAGOLPE Dr. Iancuba Indjai, o qual corre riscos sérios sobre a sua vida, exortando em consequência, as autoridades competentes em particular as Forças de Defesa e Segurança para absterem-se de comportamentos que possam minar todos os esforços nacionais e internacionais para a estabilização do país.
6. Alertar a Comunidade Internacional pelo clima de insegurança instalada no país apos ao golpe de estado do pretérito dia 12 de Abril de 2012, em especial a CEDEAO de cujo contingente, tem como a missão proteger os cidadãos e garantir a segurança no período de transição politica.
CC
Federação Internacional dos Direitos Humanos
A Amnistia internacional
A União Europeia
A Organizaçao Mundial Contra tortura
Feito em Bissau ao 1º dia de Junho 2012
A Direcção Nacional
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