sábado, 6 de outubro de 2012

Na Guiné-Bissau, a mutilação genital afecta metade das mulheres


A Mutilação Genital Feminina afecta 50 por cento das mulheres na Guiné-Bissau, um ano depois de aprovada uma lei que a proíbe, alertou nesta quarta-feira em Bissau o ministro da Saúde do Governo de transição, Agostinho Cá. "Não é admissível que a cultura seja utilizada como justificação para o sofrimento de parte da população", disse o ministro, na abertura da 'Conferência Islâmica para o abandono da mutilação genital feminina', que durante dois dias junta em Bissau especialistas sobre a prática, muito comum especialmente em África.

Domingas Gomes, presidente de uma organização não-governamental (Sini Mira Nassique) que há mais anos luta contra a prática da excisão na Guiné-Bissau, concorda com o número apresentado pelo ministro, exponenciado pela presença de populações de países vizinhos. Num inquérito feito pela ONG no ano passado resultou que 44,5 por cento das mulheres guineenses eram mutiladas, mas neste momento a responsável acha que pode ser 50 por cento, "por causa de pessoas dos países vizinhos que estão a excisar as suas crianças às escondidas".

Também presidente do projecto DJINOPI (Djintis nô pintcha, que em português quer dizer "Pessoal, vamos em frente"), que junta organizações que lutam contra a excisão genital feminina e que é apoiada pelo WFD (Weltfriedensdienst, Serviço Comunitário para a paz mundial, de origem alemã), Domingas Gomes garante: apesar da lei que a proíbe, a excisão continua a ser feita na Guiné-Bissau. "Sabemos que não há aquele número de barracas (para praticar a excisão) como antes, mas continuam a fazer a excisão feminina às escondidas", e agora "de forma muito mais perigosa" porque sem controlo, disse a responsável, considerando que a lei (de Setembro de 2011) é importante mas que o "trabalho essencial" é a sensibilização das comunidades.

"Se têm conhecimentos vão deixar de fazer mas por causa da lei não estão a cumprir. Só com a lei vão continuar a fazer aquilo que querem, porque mutilar uma criança no seu quarto ninguém vai saber. O pilar mais forte é consciencializar", advertiu. Por isso, considerou que é importante trabalhar com os líderes religiosos, que "são pessoas credíveis nas suas comunidades". E esse é o objectivo da conferência que hoje começou, apoiada pelo DJINOPI mas também pela TARGET, outra organização não-governamental alemã que luta contra a mutilação, pelas Nações Unidas e pelo Conselho Superior dos Assuntos Islâmicos da Guiné-Bissau.

Nela vão participar, ao longo de dois dias, nomes como Mohamed Shama, professor de estudos islâmicos no Egipto, Mahamadou Diallo, presidente da Associação Maliana para a Paz e Saúde, Muhamadou Sanuwo, imã gambiano, ou Ousmane Sow, da Rede Islâmica e da População, do Senegal. Pela TARGET-Direitos Humanos estão Tarafa Baghajati (consultor) e o próprio presidente da organização, Ruediger Nehberg. E também Tcherno Embaló, presidente do Conselho Superior dos Assuntos Islâmicos na Guiné-Bissau, e Malam Djassi, vice-presidente do Comité Nacional para o Abandono das Práticas Nefastas contra a Mulher e a Criança.

E a história não acaba assim


- Está decidido: a famosa loja franca nas instalações da UNIOGBIS, no bairro da Penha, fecha definitivamente no fim de outubro. A querela entre o gabinete da consolidação da paz e as alfândegas ficou em águas de bacalhau. Os contentores seguem caminho rumo a outras lojas. Resultado: dez guineenses perderão o emprego;

- Dois peritos estão no país para uma auditoria às contas da UNIOGBIS. Chegaram na sexta-feira e ficam vinte e um dias. AAS

Fundação Ricardo Sanhá inaugura filial em Bissau



A Fundação Ricardo Sanhá, inaugura na próxima terça-feira, dia 9, a sua filial em Bissau, na rua de Cabo Verde. O patrono da Fundação, Ricardo Sanha, está em Bissau para esse propósito, regressando a Lisboa na próxima 4a feira. Com ele, leva para tratamento o advogado Pedro Infanda, vítima de espancamento pelos militares há mais de dois anos e que ainda se encontra paralisado e em cadeira de rodas. No dia da inauguração da filial da Fundação, em Bissau, será formalmente anunciado o primeiro encontro de médicos guineenses na diáspora, alargado aos amigos da Guiné-Bissau, para que pontualmente possam vir dar ajuda, e formação aos seus colegas guineenses. AAS

O narcotráfico que se cuide...



serifo-eua

TRAGÉDIA: Raio mata cinco crianças em S. Domingos



Cinco crianças morreram atingidas por um raio na região de São Domingos, norte da Guiné-Bissau, informou ontem a rádio Sol Mansi. Segundo fontes familiares citadas pela rádio, as crianças, todas do sexo masculino, tinham entre sete e 13 anos e estavam a vigiar a cultura do arroz quando o raio atingiu o local onde se encontravam. A tragédia deixou a aldeia em choque, de acordo com a mesma fonte. No leste do país as fortes chuvas provocaram inundações em Pitchi, região de Gabu e seis casas desabaram. Segundo a rádio, que cita o presidente do Comité de Desenvolvimento do Setor de Pitchi, 39 famílias ficaram desalojadas.

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

MaSa-Segurança recebe prémio INTERNATIONAL STAR AWARD FOR QUALITY (ISAQ)



Boa tarde Aly,

É com muito orgulho que lhe informo que uma empresa guineense teve um reconhecimento a nivel internacional pelas boas práticas no ramo da segurança privada.

Obrigado,

Janísio Saiegh

"A MaSa-Segurança, empresa guineense de segurança e sanidade, Lda foi reconhecida internacionalmente no ramo da segurança privada, no ambito da implementação e fomento das boas práticas de qualidade. 

É com muito orgulho e satisfação que anunciamos que uma empresa nacional foi reconhecida além fronteiras, no passado dia 30 de Setembro de 2012 em Genebra-Suiça, tendo recebido o prêmio INTERNATIONAL STAR AWARD FOR QUALITY (ISAQ), na categoria de Ouro, entregue pelo Presidente da Business Initiative Directions, Srº José Prieto, ao Director Geral da empresa, Mário Saiegh. A distinção internacional é fruto de um trabalho árduo e persistente de quase vinte anos na área da segurança, com uma filosofia geradora de emprego, formação contínua e inovação dos serviços aliada aos valores que regem a nossa instituição;  Organização, Rigor e Disciplina.

