sexta-feira, 2 de outubro de 2009
'Nino' Vieira - mês 7
"O Presidente da República eleito em 2005, Joao Bernardo 'Nino' Vieira, foi cobarde e selvaticamente assassinado na sua residência, na madrugada de 2 de Março, perante a passividade de quase toda a gente (houve quem comemorasse fazendo saltar rolhas das garrafas de champanhe; houve (eu vi!) membros do Governo que apareceram nas cerimónias no Parlamento que antecederam o funeral de Estado (aparente) com gravatas às cores - chamou-me à atenção e fiquei particularmente chocado com uma gravata cor-de-rosa choque de um certo secretário de Estado...enfim, coisas nossas.
Passaram-se sete meses - 7!, as autoridades guineenses lavaram as mãos como Pilatos, Judas riu-se do alto da sua traição, o povo conformou-se. O Procurador-Geral da República (que deve ser rapidamente exonerado, demitido, assado, o que for) não procura saber patavina. Tem medo da tropa, ou dos búfalos, ou será do gato lagária? Mas o António Aly Silva não se conformará. Isso é que seriam favas contadas!
A comunidade internacional mantém-se apática, selvagem mesmo. Como as nossas autoridades. Uma merda, é o que é!
Enquanto cidadão deste País atrofiado, não me conformarei nem me calarei enquanto a verdade não ver a luz do dia. Se, porventura, houver (e há!) alguém que ocupe alto cargo neste Estado, e com as mãos sujas de sangue, particularmente neste acto bárbaro, vil e cobarde, então que seja(m) acusado(s) antes que as lavem.
O que me entristece é saber que há muita gente neste País que está bem na vida, apenas e só por causa do 'Nino' Vieira. Onde estão hoje?. Muitos pavoneiam-se agora pelas ruas esburacadas e poeirentas de Bissau, atrelados a outros que se sentem no poleiro ou protegidos por outrém. Outros fugiram temendo a tropa. Outros fecharam-se em copas. Acobardaram-se. Simplesmente. Uma vergonha!
Apelo ao Parlamento, ao Governo, às autoridades judiciais, judiciárias, à Comunidade Internacional:
DESCUBRAM QUEM MATOU O 'NINO' VIEIRA, O TAGME NA WAIE, O BACIRO DABÓ, O HÉLDER PROENÇA E OUTROS GUINEENSES QUE TOMBARAM ÀS MAOS DE UM ESTADO QUE SE QUER MANTER ASSASSINO, DOENTE E PERVERSO. AAS"