quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Estão convocados


Aos que exercem cargos relevantes neste país, que tenham capacidade de decisão, de influência ou que possam fazer qualquer coisa. Para os que estão numa posição privilegiada: de opinar, aconselhar, mandar; aos que já estiveram, e, a todos aqueles que vão efectivamente estar - a todos os 'bissau-guineenses' (como gosta que se diga o meu bom amigo RGG).

A Guiné-Bissau pede: Basta!

Não acham que já chega de ver políticos contra políticos, pessoas com responsabilidade na Justiça contra os seus colegas e contra advogados, pessoas com responsabilidades governativas contra pessoas com responsabilidade na justiça?

Não pensam que chegou a altura de alguém bater com o punho na mesa e dizer basta!? Não pensam que chegou a altura de se fazer alguma coisa de útil pela Guiné-Bissau?

Nos outros países são os empreendedores, os pequenos e médios empresários, a força da economia, os criadores de emprego - esses sim, que desejam investir, que fazem acontecer o desenvolvimento e contribuem de forma significativa e decisiva para o crescimento do país, esse e que deviam ser incentivados - aqui o empresariado serve para pagar impostos e depois... ser enterrado pelo próprio Estado!

Nos outros países tenta-se diminuir o custo do próprio Estado, tenta-se diminuir a factura, o peso mensal do Estado nas contas do país, libertando esses colossais valores para o investimento. Aqui a conta da factura vai subindo, mês após mês.

Nos outros países nota-se uma preocupação cada vez maior pela preservação do meio ambiente, pelo seu desenvolvimento sustentável, pelo seu futuro. Aqui e o salve-se quem puder - esgotos pluviais a servirem de caixotes para o lixo, lixeiras dentro da cidade, autênticos Kilimandjaros!

Hoje, devia exaltar-se a sociedade civil a contribuir com propostas claras e perceptíveis para o desenvolvimento e melhoramento do tecido social. Aqui, ela é ordinária - desculpem o termo.

Mas este país faz algum sentido sem um esboço de futuro a médio prazo sequer? Não faz, não. Será que todo o Pais ensandeceu? Também não me parece. Então, estamos à espera de quê para fazer alguma coisa?

Deste modo nenhum plano aguenta, não haverá estratégia que resista, e, pior, não há país nenhum que se sustente. Não temos que ser nós, os guineenses, a levar este país, a Guiné-Bissau, para a frente? Então, vamos! Estas convocada(o). AAS