sábado, 8 de março de 2014

Recordações DC: O dia em que o administrador de Gabu foi...enfiado num contentor!


Gabú. Gabú-Sara, terra ku si mantenha. O Presidente da República, Malam Bacai Sanha, fez uma visita a Gabú, no leste do País, e assistiu a maravilhas... Eu conto-vos.

Nesse dia, a cidade engalanou-se para receber o Presidente. O lixo foi removido da rua principal, os trajes mais bonitos sairam das malas cheirando a naftalina, a miudagem estava obviamente entusiamada com as luzes azuis e encarnadas das sirenes das viaturas e das motos.

Era Gabú, como só se via nas campanhas eleitorais. Mas era sobretudo um dia que marcaria para sempre a vida do administrador da Cidade, o jovem João Carlos.

Nesse inicio de tarde, talvez para supervisionar se tudo estava nos conformes, o administrador decidiu dar uma volta de mota. Circulava, às vezes devagar às vezes depressa demais. E alguém alertou a segurança do Presidente Malam Bacai Sanha: há uma pessoa a andar de mota, a fazer coisas 'estranhas'.

A segurança ficou logo em alerta máximo. E esperaram. Tinham ja visto o motard, mas nao o reconheceram: era o administrador, cumprindo desportivamente o seu dever, para receber o Presidente da República no 'seu' chão.

Contudo a segurança estava preparada para lhe estragar o dia. Malam Bacai Sanha chegou, a barulheira ganhou ainda mais decibeis...e o aparato de segurança estava agora mais apertado.

Assim que o Presidente abandonou a viatura, foi logo 'coberto' e levado para o local do comício, onde o povo, vindo de quase toda a região, ululava, delirava. Os nhanheros faziam-se ouvir, os tambores também. Ninguém sabia era do...administrador!

Ah pois! Já no fim das suas voltas, o zeloso administrador acercou-se do local do comício para tomar o seu lugar na tribuna - como lhe competia, ma...i ka bai lundjo. A segurança comunicou, a comunicação passou, e o administrador foi pura e simplesmente caçado. A segurança pegou nele, imobilizou-o...e enfiaram-no dentro de um contentor, mais a mota. E fecharam a porta com um cadeado. A 'ameaça', pelo menos aquela que a segurança achava que o administrador representava, estava agora anulada. E controlada.

O Presidente começou o discurso, o povo bate palmas, os jovens empoleiram-se nos muros circundantes, é a histeria total. E lá, no contentor, o administrados suava em bica, a mota a um canto, o cheiro a gasolina queimada...mas ainda assim acompanhava o discurso do Presidente - o contentor ficava mesmo ao lado...

Assim que Malam Bacai Sanha acabou o discurso, e abandonou o local, o segurança encarregue de vigiar o contentor onde estava o administrador, abriu a porta e, sem dizer palavra, virou-lhe as costas misturando-se com a multidão.

O administrador lá se arrastou, levando a mota atrás até chegar junto do PR, na residência do Governador. Profundamente indignado, chorou. E depois explicou a um Malam Bacai Sanha incrédulo e com a mão no queixo, o sucedido. O PR mandou chamar o chefe da sua Segurança, exigiu explicações, e quase não foram afastados aqueles que detiveram o administrador de Gabú.

E mais esta, hein? Só no ditadura do consenso... AAS