quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Uma vida nas pistas


papi ok

Os jogos de Londres já eram, a prestação dos nossos atletas foi a esperada. Afinal, e fazendo jus ao lema, participar já é ganhar. Experiencia, sobretudo. Ditadura do Consenso entrevistou Renato Moura, o presidente da Federação de Atletismo da Guiné-Bissau, o mais novo do mundo.

Ditadura do Consenso DC - Faz-me um balanço da nossa recente participação nos Jogos Olímpicos de Londres 2012.

Renato Moura RM - Relativamente aos Jogos Olímpicos de Londres, considero os resultados desportivos obtidos como tendo sido os melhores visto que o nosso atleta masculino, Holder da Silva que participou na prova dos 100 metros planos, conseguiu passar da primeira eliminatória, o que foi um feito inédito para o Atletismo e mesmo para o Desporto Nacional, pois foi o primeiro atleta Guineense a consegui-lo, apesar de o atleta da Luta também ter conseguido passar da primeira fase dias depois. Os dois atletas fizeram história por assim dizer. Pessoalmente, considero a minha presença nos Jogos Olímpicos como sendo uma experiência impressionante e mais que positiva porque, apesar de ter tido o impacto que teve mesmo no seio da minha família e dos amigos que me viram crescer no atletismo, serviu para trocar experiências e, naturalmente, adquirir mais algum conhecimento não só sobre a modalidade em si, mas também sobre o verdadeiro sentido do Desporto e da união que traz entre os povos. Os Jogos Olímpicos não são momentos de desentendimentos , mas sim de relacionamentos amigáveis e de conquistas pessoais e em nome dos Países.

DC - E agora, é a caminhada rumo ao Rio 2016...

RM - Estamos neste momento a fazer um trabalho de raíz, de forma a persuadir cada vez mais os mais jovens a aderirem à nossa modalidade. Com o final das obras no Estádio 24 de Setembro, teremos novamente a nossa pista e, se Deus quiser, com o tempo, os resultados hão de aparecer mas,não será uma tarefa fácil e, menos ainda sem apoio nenhum. Temos atletas que vão aparecendo e temos um velocista nato que se chama Virgílio Gomes. Está no atletismo há cerca de ano e meio e no seu primeiro ano, foi campeão Nacional nos 100 e 200 metros. Creio termos encontrado o substituto do Holder mas, tenho pena, pois cá em Bissau não tem as condições necessárias que lhe façam progredir e atingir o nível que sabemos que poderá atingir em pouco tempo. Lamentavelmente não!

DC - O que é preciso para que tal aconteça

RM - Um Centro de Alto Rendimento, como aquele por onde passou o Holder antes de ir para Portugal, em Dakar, que forma atletas de nível e esses atletas têm depois as condições necessárias para optmizarem as suas marcas. Era para lá que gostaria de mandar o Virgílio mas a Federação não tem essa possibilidade. Há naturalmente um custo anual para o ter lá, talvez uns 2 a 3 Milhões de Fcfa, (nada que o Páis não possa custear tratando-se sobretudo de um atleta pertencente a uma das duas únicas modalidades que representam o País nos Jogos Olímpicos) não sei ao certo, mas a verdade é que o tempo passa, a idade avança e depois perdemos assim aqueles que nos aparecem aqui com qualidades impressionantes.

DC - Quem é o Renato Moura

RM – É alguém que vive feliz. Tenho apenas 34 anos e já ando envolvido no atletismo há 18 anos, portanto mais de metade da minha idade. Sinto-me realizado com esta minha longa ligação ao Atletismo, porque sei que os meus colegas da adolescência que, à tarde, após as aulas, passeavam no Império e na Baiana enquanto eu ia treinar no Estádio 24 de Setembro, hoje sentem-se felizes por terem partilhado a adolescência comigo. Sentem orgulho naquilo em que me tornei tantos anos depois, em algo que tinha começado como sendo uma pequena curiosidade. A curiosidade às vezes faz-nos apaixonar e eu apaixonei-me pelo cansaço e pelo esforço físico que esta modalidade exige. Foram 14 anos, 12 como atleta profissional, onde nos 8 anos ao serviço do Sporting Clube de Portugal, conquistei o título de Campeão de Portugal nos 200 metros (sub 23), duas vezes campeão Nacional Univesitário e duas medalhas de ouro na estafeta de 4x100 m, nas minhas 4 presenças na Taça dos Campeões Europeus, entre muitos outros resultados positivos. Penso ter conseguido ao longo da minha carreira , talvez uma 70 medalhas. É uma questão de as contar.

DC - O que te faz correr...

RM - Um dia, um amigo meu parou-me na rua e disse-me assim: "Pappy, quero que saibas que tenho muito orgulho em ti"! Não pude conter as lágrimas porque, de facto, via-se que era o que ele sentia. Eu agradeci e lembrei-lhe que o trabalho que faço na Federação, é acima de tudo o resultado de um compromisso que assumi antes e depois de ter sido eleito e não estava a fazer mais do que o meu dever. Sou um homem do atletismo e o meu dever é dar o meu melhor ao serviço destes jovens, em prol da modalidade e, consequentemente, do Desporto Nacional. O importante para mim é as pessoas saberem que o meu compromisso com o Atletismo é eterno.

DC – Ao contrário do que muita gente pensa, não és formado em Educação Física...

RM – Não. De facto, sou licenciado em Gestão e Marketing pelo Instituto Superior de Gestão de Lisboa, embora quase todos pensam que sou formado em Desporto.

DC – Um episódio de que ainda te lembras...

RM - Em Abril de 1996, quando andava no atletismo há apenas um ano e meio, após ter ganho a medalha de ouro nos jogos da Lusofonia realizado aqui em Bissau, na estafeta de 4x100 m, fui seleccionado para representar o País nos campeonatos de África da Zona 2 na categoria de Juniores realizado na Gâmbia. O meu pai custeou toda a despesa com o transporte até chegarmos a Gâmbia. Dois dias depois competi na prova dos 200 metros planos e tinha atletas na minha série que sabia que não eram juniores (o eterno defeito do africano, falsificar a idade). Fiquei em último lugar nessa prova mas... após ter cortado a meta e envergonhado pela posição que tinha acabado de alcançar, senti um assobio da bancada e era um assobio familiar. Cansado e triste, olhei para a bancada e lá estava o meu pai. Tinha-se deslocado a Banjul no mesmo dia para me ver a competir. Chegou de surpresa e, mesmo após ter ficado atrás de todos, assobiou e fez-me o sinal de ok! Tinha gostado de me ver a dar o meu melhor com as cores Nacionais, embora tenha sido eliminado. Nunca lhe disse isso mas para mim, aquele assobiu da bancada após a última posição tinham-me dito tudo: "Hoje foi mau, amanhã será melhor"! Dois anos depois, fui vice Campeão Nacional Universtitário nos 100 metros em Lisboa e medalha de ouro em Belgrado nos 4 x 100 metros na Taça dos Campeões Europeus ao serviço do SCP.

DC – A quem mais deves nesta profissão.

RM - Aos meus pais devo tudo, e tudo o que puder fazer que lhes possa agradar enquanto estiverem de vida, farei!!

Entrevista de António Aly Silva