A empresa esteve entre as 150 galardoadas, de 52 Paises emergentes da Europa, America Latina, Asia, Africa e Medio Oriente. A referida menção contribui para o fortalecimento do nosso trabalho e do espírito coorporativo, na vanguarda de um futuro melhor, sustentável e de qualidade. A todos os profissionais da MaSa-Segurança, que diariamente unem os esforços para cumprir com as responsabilidades assumidas perante os nossos parceiros (clientes, fornecedores e amigos), agradecemos o vosso árduo empenho e disponibilidade."

Sobre as não promoções


Afinal, estava-se à espera de sucessos em Nova Iorque (67ª Assembleia Geral das Nações Unidas) para as tão propaladas promoções nas forças armadas - acabou tudo por ser adiado. Ontem de manha, junto ao que resta do Hospital 3 de Agosto, um alto oficial da FA não consegiu conter-se e disse: "Eu sabia que isso não ia dar certo" - referindo-se ao golpe de Estado de 12 de Abril. Diria ainda mais, desta feita sobre as promoções: "Recusamos as patentes porque não nos vale de nada se somos condenados a nível internacional". AAS

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Vergonha em Nova Iorque...


"A Guiné-Bissau não merece ao que aconteceu na ONU”, disse Serifo Nhamadjo, e aqui estamos de acordo com o 'presidente'. Agora acusar o nosso embaixador na ONU como sendo o responsável pela vergonha que os próprios causaram, isso já é outra história. Será o embaixador o responsável do gabinete de credencias? Será que embaixador João Soares tem poderes de recusar a credenciação do “novo embaixador”? Será que o embaixador trabalha para o ONU? Parece-nos que ele trabalha para a Guié-Bissau e como tantos outros representantes, está sujeito às regras e regulamentos protocolares das Nações Unidas.
 
Sem dúvida, viveu-se em Nova York uma situação vergonhosa e frustrante nao só para o 'presidente', mas como também para toda a Guiné-Bissau; mas o Presidente “interino” deve virar a sua  atenção para a “equipa avançada”; que podiam pelo menos tê-lo avisado, de uma forma honesta e aberta, que havia incertezas na credenciação o que seria motivo suficiente para ponderar a sua deslocação e consequente gasto do erário público. O acontecido foi na verdade uma vergonha nao só nacional mas sim continental e os elementos, tanto do 'Gabinete da Presidência' como os do 'Ministério da Presidência', devem ser responsabilizados politicamente pelo sucedido. A única verdade nua e crua que saiu em toda esta “bagunça” e que as autoridades de transição formalizaram mundialmente a sua ilegitimidade… P.C."

ECOMIB: jornal senegalês diz que soldados estão 'enervados'


"Cansados de serem maltratados, os militares senegaleses enviados em missão em terras Bissau-guineeses fizeram-se ouvir, quebrando a reserva a que se impuseram. Muito enervados, eles reclamam o pagamento dos respectivos subsidios de alimentação. Segundo a Radio Rfm, esses homens, constituidos de tropas e sub-oficiais estão em territorio Bissau-guineense depois de maio de 2012. Segundo o nosso correspondente, o responsavel da Direcção de informação e Propaganda das Forças Armadas (DIRPA) fez saber que a CEDEAO está em vias de se apoderar desses subsidios de alimentação, mas que o exercicito senegalês, faz também por seu lado, os seus esforços a fim de permitir os seus militares em missão as melhores condições para cumprimento da sua missão." FONTE: Seneweb

Manual do resistente


Este é um apelo desinteressado para os trabalhadores e para o Povo democrata da Guiné-Bissau:

Passaram quase seis meses desde os tristes acontecimentos na Guiné-Bissau. Seis meses de SILÊNCIO e de ambiguidade da comunidade internacional. Seis meses de joguinhos entre o Senegal, a Costa do Marfim, o Burkina Faso, a Nigéria e, pasme-se, os EUA - um país que não ganha uma guerra desde 1945!!! (NOTA: Os EUA estão a construir em Dakar, na Point des Almadies, uma autêntica base militar. Um quarteirão inteiro...quatro pisos abaixo do solo...).

Enfim, seis meses de vergonha.

Aos trabalhadores:

Que não trabalhem, que façam greves sucessivos. Numa palavra: paralisem o País, pois só assim as leis serão respeitadas, a orgia de violência cessará de uma vez por todas e a Guiné-Bissau caminhará, orgulhosa, e viverá no concerto das Nações civilizadas.

Ao Povo:

NÃO podes manifestar-te! Os teus direitos previstos na CONSTITUIÇÃO estão fechados numa gaveta. Se o POVO guineense fizer se mantiver FIRME e determinado, acreditem, nem precisará da intervenção da comunidade internacional

A comunidade internacional aguarda um sinal da parte do POVO. Um sinal que pode traduzir-se numa resistência passiva, sem qualquer tipo de violência (a vitória de Ghandi, na Índia, contra a colonização britânica é um BELO exemplo).

Se o POVO se deixar assustar por 'leis' e 'decretos' (ilegais, diga-se) então a comunidade internacional democrática ABANDONA-LO-Á. Lembra-te: a comunidade internacional NÃO lutará por ti. Quando muito, tentará manter a tua cabeça fora de água...assim, não morres. Mas também não viverás...é tipo teres uma vida... pior do que a morte! Há que cerrar fileiras em cada esquina ou beco, o POVO deve continuar firme, sem medos nem receios. Este País pertence a cada um de nós. Se der para o torto, cada um tem então o direito de destruir a parte que lhe cabe... RESISTE com a desobediência civil, com grafittis, com panfletos, no anonimato ou dando a cara, mas RESISTE.

Resistindo, não estarás a fazê-lo para ajudar A, B, ou C ou o partido E, F, ou G... estarás a contribuir para tirar do obscurantismo, do medo, do analfabetismo o teu Povo, o teu País, uma Nação inteira da qual te orgulharás mais tarde. Quem diria que a Primavera Árabe teria o seu começo na Tunísia, alastrando-se depois a outros países governados por déspotas, todos eles apoiados pelos EUA? Só um louco de brilhantina no cabelo... RESISTE, e lembra-te sempre desta frase lapidar:

Ninguém tem o dever de obedecer a quem não tem o direito de mandar

- Quem votou em alguém para se arvorar em 'presidente de transição'?

