quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Tu queres ecus

Photobucket

Não havia necessidade. A União Europeia, enviou uma senhora delegação (sem ofensa para as ditas, bem entendido) à Guiné-Bissau «para apresentar o relatório referente às eleições legislativas» de há três(!) meses. Noventa dias, portanto.

Dezenas de milhar de euros gastos numa semana, ou menos, quando a UE tem no País uma super-delegação que podia fazê-lo sem gastar um quarto desse montante. O pior mesmo é que todas essas despesas serão contabilizadas como sendo de «ajuda à Guiné-Bissau». «Mas gasta por nós, europeus», podia acrescentar-se? - é uma recomendação minha.

Foi então que ouvi o eurodeputado belga Johan Van Hecke, o chefe da Missão de Observadores Eleitorais da UE: solene e malcriadamente, esfregou-nos na cara as notas de euro, fez recomendações que a própria UE sabe vai ter de pagar (e esta, hein?) e deu-nos uma descompostura tal que nos deixou com o orgulho ferido. E talvez até molhado.

Governantes guineenses: abram os olhos na cabeça ou onde quer que os tenham! Que tipo cooperação é esta mesmo? Ah, pois. É do tipo 'eh pá!, ajudas-me e vens tu gastá-lo?'.

E lembrem-se: estamos ainda a tempo de ser a UE a vir comer-nos às mãos. Acreditem, se quiserem; Se quiserem, também, perguntem-me como. AAS