quarta-feira, 5 de novembro de 2014

ANP: Programa de Capacitação Parlamentar vai arrancar; ex-PM da Escócia visita Bissau


O Coordenador do Grupo Parlamentar Britânico para a Guiné-Bissau, Peter Thompson, anunciou o primeiro de uma série de programas de capacitação para deputados na Assembleia Nacional Popular. Entre os próximos dias 17 e 19 de Novembro, em ligação com a União Inter-Parlamentar e com a duranção de três dias, irá ocorrer uma sessão introdutória, para todos os deputados e funcionários do Parlamento.

Thompson adiantou ainda que convidou o ex-Primeiro-Ministro da Escócia, Jack McConnell, para participar nestas sessões. Actualmente Lorde (Senador) no Parlamento Britânico, McConnell foi Primeiro-Ministro da Escócia entre 2001 e 2007, tendo sido anteriormenter Ministro das Finanças e Ministro dos Negócios Estrangeiros. Foi igualmente Enviado Especial do Reino Unido para a Resolução de Conflitos. Thompson e McConnell têm tido oportunidade de intervir, na partilha da sua experiência em relação à Irlanda do Norte e a Escócia um pouco por todo o continente africano.

Fora do âmbito destas sessões para os parlamentares guineenses, McConnell e Thompson terão ainda outros compromissos, destinados a promover a reconcialiação nacional e a criação da nova Comissão de Ética na Assembleia Nacional Popular.