- Quem votou em alguém a ponto de ser chamado de 'primeiro ministro de transição?

- Como é que quatro países (cheios de problemas e conflitos) se sobrepõem aos restantes doze países-membros da CEDEAO, impondo ao POVO da Guiné-Bissau um 'presidente' e um 'governo' ILEGÍTIMOS?

- A que se tem prestado a União Africana, a organização maior do continente? A que estados presta vassalagem? E a troco do quê mesmo? Sobretudo: a que povo deve uma explicação sobre o seu imobilismo e inoperância?

- Por que interfere a América? E a França, a China?

- Porquê tanta ambiguidade da potência do continente, a África do Sul (participou, na tribuna, na festa da independência - e garantiu, depois de confrontado pelo DC, que foi "um erro"...mas ontem, à chegada do 'presidente de transição'... Ninguém os viu de bandeirinha hasteada e nem nenhum representante europeu se prestou a tal coisa...)

- A CPLP, a União Africana, a ONU: Nenhuma destas organizações, a que se somam outras de particular relevo para a Guiné-Bissau como o Banco Mundial, o FMI - Nenhuma delas reconhecem as autoridades pós-12 de abril. Mas então o que se passa afinal? A CEDEAO estará acima da União Africana?

- O que vai fazer a ONU, depois de o Senegal, a Nigéria e outros países terem violado uma resolução do próprio Conselho de Segurança?

- Por que não impõe a ONU sanções contra os países que violaram essa - a sua!!! - resolução?

- O que vai ser feito para SALVAR o POVO da Guiné-Bissau? Quando e como e por quem?

Aguardo:

A resposta do POVO.

António Aly Silva

Água na boca: Bica no forno com limão...restaurante 'Ponta de Pedra', no hotel Ancar

António Indjai à 'Time': "Não seremos responsáveis pela segurança do Carlos Gomes Jr."


Dialogue with a Coup Leader: Has Guinea-Bissau Become a Narco-State? Antonio Indjai, the general who lords it over the small West African nation, is unrepentant and uncompromising about overthrowing the previous government. And he dislikes the U.N. too

By Jessica Hatcher / Bissau | October 2, 2012 |

General Antonio Indjai, 57, is the chief of staff of Guinea-Bissau’s armed forces, and on April 12 he overthrew the elected government in a coup, citing as the reason the presence of the Angolan military. The 270 soldiers from Angola had originally arrived to help reform Guinea-Bissau’s armed forces, which stand accused of involvement in a cocaine transshipment trade that sees an estimated 30 tons of the illegal substance ending up in Europe every year. The U.N. Office on Drugs and Crime has noted an increase in drug trafficking since the coup, which was triggered by allegations that the Angolans were plotting to destroy Guinea-Bissau’s military. In response to the coup, all foreign aid to the government was cut. West Africa’s regional bloc, the Economic Community of West African States (ECOWAS), has since deployed a stabilizing force inside Guinea-Bissau. Indjai met TIME’s Jessica Hatcher at the military barracks in the capital, Bissau, on Oct. 2, 2012.

TIME: What is the relationship between the military and the transitional government?

Indjai: It is a positive relationship. That means, we are agreed on all facts, from A through to Z. It is positive in every way.

Some say it’s you with the power, not the government. What do you say to that?

I ask you, who has real power anyway? I ask you, who does decide on power in the world?

There has been talk of adding more forces to the current ECOWAS forces deployed in Guinea-Bissau. Would that work?

For the world to be preoccupied with a place like this, where there is no need for foreign forces and where there is peace, it makes no sense. Let them send their troops where there is a need, to Mali and to Syria, for example. If the U.N. is not concerned with these countries, why is it concerning itself with Guinea-Bissau? Do you see anyone being killed in the street here? No. What’s the problem? Let them go to Syria instead.

If Carlos Gomes Jr. were to come back, would the former Prime Minister be safe?

We would not be responsible for Carlos Gomes Jr.’s security on his return. If he were to come back, he’d be responsible for his own security. I repeat, if he were to come back, whatever happened to him would be his own or the U.N.’s responsibility.

When do you expect a new round of elections?

If the U.N. continues to instigate trouble in Guinea-Bissau, people will not have enough time to prepare for elections. With the transitional period standing at one year, if the troubles continue, then how can we prepare in time for elections? They must pipe down and allow us to organize the elections freely with the current government.
The first problem is why they are granting [the deposed interim President] Raimundo Pereira a voice at the U.N. [General Assembly] when he has been dismissed by a coup — how can he speak on behalf of the people? Who is he reporting to? He has been absent for 90 days. I call that trouble.

How do you consider U.S. politics with a view to Guinea-Bissau?

Very, very positive.

I have read a lot about the April 12 coup but would like to hear about it from you. Why did you organize a coup?

We didn’t organize a coup, we organized a countercoup. Do you know the origins of this coup? Angola and Carlos Gomes Jr. Would America allow a foreign army with heavier weapons than them inside the United States? We said [to Angola], Either you give these weapons to us, or, if not, leave the country and we will continue with cooperation between our two countries in the future. They said no, and only reinforced their own weaponry. I’m asking you, in light of this, what is the origin of the coup? Angola and Carlos Gomes Jr.
If we hadn’t organized a coup before them, they’d have reinforced their troops here and arrested us. The intention of Carlos Gomes Jr. was to have international forces to add to the Angolan troops, which meant they could have struck us down at any time. I drew [Carlos Gomes Jr.'s] attention to this more than 20 times — I said not to bring Angolan troops here. This is why we organized a coup. I didn’t ask that he remove the Angolan troops, just that he solve the problem of the weapons.

I’ve heard people in the street say that the coup represents a failure of democracy. 
Of course I agree the coup is a failure of democracy. A coup has no place in a democracy. But if you have no other means of escape, you have to look for a solution. For example, if I took you and locked you in this room with my weapon and I were to shoot, how would you react? You’d want to escape, and you might break down the door — you’d take any means that you could in order to get out. We removed just two people — the Prime Minister and the President. Where else does that exist, that a coup d’état happens and no one dies? Not one. Since they didn’t want to take our advice, we said leave or you will be dismissed.

The head of the U.N. Office on Drugs and Crime, Yuri Fedotov, said last week that drug trafficking in Guinea-Bissau has increased since the coup. What are your observations on that?

