quarta-feira, 27 de abril de 2011

O que escondem os Carlos?

1 - O cidadão Carlos Domingos Gomes (pai do 1º Ministro Carlos Gomes Jr), ex-ministro da Justiça e ex-membro do Conselho de Estado, vem dizer, que escutou atentamente o debate semanal de sábado, dia 16 de abril, felicita os participantes pelo empenho e calor das intervenções, particularmente a inclusão do Dr Silvestre Alves, advogado de grande prestígio no País.

2 - Falou da discórdia, entre o ex-CEMGFA, Almirante Zamora Induta e a família Vieira, (ex-Presidente executado e esposa Isabel Romano Vieira), pela disputa da casa onde habitava Zamora Induta, que o casal vinha reivindicando, menção muito importante para orientação das investigações em curso.

3 - Falaram, sugeriram, que o 1º Ministro Carlos Gomes Jr devia pôr o lugar a desposição, até esclarecimento da afirmação que se diz, ter produzido o ex-CEMGFA, Zamora Induta, de que recebeu ordens do 1º Ministro Carlos Gomes Jr, para assassinar o ex-Presidente Nino Vieira, para dizer, que o 1º Ministro, tem ainda o Pai vivo e com uma boa reputação a nível nacional e internacional, actractivos, que ele mesmo, pelo esforço pessoal adqueriu. Por isso, não tem que se acobardar, pelos alardes gratuitos.

4 - Sugestão infeliz, para dizer, que o pai deixou o cargo de ministro da Justiça bem cotado, ainda tem elementos de consulta, para dizer, que o Artº 246 nº 1 do Código Civil diz: - citação:

(Falta de consciência de declaração e coacção física)

A declaração não produz qualquer efeito, se o declarante não tiver a consciência de fazer uma declaração negocial, ou for coagido pela força física a emiti-la mas, se a falta de consciência da declaração foi devida a culpa, fica o declarante obrigado a indemnizar o declaratário. Como no debate estavam advogados, não compreende o tão marginal descambe.

5 - Por outro lado, tem a dizer, que o povo da Guiné-Bissau em geral, sabe em que circunstancias ocorreram a morte do general Nino Vieira e o CEMGFA Tagme Na Wai, escutou-se várias difusões, das últimas mensagens do ex-CEMGFA, que dizem ter ditado ao actual CEMGFA António Indjai, para o caso da sua morte, este enquanto comandante do batalhão de Mansoa. Também bem se referiu as circunstâncias que ditaram a presença do capitão Tcham Na Man no grupo que esquartejou o ex-Presidente e se prova bem, que os golpes que atingiram o malogrado ex-Presidente com uma catana, foram desferidos por um canhoto. Consta também, que a ex-Primeira Dama, detectou a presença do capitão Tcham Na Man, no quintal do malogrado na altura do golpe, gritou para o marido "Nino ala Tcham na sukundi tras di banana" (afirmação, que só ex-Primeira Dama poderá confirmar). Para dizer, meus senhores, o caso 17 de Outubro, falou e fala bem alto, nos casos em descussão. Daí que, o cidadão Carlos Domingos Gomes, que se deslocou ao local da execução, não por acaso, como membro do Conselho de Estado, foi-lhe permetido ver o cadáver antes da remoção, é da opinião, que se deve dizer objectivamente a comunidade internacional e União Europeia, a verdade da complexidade do processo dos assassinados, porque envolve ajuste de contas, como atrás fica nitidamente demonstrado e uma das vítimas do Caso 17 de Outubro, o capitão Tcham Na Man, talvez é pessoas mais acertada para ser ouvido, em vez dos atropelos políticos, que visam o 1º Ministro, sem provas que a lei recomenda, atrás mencionados e não se continuar a desrespeitar as normas elementares de qualquer País no mundo, visando adversários de cargos que merecem respeito, de não serem envolvidos, na caça ao homem que se vislumbra.

6 - Por outro lado e por todas as razões e mais alguma, os comentadores da rádio presentes em debate sabem, que além da disposição apontada, o estatuto do funcionalismo ultramarino do ex-poder colonial, prevê, que o funcionário, ou subalterno, que recebe uma ordem verbal, da dimensão de riscos a vista, dentro de dez dias, tem o direito de exigir do chefe o documento escrito da ordem recebida, o ex-CEMGFA, é bem esclarecido, para saber de tal obrigação que tinha junto do 1º Ministro, evitando apetutes ao cargo, que deve ser desputado nas urnas e não por intrigas, que a beber um copo de água, serão desmanteladas.

Bissau, 18/04/2011
Assina
Carlos Domingos Gomes
Administrador
Combatente da Liberdade da Pátria

C/C: Presidente da República, Primeiro-Ministro, Presidente da ANP, Ministro da Justiça, Presidente do Supremo Tribunal de Justiça, Procurador Geral da República, Representante do Secretário Geral das Nações Unidas, Representante da CEE.


NOTA: Não corrigi o texto. Tempu ka tem... AAS