sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Nada

É uma hora da tarde. Faz calor. Muito. Mas é assim: relativamente ao post "Ensaio sobre a porcaria", recebi uma mão e meia de e'mails. Respondo a um 'advogado do diabo' que, do alto da sua incompetência e sem mais nada para dizer ou fazer - a propósito, o sujeito em causa despacha à sombra de uma mangueira -, decidiu dar o peito. N'bom, nô pintcha!

Photobucket

dutur,

Eu já sabia que os pequenos poderes funcionam pelo exemplo. Ou seja, se um magistrado faz uma asneira e não acontece nada, então há como que um efeito dominó: um polícia pode fazer asneira igual, e a seguir um militar, e depois ainda um guarda nocturno. Agora...um ministro e porta-voz de um Governo? Não! Três vezes, não.
Um ministro não pode estar intimamente convencido de que não tem de prestar contas a ninguém pelo que diz, e faz - muito menos sobre o que diz. Ou seja, basta ser ministro. Nada mais errado.

No ditadura do consenso, as contas são para prestar! Isto não é o Tribunal de Contas, não.

dutur,

Diz ainda que eu estou a fazer uma 'campanha negra'. Lá está: confundiu humor (negro) com campanha eleitoral (i ka na tarda...).
Esta atitude tem no entanto alguns problemas. Em primeiro lugar - e exactamente por ser ministro -, Oscar Barbosa tem a obrigação de falar com linguagem de estadista (ou de gente); Cancan tem ainda a obrigação de esclarecer qualquer dúvida que exista sobre a sua conduta no presente (o passado, ainda que seja conhecido de muita gente, não me interessa. Melhor: é-me indiferente).

dutur,

Para terminar, respondo-lhe sobre a acusação de falta de 'sensatez'. Camarada, sabes lá o que é que esta palavra quer dizer... Bu ka panha pé! Sensatez é a arte de saber o que deve ser revelado. Nem mais. Ah, só mais uma coisa: quando um ministro chama os emigrantes (donos de 90% da economia da Guiné-Bissau) de "PORCARIA" não está a ser simpático. Não. Foi ordinário.

P.S. - Cuidado pa ka ramo di pé di mangu caiu na kabeça dê. AAS

Delírio:

O Presidente da República, Malam Bacai Sanha, foi de encontro à taça do Mundo no aeroporto Osvaldo Vieira. E falou: "Em 2014, a Guiné-Bissau vai estar em força na copa do mundo". Fiquei sem saber se o PR se referia à nossa selecção de futebol, se vamos nadar dentro da taça, se pensa mandar o batalhao 'Búfalo' ou, ainda, o grupo desconhecido... Hora pa ruspundi tchiga?! AAS