We are requesting that they send a special mission to investigate and evidence this, to see where and when the drugs have come through here since April, and whether it really has increased or not. The representative of the U.N. here is a crook — he’s the brother-in-law of Cadogo [a nickname for Carlos Gomez Jr.]. All this information has been prepared by [Joseph] Mutabobo [the U.N.’s special representative to Guinea-Bissau] — if I were the government, I’d consider him persona non grata. 

Some say that the chief of the armed forces in Guinea-Bissau is involved in drug trafficking: How do you respond to that?

Show me the proof. I tell you, all the people who are providing this information are crooks. Because I didn’t obey Carlos Gomes Jr., they are chasing me out of the country. I want proof — let them provide that proof.

Was Carlos Gomes Jr. involved in the death of President João Bernardo “Nino” Vieira?

I don’t know. That is political.

Were you involved?

For what? Why should I be involved in that? This is no more than the gossip on the street. If I wasn’t in power at that time, how should I know? I wasn’t the chief of staff then. Let us ask Carlos Gomes Jr., the former Prime Minister.

There is a history of conflict between the military and civilian government in Guinea-Bissau. What is it that the military wants?

There is no misunderstanding between us — the only problem was the weaponry brought by the Angolans. This was the only misunderstanding we had. TIME

quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Greve nos portos: trabalhadores fecham entradas e saídas com contentores... Kampu kinti! AAS


Pois é!


"Bissau, 2 a 8 de julho de 1978

Na onda de escândalos e inquéritos a desvios de fundos que rebentou nos Armazéns do Povo, foi também apanhado o [Domingos] Fernandes (há anos residente em Portugal, comentador da RDP-África), mestiço simpático, director da SOCOTRAM (Sociedade de Comercialização e Transformação de Madeiras), serração e fábrica de móveis. Dados os brandos costumes dos guineenses, não o prenderam logo, continuou mesmo a ir todos os dias aos escritórios para passar o serviço ao sucessor. Um amigo meu, palestiniano, que o via passar pelas oficinas, ficava muito intrigado por o ver perguntar inquisitoriamente ao mestre: "Há madeira? Há óleo? As máquinas estão a funcionar?". Não resistiu o palestiniano a perguntar, por sua vez, ao mestre: "Mas então o Sr. [Eduardo] Fernandes não foi suspenso e substituído?". "Pois foi", respondeu o mestre. "Então porque faz ele estas perguntas?". E o mestre, muito natural: "É o hábito!
" - Extraído do livro "Em Tempos de Inocência, Um diário da Guiné-Bissau" (Prefácio, 2006) de António P. da França, Embaixador Extraordinário e Plenipotenciário de Portugal na Guiné-Bissau (1977 a 1980)

Alguém falou em...ditadura, ainda que sem consenso?


Abdu Mane, Procurador-geral da República, ordenou o fim das intervenções públicas da classe política guineense. A ordem foi tornada pública esta segunda-feira, 1 de Outubro, que visa fundamentalmente os casos relacionados com o golpe de Estado do 12 de Abril.

De acordo com comunicado de imprensa do Ministério Público, o homem «mais forte» desta magistratura já veio avisar que, qualquer político que não obedecer às novas regras da sua instituição, vai ser processado judicialmente. Na sequência destas intenções de Abdu Mane, já foram ouvidos o líder da Sociedade Civil guineense, o Presidente da Liga Guineense dos Direitos Humanos, Luís Vaz Martins e o Secretário-geral da Confederação-geral dos Sindicatos Independentes da Guiné-Bissau, Filomeno Cabral. Os militares não foram ouvidos no âmbito destes processos.

Os observadores políticos na Guiné-Bissau dizem que se trata de mais um passo de consumação do golpe de Estado, já no sector judicial, em particular, no Ministério Público. A medida vai atingir fundamentalmente a FRENAGOLPE, organização criada após o golpe de Estado que, no entanto, tem continuado a pronunciar-se e a denunciar a acção de golpe de Abril. De referir que Abdu Mane foi uma das pessoas que liderou as marchas de protestos, proferindo várias declarações públicas sobre casos de assassinatos ocorridos no país. PNN

Tristeza...


"Caro irmão,

É muito triste o que passa no nosso país: "Movimento de solidariedade para com o 'presidente e o governo de transição da Guiné-Bissau'... Esse movimento devia sair à rua, isso sim, para exigir do governo e do presidente impostos aos guineenses pela CEDEAO o começo das aulas... Não para receber um 'presidente' que não teve qualquer sucesso nas Nações Unidas... 
 
VIVA A DEMOCRACIA.

Serifo Djalo
"

M/R: Uns podem manifestar-se, outros...nem peidar podem! É a ditadura, estúpidos!!! AAS

Crise Guiné-Bissau: CEDEAO já foi longe demais... É preciso dar-lhes um lição... AAS

terça-feira, 2 de outubro de 2012

África Monitor


"Todas as avaliações segundo as quais o narcotráfico na Guiné-Bissau aumentou no seguimento do golpe de Estado de 12 de Abril, apontam, como 'evidência comum' o trânsito constante de cidadãos de países latino-americanos, em especial colombianos, que por vezes se demoram no país; o motivo alegado é o turismo." AM

(Des)convidados


Para a reunião anual do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional, que este ano terá lugar em Tokyo, Japão nos meados de outubro...a Guiné-Bissau não foi convidada. Meus caros: a verdadeira morte de Amilcar Cabral aconteceu de facto em... Nova Iorque, na semana passada.

NOTA: A Guiné-Bissau, depois da 67ª Assembleia Geral da ONU, ficou (ainda) mais isolada - política e economicamente, gatos-pingados à parte... AAS

"Devemos apoiar tudo que o inimigo combate, e combater tudo o que o inimigo apoia."

MAO TSÉ-TUNG

ONU: Dois em um


- Apesar do Comité de Credenciais não ter deliberado (ou tê-lo feito de forma ambígua, indo a reboque da China) sobre a quem cabia discursar na 67ª sessão da Assembleia Geral da ONU, tendo remetido o assunto à Plenária, o Comité Político não esteve com meias medidas: autorizou formalmente a delegação legítima guineense a distribuir, na Plenária, o discurso que seria proferido pelo Presidente da República Interino, Raimundo Pereira;

- Por cá - resultado dos danos colaterais na ONU - a 'coisa' também começam a aquecer. O CEMGFA tem demonstrado insatisfação quanto aos resultados obtidos em Nova Iorque pela diplomacia do 'governo de transição'. Fontes bem posicionadas garantem ao DC que António Indjai não estará para brincadeiras - menos ainda para as de mau gosto. Assim, Faustino Imbali que se cuide... AAS

Portugal quer PAIGC no governo e regresso de Carlos Gomes Jr. a Bissau


Portugal defendeu omtem na 67ª Assembleia Geral da ONU que a solução da crise na Guiné-Bissau passa pela nomeação de um governo que inclua o PAIGC, partido maioritário, e o regresso do primeiro ministro deposto, Gomes Júnior. Falando na conclusão do debate da Assembleia Geral da ONU, o embaixador português, Moraes Cabral, identificou a Guiné-Bissau como um dos pontos preocupantes no panorama global, depois de em abril ter sido "interrompido um processo eleitoral democrático, violando os princípios defendidos pela ONU", como foi reconhecido pelo Conselho de Segurança. O restauro da ordem constitucional no país, afirmou, "requer a nomeação de um governo inclusivo, com o PAIGC, partido que tem a maioria dos lugares na Assembleia Nacional", disse o diplomata. LUSA

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Presidência da República legítima




PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU
NOTA DE IMPRENSA

Nova Iorque, 29 de Setembro de 2012

O Presidente da República Interino da Guiné-Bissau, Dr. Raimundo Pereira, sob auspícios da União Africana e testemunhado pela CPLP e CEDEAO, manteve, no sábado, 29 de Setembro de 2012, na sede da União Africana em Nova Iorque, um encontro com o Presidente de Transição, sr. Serifo Nhamadjo, simbolizando as vontades das duas partes em que sejam abertos os caminhos de diálogo interno para a solução da grave crise que se instalou na Guiné-Bissau após o golpe de Estado de 12 de Abril.

Os dois políticos se cumprimentaram e trocaram algumas impressões sobre o início de um processo de diálogo interno que possa conduzir à uma paz duradoura na Guiné-Bissau, tendo sido aplaudidos pela assistência que testemunhou o acto.

Após o encontro do Presidente Interino Dr. Raimundo Pereira e o sr. Serifo Nhamadjo, o Ministro dos Negócios Estrangeiros, Dr. Mamadu Jalo Pires e o sr. Faustino Fudut Imbali se reuniram de seguida para traçarem uma estratégia comum que possa servir de base de lançamento para o diálogo entre as duas partes desavindas na crise político-militar despoletada com o golpe de Estado de 12 de Abril.

Após o encontro, os dois governantes concordaram nos seguintes pontos:

a. Agradecerem a União Africana pela iniciativa de proporcionar um primeiro contacto entre as duas delegações em Nova Iorque e ao mais alto nível como um primeiro passo para o início de um diálogo interno que deverá abrir os caminhos para a paz e estabilidade duradouras na Guiné-Bissau;

b. Encorajar a Missão Conjunta da ONU/UA/CPLP/CEDEAO/EU na Guiné Bissau para uma avaliação da situação no terreno, cujos resultados poderão permitir a ONU e a UA o lançamento de bases para as negociações entre as delegações dirigidas pelos Ministros Dr. Mamadu Jalo Pires e Faustino Fudut Imbali, em Addis Abeba com vista ao estabelecimento de um roteiro credível para a solução da crise no nosso país;

c. Apelar à UA para a criação das condições logísticas que permitam um novo encontro entre as delegações dirigidas pelos Ministros Dr. Mamadu Jalo Pires e Faustino Fudut Imbali, em Addis Abeba, com vista ao estabelecimento de um roteiro credível para a solução da crise no nosso país;

d. Encorajar o diálogo interno entre todas as forças vivas da nação, desde as forças políticas e também das organizações da sociedade civil, incluindo sindicatos e ONGs como forma de assegurar um processo de transição inclusivo;

e. Apelar a Comunidade Internacional para que apoie na promoção do diálogo interno que facilite a aproximação das partes desavindas no processo político guineense e para uma transição política credível.

No concernente à controvérsia que resultou da presença de duas delegações para a Guiné-Bissau, (Governo Legítimo e Governo imposto de transição) há que sublinhar que foi a delegação chefiada pelo Presidente Interino da República, Dr. Raimundo Pereira que foi credenciada e, por isso, só ela teve acesso à Sala da Assembleia Geral da ONU.

Portanto, a delegação do sr. Nhamadjo, não tendo sido credenciada, nem sequer teve acesso às instalações das Nações Unidas.

Foi o nome do Presidente da República Interino, Dr. Raimundo Pereira é que figurou na lista dos oradores até ontem Sexta-feira. Só foi suspenso porque a CEDEAO, através de Senegal, Nigéria e a Costa do Marfim apresentaram um recurso para que o Presidente Dr. Raimundo Pereira não proferisse o discurso em nome do país, utilizando a chantagem e a mentira junto do Secretário-geral da ONU para atingirem esse objectivo, alegando que se este falasse iria aumentar a instabilidade militar no país e que também seria uma humiliação para a CEDEAO e que isso poderia mesmo levar ao fim da organização sub-regional. E, nessa circunstância, quando há um recurso que coloca a controvérsia entre duas delegações do mesmo país, o assunto é levado para o Comité de credenciais que deve tecer recomendações por consenso e envia-la ao Presidente da Assembleia Geral, que, por sua vez, a submeterá ou não à plenária da Assembleia Geral da ONU para votação e decisão final.

Entretanto, segundo fontes bem colocadas junto do gabinete do Presidente da AG da ONU, ele não vai tomar nenhuma decisão sobre o assunto, uma vez que o Comité de credenciais não chegou a um consenso sobre a controvérsia criada pela Nigéria e companhia.

Significa declarar que o Presidente Interino Dr. Raimundo Pereira não irá proferir o seu discurso conforme estava previsto, sendo que esse era o objectivo do recurso do Senegal, da Nigéria e da Costa do Marfim. Todavia, não conseguiram nem sequer que a delegação de Serifo Nhamadjo fosse credenciada e muito menos proferir discurso na AG da ONU.

Na verdade, esta situação acaba por representar uma vitória para a delegação do Presidente Interino Dr. Raimundo Pereira, uma vez que só ela foi credenciada e entrou nas Nações Unidas e foi recebida pelo Secretário-Geral Adjunto da ONU para os Assuntos Africanos, manteve encontros com a Configuração da Guiné-Bissau da Comissão da Consolidação da Paz das Nações Unidas e teve uma audiência com a nova Presidente da União Africana junto das Nações Unidas.

Por outro lado, a delegação foi convidada a tomar parte em várias recepções de países membros das Nações Unidas, designadamente da África do Sul, Emiratos Estados Árabes, OCI e França.

O Governo Legítimo da República da Guiné-Bissau
(Autoridades Eleitas pelo Povo)

ONU: Angola sobre a Guiné-Bissau


Embaixador de Angoja junto da ONU, Ismael Martins: "Na República irmã da Guiné-Bissau, defendemos uma solução inclusiva e duradoura. Temos a certeza de que um engajamento da Nação guineense, que torne possível a real inclusão de todos os actores nacionais na busca de uma solução à crise, resultará numa normalidade da Ordem Constitucional, no âmbito das pertinentes resoluções adoptadas pelo Conselho de Segurança, União Africana, pela CPLP e pela CEDEAO".

"As outras organizações internacionais envolvidas na resolução do diferendo - ONU, União Europeia, União Africana - estão de acordo no que é preciso fazer agora. Querem que a legalidade internacional seja reposta, e que as forças da CEDEAO sejam substituídas por forças internacionais, que envolvam outros países, incluindo os da CPLP, e que seja constituído um Governo de transição com base nos resultados das eleições" - Murade Murargy, Secretário Executivo da CPLP

CPLP acusa CEDEAO de "ser parte do problema" em vez de "ser parte na solução"...

O secretário-executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) acusou hoje a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) de estar a ser "parte do problema" na Guiné-Bissau, em vez de "parte da solução", violando normas internacionais. "A ação da CEDEAO complica um pouco todas as outras ações internacionais porque violam todas as normas do Direito Internacional em relação à Guiné-Bissau", reconheceu, em entrevista à Lusa, na sede da CPLP, em Lisboa, o moçambicano Murade Murargy, que inicia agora o seu mandato à frente da organização lusófona.

O diplomata de carreira recordou que a CEDEAO "empossou um Governo" não eleito na Guiné-Bissau (numa alusão ao apoio manifestado aos militares golpistas) e mobiliza, no terreno, "forças compostas por países que são parte interessada no conflito". Mas, destacou, Governo eleito e Governo imposto pelos militares golpistas iniciaram hoje um diálogo em Nova Iorque. O Presidente deposto Raimundo Pereira e o seu sucessor Serifo Nhamadjo reuniram-se à margem da Assembleia-Geral das Nações Unidas, que hoje termina, provavelmente sem que nenhum representante da Guiné-Bissau suba ao palanque para se dirigir à restante comunidade, dadas as divergências entre as partes.

No final do encontro, ambas as partes encarregaram os seus ministros dos Negócios Estrangeiros de continuar as discussões. Murade Murargy confirmou que "há muitos esforços que estão a ser desenvolvidos" para "identificar as divergências que existem", mas salientou que o conflito é "um problema a ser resolvido pelos próprios guineenses", que "têm de dialogar". As organizações internacionais podem ser apenas "facilitadores e promover o diálogo", sublinhou Murade Murargy. "É um assunto de guineenses, tem de ser resolvido pelos guineenses", insistiu, sem arriscar um prazo, porque, "em questões de conflitos internacionais, é difícil prever um tempo", mas esperando que "seja o mais rapidamente possível".

"Enquanto tivermos um membro na situação em que se encontra a Guiné-Bissau, dificilmente podemos desenvolver ações de cooperação mutuamente vantajosas entre nós", reconheceu o secretário-executivo. As outras organizações internacionais envolvidas na resolução do diferendo - ONU, União Europeia, União Africana - "estão de acordo" no que é preciso fazer agora, garantiu Murade Murargy. "Querem que a legalidade internacional seja reposta, (...) que "as forças da CEDEAO sejam substituídas por forças internacionais, que envolvam outros países, incluindo os da CPLP, e que seja constituído um Governo de transição com base nos resultados das eleições", enumerou.

Murade Murargy disse não temer o peso que o conflito na Guiné-Bissau poderá ter no seu mandato. O assunto "está a ser seguido ao mais alto nível", nomeadamente entre representantes da CPLP e da CEDEAO, e disse acreditar que vai ser possível "encontrar uma saída para este imbróglio". "A Guiné-Bissau não nos vai desviar dos nossos objetivos", assegurou, recordando que Moçambique fixou o tema da segurança alimentar e nutricional como prioridade para o seu mandato à frente da CPLP, até 2014. "Os nossos países têm capacidades e potencialidades" para "participar na produção mundial" de alimentos, justificou o ex-chefe da Casa Civil durante a presidência de Joaquim Chissano. LUSA

MNE Timor Leste: "Foi silenciada a voz do Povo da Guiné-Bissau"


O ministro dos Negócios Estrangeiros de Timor-Leste, José Luís Guterres, afirmou à Lusa que a suspensão da intervenção do presidente deposto da Guiné-Bissau no debate da Assembleia Geral da ONU "silenciou a voz do povo guineense" no plenário internacional.
"Foi silenciada a voz do povo da Guiné-Bissau na ONU. É uma situação que não devemos permitir", disse Guterres, em declarações à Lusa no final de uma semana diplomática intensa na ONU, em que na sexta-feira, após queixa da CEDEAO, o presidente deposto Raimundo Pereira viu suspensa a sua intervenção. CPLP e CEDEAO têm estado divididas sobretudo em relação ao reconhecimento do governo saído do golpe de Estado militar em abril, que o bloco lusófono rejeita, trabalhando apenas com o executivo deposto de Carlos Gomes Júnior.

A queixa da CEDEAO, sob pretexto de que a intervenção aumentaria a instabilidade na Guiné-Bissau, está a ser apreciada pelo comité de credenciais da Assembleia-Geral, que deverá fazer uma recomendação ao presidente o plenário, o sérvio Vuk Jeremic, sobre se Pereira pode ou não intervir no debate anual. Jeremic terá depois de submeter a decisão a votação pela Assembleia-Geral, adiantou o diplomata, sendo difícil que tal venha a acontecer até à conclusão do debate anual, na segunda-feira. Para Guterres, é "profundamente lamentável que presidente da Assembleia Geral não tenha dado voz a representante legitimo do povo da Guiné-Bissau". "O nosso desejo é que se encontre rapidamente uma solução para que a voz [da Guiné-Bissau] seja restabelecida aqui na ONU", adiantou o ministro. LUSA

Raimundo Pereira reclama "vitória" apesar do bloqueio da CEDEAO


O presidente interino deposto da Guiné-Bissau afirmou à Lusa que o credenciamento da sua delegação para representar o país na Assembleia Geral da ONU foi uma "vitória", apesar de impedido de intervir no plenário. Raimundo Pereira falou no fim-de-semana à saída de um encontro com o sub-secretário geral para Assuntos Africanos, Jeff Feltman, depois de ter sido impedido de falar no debate na sexta-feira, após uma queixa interposta pela comunidade regional, a Comunidade dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), que ainda está a ser analisada.   
"A democracia, em primeiro lugar, saiu vitoriosa porque viajámos para Nova Iorque para participar na Assembleia Geral e nós é que fomos creditados, os outros não", disse Pereira, apontando para o crachá de identificação nas Nações Unidas.
    
Quanto ao discurso que foi impedido de fazer, depois da inscrição da intervenção e quando já estava dentro do plenário, a "CEDEAO levantou questões que estão a ser analisadas", mas, para as autoridades depostas, "é uma vitória representar a Guiné-Bissau", adiantou à Lusa. Confrontado com a posição intransigente de bloqueio tomada pela CEDEAO em relação à intervenção do governo deposto, Pereira escusou-se a comentar. Acompanhado do ministro dos Negócios Estrangeiros, Djaló Pires, e do embaixador guineense junto da ONU, João Soares da Gama, Raimundo Pereira esteve reunido perto de 40 minutos com Feltman.
    
O objectivo, disse Djaló Pires à Lusa, era pedir ao secretário-geral que se "envolva mais" no processo guineense, como previsto nas posições do Conselho de Segurança, e que avance com a criação de tribunal internacional "ad-hoc" para a Guiné-Bissau. O governo pretende que este tribunal, seguindo o modelo dos criados pelo Conselho de Segurança para o Líbano, Ex-Jugoslávia ou Rwanda, seria encarregue do julgamento de todos os crimes de sangue cometidos nos últimos anos no país de 2000 a 2012. "Fomos muito claros e dissemos o que pensamos que deve ser feito para que a Guiné-Bissau encontre uma solução duradoura, não paliativa. O país tem assistido nos últimos 14 anos a sucessivos golpes de Estado", disse Raimundo Pereira à Lusa, após o encontro. Feltman, adiantou, foi "receptivo" e disse que as autoridades legítimas "têm uma palavra a dizer" no processo.

À margem do debate anual da Assembleia Geral, a delegação guineense, que incluiu o Primeiro-ministro deposto Carlos Gomes Júnior, encontrou-se com a presidente da Comissão da União Africana, Nkosazana Dlamini-Zuma."A União Africana comprometeu-se a estar mais engajada na procura de soluções. Temos esperança que sejam dados passos importantes nos próximos tempos para resolução desta crise", disse Pereira. Nos encontros em Nova Iorque na semana, a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e a CEDEAO falharam o objectivo definido pelo bloco lusófono de um plano de acção conjunto para a Guiné-Bissau.

Ainda assim, diz o presidente deposto, "foi um momento crucial, permitiu que, num espaço de tempo muito curto, se desenvolvessem acções muito importantes". Até se chegar a um plano de acção, refere, é preciso "aproximar posições", devendo os contactos prosseguir na próxima semana. Pereira escusou-se a responder se a continuação do processo eleitoral interrompido pelo golpe de Abril continua a ser uma exigência da CPLP, dizendo apenas que "está tudo em aberto". Youssoufou Bamba, embaixador da Costa do Marfim, país que detém a presidência da CEDEAO, escusou-se a prestar declarações à Lusa. LUSA

EXCLUSIVO: O discurso do Presidente Interino Raimundo Pereira, que a CEDEAO não quis que o mundo ouvisse


REPÚBLICA DA GUINÉ-BISSAU
PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA
 
Excelência Senhor Vuk Jeremic, Presidente da Assembleia-Geral das Nações Unidas,  
Excelência Senhor Ban Ki-moon, Secretário-geral das Nações Unidas,  
Senhoras e Senhores Chefes de Estado e de Governo,
Senhoras e Senhores Embaixadores,
Excelências,
Senhor Presidente,
Permita-me, antes de mais, felicitar Vossa Excelência pela Vossa eleição à Presidência da 67ª Sessão Ordinária da Assembleia Geral das Nações Unidas, fazendo votos que o seu mandato seja coroado de êxitos e deixando, desde já, a garantia de plena cooperação do meu país ao longo desta nobre missão que lhe é confiada.

Igualmente, gostaria de felicitar o Senhor Nassir Abdulaziz Al-Nasser, Presidente da 66ª Sessão da AG da ONU pelo excelente trabalho realizado.

Senhor Presidente,

É com o sentimento de profundo reconhecimento e de gratidão que uso da palavra nesta honrada tribuna, na minha qualidade de Presidente da República Interino, legítimo Presidente do meu país, o que demonstra, de maneira inequívoca, a intolerância da nossa organização em relação às alterações inscontitucionais dos poderes democraticamente instituídos.

O tema proposto para esta Sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, "realizar por meios pacíficos o ajustamento ou resolução de situações de caráter internacional" reveste-se de uma importância capital, tendo em conta o atual contexto internacional que o mundo atravessa e a situação de crise vigente na Guiné-Bissau.

Com efeito, o meu país registou no passado dia 12 de Abril de 2012, mais um episódio de golpe de Estado, que culminou com a alteração da ordem constitucional, isto, depois da realização da primeira volta das eleições presidênciais antecipadas, consideradas livres, justas e transparentes pela comunidade internacional.

Anima-me a certeza de ter a legitimidade para falar em nome do povo da Guiné-Bissau, que na sua esmagadora maioria reconhece na minha pessoa o seu representante legal, nos termos da nossa Constituição. Lembro que, aquando do falecimento do Presidente Malam Bacai Sanhá, por força da Constituição da Guiné-Bissau, enquanto Presidente da Assembleia Nacional Popular eleito,  assumi o cargo de Presidente da República Interino.

Registamos com particular frustração que a resolução da crise que se instalou na Guiné-Bissau tenha criado fortes divergências entre as diferentes organizações internacionais. Reconhecemos à CEDEAO, com base no princípio da subsidiariedade delegada pela União Africana, a liderança do processo de mediação da crise na Guiné-Bissau. Temos contudo particular dificuldade em compreender que este se apresente em contradição com a salvaguarda dos valores da Democracia e do Estado de Direito, assim como a preservação do respeito e a dignidade da nossa organização subregional.

Lamentamos que a CEDEAO insista em não obedecer aos padrões da Comunidade Internacional, ignorando inclusivê uma resolução especifica do Conselho de Segurança e levando o país ao isolamento total, com graves consequências social e humanitária para o nosso povo. Com efeito, o método e a forma como a CEDEAO diz pretender repôr a legalidade constitucional, demonstram claramente não simplesmente a aceitação mas a premiação do golpe de Estado, o que contraria flagrantemente o princípio da tolerância zero ao acesso ao poder por vias anticonstitucionais, tal como proclamado no seu próprio protocolo sobre a democracia e boa governação.

Senhor Presidente,

As regras e os princípios da democracia e do Estado de direito  são objetivos e universalmente reconhecidos por toda a comunidade internacional, pelo que eles devem fundamentar todas as ações políticas que emanam das organizações de que soberanamente somos parte, e as suas interpretações não devem, de maneira nenhuma, ser subjetivas ou equívocas.

Neste contexto, saudamos as claras posições assumidas pela CPLP, União Europeia, União Africana, Organização Internacional da Francofonia e as Nações Unidas, que souberam genuinamente interpretar os referidos princípios e renovamos a esperança de ver a CEDEAO reconsiderar as suas posições e se alinhar com estes importantes parceiros.
Achamos todavia urgente que as Nações Unidas assumam o seu papel de coordenação deste processo tal como recomendado pela Resolução 2048 do Conselho de Segurança, e a Declaração do Presidente do Conselho de Segurança, do dia 30 de Julho de 2012, para que todas as organizações parceiras sejam incluídas na busca de uma solução equilibrada, justa e que responda as aspirações dos guineenses.

Nesta ótica, reiteramos o nosso apelo ao Secretário Geral das Nações Unidas, para a convocação de uma reunião de alto nível para a análise da situação na Guiné-Bissau, com vista a elaboração de uma estratégia global e integrada e a adoção de um roteiro, contendo medidas concretas para o restabelecimento  completo da ordem constitucional na República da Guiné-Bissau.

Por outro lado, não nos parece viável qualquer processo de transição na Guiné-Bissau, sem a participação do partido vencedor das últimas eleições legislativas e que governou o país até a data do golpe de Estado, o PAIGC. Pensamos que a eleição de um novo 1º vice-presidente da Assembleia Nacional Popular que possa assegurar a presidência, em exercício, do parlamento e a constituição de um novo governo a ser dirigido por um Primeiro Ministro indicado pelo PAIGC, poderia ser o princípio de uma solução minimamente aceitável e que poderia tirar o país do extremo isolamento em que se encontra desde os trágicos acontecimentos de 12 de Abril.

Parece-nos ainda extremamente importante, diria mesmo decisivo, para que se possa encontrar uma solução duradoura para a crise no país, que a Força da CEDEAO estacionada na Guiné-Bissau seja transformada numa Força multinacional ou internacional com mandato expresso das Nações Unidas e que inclua unidades de outros países da CPLP, de modo a poder garantir, em geral, a segurança a todos os dirigentes políticos e de todos os cidadãos guineenses ao livre exercício dos seus direitos civis e políticos.
E, nesta perspectiva, gostaria de manifestar perante esta magna Assembleia, a minha total disponobilidade e a do Primeiro Ministro, Senhor Carlos Gomes Junior, para cooperar na busca de uma solução consensual que traga a paz, estabilidade e o desenvolvimento à Guiné-Bissau e que permita ao seu povo, exercer o legítimo direito de escolher os seus dirigentes.

Senhor Presidente,

A impunidade na Guiné-Bissau tem constituído uma grande preocupação da comunidade internacional e do povo guineense nos últimos 14 anos e uma das principais causas da instabilidade politico-militar no país.

Gostariamos, por isso, de exortar a Comunidade Internacional no sentido de um maior apoio e envolvimento no prosseguimento dos inquéritos sobre os diversos assassinatos políticos ocorridos no país a fim de serem encontrados os autores destes crimes hediondos e, julgados nos termos da lei, através de um Tribunal internacional ad hoc, independente e credível.

Com efeito, Excelência Senhor Presidente, gostaria, perante esta Magna Assembleia, de reiterar as denúncias que haviamos feito em intervenções anteriores perante o Conselho de Segurança da ONU, sobre a falta das liberdades e dos direitos fundamentais dos cidadãos na Guiné-Bissau.

É preciso que se saiba que desde os trágicos acontecimentos de 12 de Abri, os cidadãos e os partidos políticos democráticos na Guiné-Bissau estão proibidos de se manifestar pacíficamente e de exprimirem livremente as suas opiniões.
Ora, não há democracia sem o exercício livre, por parte dos cidadãos e dos partidos políticos, dos seus direitos e liberdades fundamentais, sendo por isso urgente que se ponha termo a esta situação absurda.

Senhor Presidente,

Gostaria de registar a nossa oposição ao continuo bloqueio a Cuba e nos associarmos aos muitos que exigem o imediato levantamento do embargo. Da mesma forma quero expressar a nossa adesao à responsabilidade que todos devemos paratilhar a bem dos equilibrios globais do ambiente e, desta forma, nos congratularmos com os resultados alcançados aquando da recente conferência mundial do Rio+20.

Para terminar, Senhor Presidente, permita que me dirija aos meus compatriotas na Guiné-Bissau,  que sofrem diretamente com a situação prevalecente no nosso país assim como os que estão espalhados pelo mundo fora, para lhes pedir coragem e determinação em evitar o resvalo da Guiné-Bissau para o estatuto de Estado falhado, e que devemos continuar todos a trabalhar de mãos dadas e em harmonia para juntos construirmos uma Guiné Bissau melhor para todos.

Em nome de todo o povo guineense, cumprimento a todos e renovo os nossos sinceros agradecimentos.

BEM HAJA A TODOS!

EMENTA SEMANAL HOTEL ANCAR


2ª feira - Costeletas grelhadas c/salada mista

3ª feira - Caldeirada mista de peixe

4ª feira - Guisado de frango c/ervilhas

5ª feira - Bica no forno c/limão

6ª feira - Feijoada

Bom proveito.